O governador do Pará foi destaque hoje no Portal Metrópoles
As lideranças surgem nos momentos de dificuldade, nesse sentido Helder Barbalho (MDB), cumpriu muito bem este papel. Aliado antigo do atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, partiu do “Rei do Norte”, como é carinhosamente chamado no Pará, a iniciativa de convocar a reunião de emergência contra os atos terroristas de Brasília.
O colunista Ricardo Noblat destacou que: “Desde a campanha eleitoral, um governador, em especial, está em alta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva“. Apesar de não detalhar a atuação de Helder no seu Estado, o jornalista enfatizou que Barbalho “se empenhou na campanha de Lula, articulou apoios no MDB e buscou adesões até fora de seu estado”.
Helder Barbalho esteve cotado para ser ministro, mas a exemplo do que fez o pai, o senador Jader Barbalho, que em tempos idos emplacou Helder como Ministro da Integração Nacional, o governador articulou a nomeação do seu irmão, Jader Filho, para compor a cúpula do governo Lula III no Ministério das Cidades.
O Brasil é dos Barbalhos
O senador Jader e a deputada federal Elcione Barbalho são os pais do governador do Pará. A família de políticos paraenses marcou forte oposição aos inimigos de Lula, dentro e fora do estado. Apesar de combater os extremistas paridos pelo ex-presidente derrotado nas últimas eleições, Helder Barbalho fez um mandato no qual dialogou com os diversos setores do Pará, e se reelegeu em primeiro turno, com 70% dos votos.
Helder é visto como um “como um quadro importante no futuro” pelo presidente Lula, diz Noblat. Sua coerência e apoio histórico ao petista, legou a ele adversários comuns. Contraditoriamente, o governador foi instado a confrontar o próprio homólogo de partido, o governador golpista Ibanês Rocha, do Distrito Federal.