O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas máximos para vários estados até terça-feira
A primavera teve início neste sábado sob a influência de uma onda de calor que afeta o Sudeste, Centro-Oeste e partes das regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro registraram temperaturas acima de 34ºC, e algumas áreas chegaram a marcar até 39,9ºC, como Valparaíso, no interior de São Paulo. O calor extremo também se fez presente em estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins, com temperaturas superiores a 40ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas máximos para vários estados até terça-feira, indicando que a onda de calor está impactando quase todo o país, apesar da primavera ser tradicionalmente uma estação de transição. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, essa condição é incomum para o início da primavera.
No entanto, o Rio Grande do Sul teve um início de primavera contrastante, com temporais e queda de granizo. Bagé foi atingida por um forte temporal de granizo na madrugada de sábado, e chuvas de granizo também foram registradas em pontos de Pelotas e Arroio do Padra. Nos vales do Taquari e do Rio Pardo, o dia se transformou em noite devido a nuvens carregadas que bloquearam a luz solar.
A previsão é de que os temporais continuem nos próximos dias no Rio Grande do Sul.