Ampliação no número do efetivo nas ruas realiza ações ostensivas e de prevenção com todas as forças atuando de forma integrada
Na tarde deste segunda-feira (16), à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), juntamente com os órgãos do Sistema de Segurança do Estado e Município, deflagrou, mais uma vez, a Operação “Impacto”, que vem sendo desenvolvida desde a manhã da última sexta-feira (13), com o objetivo de fortalecer e reforçar a segurança no enfrentamento à criminalidade na Região Metropolitana de Belém. A operação iniciou no Mercado de São Brás e em mais três pontos: Ananindeua, Icoaraci e Marituba.
Essa é mais uma ampliação e incremento no número de efetivo nas ruas para realizar ações ostensivas e de prevenção com todas as forças atuando, de forma integrada, como ressaltou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“Essa operação é uma continuidade da que lançamos na última sexta-feira, 13, e dessa vez, estamos com quatro pontos de partida na Região Metropolitana de Belém, uma na área do CPCI no mercado de São Brás, em Icoaraci na Igreja Matriz, em Ananindeua, próximo a BR, e ainda em Marituba na praça Central. Na verdade é também um exercício de integração das forças de segurança, pois estamos atuando com todos os órgãos de segurança publica do estado e também com as forças de segurança e de fiscalização dos municípios da região metropolitana, as Guardas Municipais e os órgãos de trânsito participam conosco, desse incremento nas ações de segurança”, pontuou o titular da Segup
Operações – A “Operação Impacto” deflagrada na última sexta-feira (13) segue com ações integradas envolvendo várias outras iniciativas como: “Duas Rodas”, “Tolerância Zero”, “Parador 27”. Ainda na sexta-feira, também foi deflagrada a Operação “Super Overlord”, coordenada pela Polícia Militar, que mobilizou 1.383 viaturas em todo estado – sendo 962 carros e 421 motos -, intensificando as ações de fiscalizações e abordagens, de forma estratégica em locais identificados previamente pelo comando de policiamento da área.
O secretário de Segurança destacou ainda as ocorrências registradas no final de semana e o incremento policial presente nas ruas dando maior eficácia na resolutividade dos crimes.
“Nós tivemos o maior número de viaturas distribuídas durante esse último final de semana no estado, considerando nossa linha histórica. Os crimes que o ocorreram, grande parte deles foram elucidados, após os fatos acontecidos e os demais ja temos a linha de investigação madura e estamos na busca da captura dos envolvidos. Todos eles terão resposta de forma célere e eficaz. Ressaltamos também que o Estado não deixará impune qualquer desordem que venha comprometer a segurança da população. Continuaremos a manter nossas ações de prevenção para garantir mais tranquilidade a todos, destacou Ualame Machado
Efetivo – Participam das operações mais de 1000 agentes de segurança publica, entre eles, das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Guardas Municipais da Região Metropolitana, e de órgãos municipais de trânsito, mobilizados diuturnamente nas atividades de segurança pública.