Os EUA oferecem a Kiev um fundo milionário da Rússia; Moscou alerta para “boomerang”

Leia mais

O Kremlin alerta os Estados Unidos sobre a transferência para a Ucrânia de fundos roubados da Rússia e garante que tais posições “atingiriam Washington como um bumerangue”

HISPANTV – Durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Kremlin, o porta-voz presidencial russo Dmitri Peskov disse na quinta-feira que o confisco de dinheiro de cidadãos russos pelos Estados Unidos e sua transferência para a Ucrânia não podem passar sem contestação. Segundo o oficial russo, tal ato é roubo e usurpação da propriedade privada das pessoas.

Peskov explicou que Moscou nunca usou a questão energética para fins políticos, enquanto o Ocidente “nos pressiona muito, mas não deixaremos o bloqueio de ativos sem resposta”.

Por sua vez, o porta-voz do presidente Vladimir Putin apontou que o confisco de fundos  “mina a confiança dos investidores, a confiança dos proprietários de ativos ligados de alguma forma aos EUA e tudo isso, sem dúvida, não pode ficar sem consequências.”

Merrick Garland, o procurador-geral dos Estados Unidos, autorizou na quarta-feira a remessa de ativos apreendidos pertencentes ao empresário russo Konstantin Malofeyev no valor de milhões de dólares para uso na Ucrânia. É o primeiro caso desse tipo em que o dinheiro russo bloqueado é usado dessa maneira. 

Depois de Moscou ter lançado a operação militar na Ucrânia, Washington, a União Europeia (UE) e outros aliados aplicaram inúmeras sanções contra a Rússia, medidas consideradas pelo país euroasiático como “uma declaração de guerra“. 

O confisco de fundos públicos e privados russos bloqueados em países ‘hostis’, para Moscou significa roubo óbvio e para responder a isso, a Duma (Câmara Baixa da Rússia) propôs no ano passado desenvolver uma plataforma recíproca.    

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais