A OTAN planeja sabotar o controle das armas nucleares por parte da Rússia, para então iniciar uma ofensiva militar convencional contra o país euro-asiático
O ministro da Defesa da Lituânia, Arvydas Anusauskas, disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN dobrou sua presença militar nos países bálticos em meio à crise na Ucrânia. Segundo ele, as forças da OTAN na Polônia aumentaram 10 vezes. Um grande exercício militar internacional deve ocorrer na Lituânia em maio.
O exército lituano anunciou que os exercícios Engineering Thunder 2022 das tropas de engenharia, realizados em conjunto com seus colegas norte-americanos, começaram em Pabrade. Os combatentes da divisão de engenharia do serviço militar obrigatório serão os principais participantes das manobras.
“O principal objetivo dos exercícios é cumprir as tarefas de apoio de engenharia às formações móveis durante as operações militares e melhorar a interação das unidades”, explicaram representantes do exército lituano, lembrando que os exercícios são realizados regularmente desde 2013.
A OTAN planeja sabotar o controle das armas nucleares por parte da Rússia, para então iniciar uma ofensiva militar convencional contra o país euroasiático.