Paquistão reage ao golpe de Estado promovido pelos Estados Unidos no país

Leia mais

Os manifestantes repudiaram a ação intervencionista dos Estados Unidos nos assuntos internos do país

A população e os apoiadores do ex-primeiro-ministro paquistanês Imran Khan estão protestando contra a “conspiração estrangeira” por trás de sua deposição do governo.

Milhares de pessoas marcharam nesta noite de domingo (horário local) em diferentes cidades do Paquistão para expressar seu apoio a Imran Jan e rejeitar a “conspiração estrangeira” que levou à sua queda.

Os manifestantes repudiaram a ação intervencionista dos Estados Unidos nos assuntos internos do país da Ásia Central, entoando palavras de ordem em  favor de Jan e contra os Estados Unidos, como  “A escravidão é inaceitável” e “os aliados dos Estados Unidos são traidores” .

As principais mobilizações ocorreram em Lahore e Karachi. No entanto, imagens publicadas nas redes sociais mostram concentrações nas cidades de Jhang, Chiniot, Peshawar, Faisalabad, Jhelum, Multan, Mianwali, entre outras partes do país. Além disso, houve protestos de carros em Islamabad, a capital.

Essas manifestações pacíficas ocorreram depois que o Paquistão Tehreek-e-Insaf (PTI) — o partido do primeiro-ministro recentemente deposto — convocou os protestos contra a derrubada de Jan do poder.

De sua parte, Jan agradeceu aos paquistaneses no Twitter por seu apoio, chamando as manifestações de sem precedentes na história de seu país. 

“Obrigado a todos os paquistaneses por seu apoio incrível e efusivo, por protestar contra a mudança de regime promovida pelos EUA… para colocar uma corja de ladrões no poder “, disse ele.

O ex-primeiro-ministro paquistanês foi deposto no início deste domingo depois que os parlamentares do país votaram contra sua permanência, tirando-o do cargo através de uma moção de censura.

A moção de desconfiança, que exigia 172 votos no parlamento de 342 assentos para ser aprovada, foi aprovada por 174 membros após um impasse de quase 14 horas entre a oposição e o partido do primeiro-ministro.

Jan denunciou que a moção de desconfiança contra ele foi realizada por uma “conspiração estrangeira” apoiada pelos Estados Unidos e alguns de seus partidos políticos de oposição no Paquistão.

- Publicidade -spot_img

More articles

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais