Pará: Operação desarticula forte esquema de desmatamento ilegal

Leia mais

Segundo a SEMAS, uma área de 14 mil hectares foi embargada durante operação, equivalente ao tamanho aproximado de 14 mil campos de futebol.

Ao menos 2,6 mil metros³ de madeiras extraídas ilegalmente foram apreendidos e 18 motosserras e seis tratores, destruídos na ‘Operação Amazônia Viva’, finalizada nesta sexta-feira (1º) em Altamira e Pacajá. Ao menos 10 acampamentos montados na floresta amazônica nas duas cidades no sudeste do Pará destinados ao desmatamento ilegal foram destruídos.

Segundo a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que coordena a ação, uma área de 14 mil hectares foi embargada durante operação, equivalente ao tamanho aproximado de 14 mil campos de futebol. Não houve prisões.

Ainda conforme a Sesma, um correntão, que é utilizado para derrubar árvores, cinco cabos de aço, dois rádios comunicadores, pulverizador, dois motores também foram destruídos, além da apreensão de botijões de gás, equipamentos para lubrificar peças, 750 litros de combustível e 96 quilos de alimentos nos acampamentos.

Também foram apreendidas armas, munições e houve instauração de 125 procedimentos administrativos e 46 procedimentos policiais. A Sesma não detalhou a data em que esta fase da operação iniciou, se houve multas, o valor delas e a destinação da madeira apreendida.

A operação tem apoio das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Fonte: G1

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais