Esta é a previsão da secretaria para o período de transição ao “verão amazônico”
A chuva continua forte no mês de junho, segundo previsão do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Principalmente em municípios do norte do estado, a precipitação segue em volumes ainda acima do normal. Já o calor vai ficando cada vez mais intenso nesta fase que antecede o chamado verão amazônico, chegando a 35ºC. As temperaturas mínimas ficarão entre 22ºC e 24ºC.
Nos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e em áreas das regiões Nordeste, Marajó, Baixo Amazonas e Calha Norte, são esperados níveis de chuvas entre normal e acima do normal. Na RMB, o volume mensal de chuva, deverá ficar entre 180 milímetros e 240mm. Para demais áreas do norte, a previsão é de chuva acima do normal, com até 250mm. Essas chuvas devem cair, principalmente, no início da noite, com o sol já predominando de manhã.
De acordo com Saulo Carvalho, coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, o clima segue atrelado às situações do oceano Atlântico: “As atuais condições oceânicas, fazem com que haja diferentes condições atmosféricas no estado. A porção norte ainda estará um pouco mais chuvosa. Na RMB, o total mensal de chuva vai variar entre 180 e 240mm. Estes valores são menores em relação a maio, mas para o mês de junho, ficam acima do normal, acima da média climatológica esperada. No norte do estado, a média chega a 150mm. Na porção central, observa-se uma pequena redução em relação à porção norte. São esperados valores entre 50 e 150mm, com consequente aumento da temperatura máxima, que pode chegar a 37ºC. Já no sul do Pará, vê-se o período seco já bem estabelecido desde o mês passado, e a tendência é que isso continue em junho. São previstos totais mensais entre 10 e 50mm, um valor bem característico da região, com temperatura máxima podendo chegar sem nenhuma dificuldade até os 38ºC”, ressaltou.
De acordo com as atuais condições oceânicas e atmosféricas, o fenômeno climático La Niña, fica mais suave, mas o oceano Atlântico ainda apresenta águas mais quentes que a média na superfície, na faixa equatorial e na porção tropical sul. Se essa configuração se mantiver, as chuvas seguem frequentes em alguns pontos do norte do Pará.
Como já está em pleno período seco, o sul do Pará poderá ficar vários dias seguidos sem chuvas, com total de precipitação mensal oscilando entre 10 e 50mm. As temperaturas máximas podem chegar a 38ºC.