O presidente do Peru, Pedro Castillo, convocou os líderes dos partidos políticos para uma nova rodada de diálogo em busca de soluções para as questões nacionais
Em mensagem divulgada nesta quarta-feira no Twitter, o presidente peruano convocou uma nova rodada de diálogos com os partidos políticos que compõem o Parlamento, a fim de “buscarmos juntos soluções para questões de interesse nacional, como a reativação econômica, novas medidas sanitárias, retorno às aulas presenciais e segurança pública ”.
O chefe de Estado afirmou que o país necessita de estabilidade política, econômica e social, para a qual, afirmou, é necessário o consenso de todos os setores.
Em 3 de dezembro, Castillo realizou sua primeira reunião com líderes políticos, em que abordaram o aquecimento da economia, a luta contra a pandemia e a estabilidade política, entre outros temas.
Castillo assumiu as rédeas do país andino no período de 2021-2026, depois que o Júri Eleitoral Nacional (JNE) o proclamou o vencedor da votação de 6 de junho de agosto, contra o direitista Keiko Fujimori.
Desde a posse do professor primário, em 28 de julho de 2021, os partidos de direita no Peru têm tentado criar as condições para destitui-lo.
O presidente negou as acusações de ter se reunido com empresários para favorecê-los ilegalmente e considerou as tentativas de manchar sua honra e reputação um ato antidemocrático.
KyZmXeOzGk