Petróleo russo entra na Europa pela porta dos fundos via Índia

Leia mais

Os principais compradores europeus de diesel russo são França, Turquia, Bélgica e Holanda

As importações recordes de petróleo bruto da Rússia ajudaram as refinarias da Índia a aumentar as exportações de diesel e combustível para a Europa.

O acesso ao petróleo bruto russo barato impulsionou a produção e os lucros das refinarias indianas, permitindo-lhes exportar produtos refinados de forma competitiva para a Europa e obter uma participação maior no mercado.

De fato, as refinarias indianas, que antes raramente compravam petróleo russo devido aos altos custos de transporte, importaram entre 970.000 e 981.000 barris por dia (bpd) no ano fiscal de 2022-23, mostram dados de empresas de análise da agência de notícias Reuters.

Enquanto isso, os dados sugerem que as exportações indianas de produtos petrolíferos para a União Européia (UE) eram em média de 154.000 barris por dia antes da invasão da Ucrânia; no entanto, esses números subiram para 200.000 barris por dia desde o início de fevereiro, quando a operação russa para a Ucrânia começou e a Europa proibiu as importações de derivados de petróleo refinados da Rússia, segundo o relatório.

De fato, 30% do total das exportações indianas de diesel agora vão para a Europa, contra pouco mais de 21% anteriormente. Segundo dados da Vortexa, quase metade do petróleo importado pela segunda maior refinaria da Índia é hoje de origem russa.

Os principais compradores europeus de diesel indiano são França, Turquia, Bélgica e Holanda, mostram dados da Kpler.

A Europa já responde por cerca de 50% das exportações de combustível de aviação da Índia, ou cerca de 70.000-75.000 bpd em 2022-23, 40.000-42.000 bpd a mais que no ano anterior, mostraram os dados.

Apesar dos embargos europeus, Moscou tem vindo a afirmar que não ficará sem mercados energéticos, uma vez que é competitiva e dispõe das tecnologias necessárias para resolver os problemas logísticos e financeiros decorrentes das sanções ocidentais.

Nesse sentido, poucos meses depois de ser sancionada por países europeus, a Rússia anunciou que aumentou o fornecimento de petróleo aos países da região da Ásia-Pacífico, de onde pode ser redirecionado para a Europa, disse.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais