PF e Ibama deflagra ações contra garimpos ilegais em terra indígena no Pará

Leia mais

Os grampos ilegais se tornaram um grave problema no Pará. A mineração ilegal utiliza práticas que agridem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, promovem a contaminação das populações locais com metais pesados

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Federal em Altamira, no sudeste do Pará, na sexta-feira (25) após liderar uma manifestação para atrapalhar a passagem de fiscais do Ibama em ações de combate a garimpos ilegais em terra indígena.

Ele foi autuado em flagrante por “obstruir ou dificultar a ação fiscalizatória do Poder Público no trato de questões ambientais”. Após ser levado para a delegacia, foi arbitrada fiança.

Segundo a Polícia Federal, um dos locais da manifestação foi no aeroporto de Altamira, onde estavam aeronaves que levariam funcionários do órgão ambiental para locais de fiscalização. Ao longo da semana também houve atos na zona rural e urbana de Altamira para atrapalhar os fiscais. Não foram divulgadas imagens da prisão, nem dos protestos.

Os grampos ilegais se tornaram um grave problema no Pará. A mineração ilegal utiliza práticas que agridem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, promovem a contaminação das populações locais com metais pesados.

Segundo o G1, há uma semana, o Ibama localizou um garimpo ilegal na região do Xingu e destruiu maquinário usado pelos invasores.
Não foi informado se os atos que atrapalharam fiscais do Ibama em Altamira têm relação com outras manifestações que bloquearam rodovias federais em Itaituba também contrárias a ações de combate a garimpos ilegais.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais