PL não conseguiu aumentar número de filiados após entrada de Bolsonaro

Leia mais

O aumento de filiados do Partido Liberal   não tem se traduzido em resultados eleitorais para o presidente Jair Bolsonaro, pesquisas mostram que seria derrotado no primeiro turno das eleições no cenário atual

O número de filiados demonstra a força do partido e a sua representatividade na sociedade. A filiação partidária é a forma que um eleitor tem de criar vínculo com um partido político.

De novembro de 2021, quando Jair Bolsonaro decidiu se integrar aos quadros do Partido Liberal (PL), até abril de 2022, data da última inserção de dados na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PL só ganhou 9,1 mil novos filiados. Para efeitos de comparação, o número é pouco mais do que um terço do obtido pelo PT no mesmo período (24,6 mil).

Segundo o portal Metrópole, o crescimento nos quadros do PL nos últimos meses era esperado, dada a filiação do presidente — que carregou consigo deputados, senadores, vereadores e prefeito para a sigla.

Com um total de 770,7 mil eleitores associados, o PL fica na 8ª posição entre os partidos e representa 4,7% do eleitorado filiado total. Dentre as siglas registradas no TSE, o MDB é a que possui a maior quantidade de filiados, com 2,1 milhões. O PT vem na sequência, com 1,6 milhão, seguido por PSDB e PP (aproximadamente 1,3 milhão cada).


O caso do MDB é emblemático, pois, apesar de ter o maior número de filiados, não é o partido com a militância mais aguerrida do país.

O aumento no número de filiados ao PL deveria favorecer a campanha à reeleição de Bolsonaro pois significa maior capilaridade eleitoral nos estados e nos municípios. Mas o aumento de membros do Partido Liberal   não tem se traduzido em resultados eleitorais para o presidente Jair Bolsonaro, cujo pesquisas mostram que seria derrotado no primeiro turno das eleições no cenário atual.

Outro partido que cresceu em número de filiados foi o Republicanos. O aumento ocorreu porque ministros, parlamentares e aliados do entorno do presidente escolheram a legenda para se associar. O partido é um dos com que Bolsonaro conta na sua coligação.

Imagem do gráfico extra sobre filiados aos partidos

Segundo a Lei dos Partidos Políticos, só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos.

Bancada federal cresce

A bancada federal do PL cresceu muito no Congresso Nacional na última janela partidária. Na Câmara, passou de 42 deputados para 77 e se tornou a maior bancada da Casa. No Senado, são nove senadores, ante três antes da filiação do mandatário.

O PL contará com R$ 288,5 milhões do fundo eleitoral para as eleições de 2022, de acordo com a Corte Eleitoral. O valor equivale a 5,82% do fundo.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais