“Há pelo menos 10 anos, a comunidade escolar do Jurunas aguardava por obras e serviços de reconstrução do colégio mais antigo do bairro”
“Uma obra importantíssima no bairro do Jurunas, na nossa capital, após 10 anos de espera da comunidade, a escola passa a ter salas de aulas climatizadas, quadra coberta com todas as condições para atividades poliesportivas, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, elevador para portadores de necessidades. Portanto, a melhor escola do bairro do Jurunas, agora, é uma escola pública e isso é motivo de orgulho para nós. Que nós possamos fazer desta unidade de ensino, um espaço que vai além da promoção da educação, mas da transformação social, para que o bairro do Jurunas possa ser cada vez mais um local para se viver com com segurança para a população e ofertando para nossas crianças e jovens os serviços que formem os cidadãos do amanhã”, ressaltou o governador.
Desde janeiro de 2019, a Seduc tem buscado melhorias pedagógicas e estruturais para proporcionar uma educação pública de qualidade para os 586 mil alunos. A secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou a atuação do governo em priorizar e zelar por uma educação digna.
A titular da Seduc, Elieth Braga enfatizou que o Governo do Pará segue entregando e reconstruindo escolas de qualidade.
“A Escola Estadual Placidia Cardoso é a mais antiga neste bairro e foi recuperada pelo governo do estado, haja vista que estava em obras há mais de 10 anos. Então hoje é um momento histórico, a escola ganha auditório, quadra coberta, laboratório multifuncional, sala de informática, biblioteca, além de 15 salas de aula disponibilizadas para a comunidade”, disse ela.
“Nós aguardamos os nossos alunos com muito carinho no coração e disponibilizamos para a comunidade esta escola que vai fazer educação de qualidade, educação que transforma e valorizando nossos alunos e professores e comunidade em geral”, destacou a secretária Elieth Braga, que fez pediu zelo. “Nós pedimos que todos cuidem da escola. Um espaço tão bonito e totalmente padronizado, dentro de tudo aquilo que a legislação exige”, disse a secretária da Seduc.
A unidade de ensino que, atualmente, atende cerca de 350 alunos nas modalidades de ensino fundamental maior (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), recebeu obras que contemplaram a reconstrução e climatização das 15 salas de aula, espaço pedagógico, salas de atendimento para a Educação Especial, espaço de convivência, entre outros ambientes pedagógicos.
“Para mim, tudo isso, hoje, é a realização de um sonho. É como se a minha vida estivesse intimamente ligada à esta escola, porque eu adentrei aqui pela primeira vez com cinco anos de idade, mesmo não tendo idade escolar, na época, mas como minha mãe não tinha com quem me deixar, eu vinha com ela para o trabalho. Lembro muito bem das coordenadoras e supervisoras que cuidavam de mim, e eu cresci nesta escola, sempre acompanhando a minha mãe e um dia eu prometi para ela que seria professora, e iria lecionar também aqui na Escola Estadual Placídia Cardoso”, recordou, emocionada, Leonor Alves, cuja mãe lecionava, onde agora ela também dá aulas.
A educadora Leonor afirmou: “agora é hora de retribuir à sociedade tudo aquilo que eu aprendi na academia e dá o retorno para a comunidade que precisa. Os alunos precisam ainda mais da gente, principalmente, neste período de pandemia e assim que tudo isso passar, eles vão poder usufruir de todo este espaço reconstruído. Agradeço primeiramente a Deus e ao Governo do Estado, por tudo que fez aqui, pelas obras que têm sido entregues e mesmo diante de tantas dificuldades da pandemia, os nossos esforços não param”.
História – A escola foi fundada em 19 de abril de 1941, em comemoração à data de nascimento do então presidente do País, Getúlio Vargas. O nome da escola foi escolhido em homenagem à mestra, Placídia Cardoso, que por anos exerceu o magistério no Pará.
“A Escola Estadual Placídia Cardoso, por ser uma unidade de ensino muito antiga aqui no bairro do Jurunas, inclusive no último dia 19 de abril, completou 80 anos, ela era um espaço de aprendizagem que não possuía infraestrutura escolar adequada para comportar os alunos. Agora, a gente tem o prazer e a alegria de receber uma escola com ambientes melhorados, reformados e até ampliados”, enfatizou a diretora da escola, Rita Costa.
A dirigente, Rita Costa, informou que os serviços de reconstrução tiveram início em 2010, mas ficaram parados e, só a partir de 2019, primeiro ano da atual gestão do Executivo estadual, os trabalhos foram retomados e, agora, concluídos.
“Gostei de como a nossa escola ficou. Agora nós temos quadra de esportes, nossas salas estão bem estruturadas, todas elas com ar condicionado, o que antes não havia por aqui. Com certeza, depois de todas as obras, vamos poder estudar com mais qualidade”, pontuou o estudante.
Os estudante estão felizes por receber uma escola nova e organizada. Espaço que onstitui um verdadeiro diferncial na vida dos cidadãos.