PoderData telefônica: Lula tem 44% contra 36% de Bolsonaro no 1º turno

Leia mais

Ciro Gomes (PDT) marca apenas 5% das intenções de voto

Pesquisa PoderData realizada de 3 a 5 de julho de 2022 mostra que o cenário para a sucessão presidencial segue estável e concentrado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Hoje, Lula tem 44% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.

Há 15 dias, estavam em 44% e 34%, respectivamente. Bolsonaro oscilou 2 pontos percentuais para cima – dentro da margem de erro da pesquisa (2 p.p.). Os outros pré-candidatos somam 11% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) marca 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 3% cada um. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.

Lula está com 44% e fica 3 pontos percentuais atrás da soma dos seus oponentes, que concentram 47% das intenções de voto. Assim o petista precisa de 3 pontos para vencer no primeiro turno com os votos válidos, ou seja, está em  uma situação de empate técnico, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Há duas semanas, a diferença era de 1 ponto percentual – 44% de Lula contra 45% dos outros pré-candidatos. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios.

Sondagem por Região

Imagem: PoderData/Divulgação

METODOLOGIA
A pesquisa PoderData foi realizada de 3 a 5 de julho de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais