Operação de guerra: forças de segurança apreendem cargas ilícitas e drogas no Pará

Leia mais

As ações de combate a crimes transfronteiriços e ambientais ocorrem nos estados do Pará, Amapá e Maranhão.

A Operação Ágata Norte apreendeu 202 mil toneladas de minérios, na Vila do Conde, em Barcarena, nordeste do Pará. Organizadas pelo Ministério da Defesa, as ações ocorreram entre 1 a 6 de junho.

Além dos minérios de manganês, cobre e cassiterita, a Operação Ágata Norte também aprendeu 308 kg de cocaína, 1.300 kg de pescado, 112 m³ de madeira, 7.600 caixas de cigarro, 53 embarcações, 11 veículos e 4 motosserras.

Uma embarcação que transportava 26 kg de maconha e 600 pílulas de ecstasy também foi interceptada. No local, foram encontradas doze pessoas de origem cubana, que saíram do Suriname em direção ao Brasil.

O comando da Operação Ágata Norte é formado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. As atividades promovem ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, nos estados do Pará, Amapá e Maranhão.

Cerca de 3 mil agentes civis e militares participaram da Operação, em mais de 40 meios navais, 52 terrestres e 6 aéreos. As ações cobriram uma área equivalente a 1,7 milhão de km².

A operação visa combater narcotráfico e crime organizado; contrabando e descaminho; pistas de pouso clandestinas; imigração ilegal; pesca ilegal; garimpo e exploração de recursos minerais ilegais; exploração e transporte de madeira ilegal; pontos de desmatamentos; biopirataria e tráficos de animais selvagens.

Fonte: G1

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais