O prefeito está preocupado com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia
Os moradores da cidade de Nova York foram surpreendidos no início desta semana com uma orientação em vídeo do serviço público municipal sobre como sobreviver às consequências de ataques nucleares. Aparentemente, os norte-americanos precisam de mais uma coisa para surtar.
Potências militares possuem 12.705 ogivas nucleares, diz SIPRI
Em entrevista ao New York Daily News, o prefeito Eric Adams defendeu a decisão de publicar o alerta, apesar das críticas de que foi “alarmista” fazê-lo, especialmente diante da própria avaliação da cidade de que a probabilidade de um ataque nuclear é “muito baixo” .
“Acredito que é melhor prevenir do que remediar”, disse Adams ao tablóide. “Tiro meu chapéu para o DEM ( Departamento de Gerenciamento de Emergências). O órgão deu um passo muito proativo e disse: ‘Vamos ficar preparados”.
A entrevista destacou que o prefeito está preocupado com o conflito em andamento entre a Rússia e a Ucrânia, por isso publicou as orientações, embora atualmente não haja riscos conhecidos ou ameaças contra a cidade, os moradores devem estar prontos para o terrível acontecimento.
“Ainda sofremos as principais ameaças terroristas”, disse Adams, se referindo a Nova York. “Como nova-iorquinos sempre temos que estar preparados.”
Pentágono abre linha direta com Moscou para evitar guerra nuclear
No vídeo, o Departamento de Gerenciamento de Emergências (DEM) da cidade aconselha os nova-iorquinos a 1) entrar, 2) evitar janelas e remover todas as roupas externas e 3) aguardar mais informações do governo, que podem ser enviadas via “alertas de emergência sem fio” – se as torres de celular não foram queimadas.
Planejar com antecedência
Em um comunicado à imprensa sobre o vídeo, o DEM disse que está atualmente trabalhando em conjunto com a polícia e os bombeiros da cidade, o sistema de transporte público, o departamento de saúde e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências para se preparar para uma infinidade de desastres, incluindo “ataques terroristas e outros eventos sem aviso prévio.”
A declaração também conectou o PlanNowNYC, o site de preparação pública sob medida da cidade.
“Embora a probabilidade de um incidente de arma nuclear ocorrer na cidade de Nova York seja muito baixa”, diz o comunicado da cidade, “é importante que os nova-iorquinos conheçam os passos para se manterem seguros”.
Rússia pode destruir todo o litoral dos Estados Unidos com apenas 4 mísseis