Presidente da Bielorússia parabeniza Lula pelo Sete de Setembro

Leia mais

O país europeu tem proximidades com a Rússia, que está em guerra contra a Ucrânia e rivaliza com os EUA na economia global

247 – O presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por causa deste Sete de Setembro, dia em que foi declarada a Independência do Brasil, em 1822, na Era Imperial. “Que a liberdade e a soberania permaneçam sempre com o povo brasileiro!”, disse o comunicado emitido pela embaixada bielorrussa no Brasil. O país europeu também é chamado de Belarus.

A nação europeia tem proximidades políticas com a Rússia, atualmente em guerra com a Ucrânia, na Europa. Lukashenko tentou fazer negociações para o fim do conflito entre russos e ucranianos, mas também ofereceu o território bielorrusso para ocupações de tropas russas.  

O presidente Lula tem defendido a formação de um grupo de países que negocie o fim da guerra na Ucrânia, ocupada por tropas russas desde fevereiro de 2022. A Rússia, governada pelo presidente Vladimir Putin, é contra a entrada dos ucranianos na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos Estados Unidos. 

Em fevereiro de 2023, o Brasil participou da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e deu voto favorável à aprovação de uma resolução que pede a retirada das forças russas do território ucraniano. A resolução foi aprovada com 141 votos a favor e 32 abstenções. A posição do Brasil se diferenciou de nações como China, Índia e África do Sul, que se abstiveram. Países como Belarus, Síria e Coreia do Norte, aliados russos, votaram contra.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais