As pessoas que se recusarem a sair terão que assinar uma carta de recusa obrigatória”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky solicitou aos residentes da região de Donetsk que evacuem urgentemente a região.
“Organizamos tudo para o acolhimento. Apoio total, assistência, logística e pagamentos. As pessoas só precisam decidir por si mesmas deixar a região”, disse ele em seu discurso noturno.
“Quanto mais cedo ocorrer, quanto mais pessoas deixarem a região de Donetsk, menos pessoas o exército russo terá tempo para matar”, disse ele.
Zelensky pediu aos ucranianos que tentem convencer “aqueles que ainda permanecem no Donbass” de que é necessário sair, “especialmente se forem famílias com crianças”.
No início da semana, as forças ucranianas disseram que conseguiram repelir as tentativas russas de invadir vários distritos da região de Donetsk. As forças ucranianas relataram intenso bombardeio na maior parte da linha de frente oriental, mas nenhum avanço das forças russas.
O governo ucraniano criou um centro de coordenação para ajudar a evacuar os moradores da região de Donetsk para as partes mais seguras da Ucrânia, disse Vereshchuk. A evacuação será feita em comboios.
As pessoas que se recusarem a deixar a região terão que assinar uma “carta de recusa à evacuação obrigatória”, declarando que entendem e estão cientes de todas as consequências de permanecer nas zonas de combate e assumir responsabilidade pessoal por suas vidas, acrescentou Vereshchuk.