Putin chama sabotagem do Nord Stream de “terrorismo internacional”

Leia mais

Nord Stream é o gasoduto mais importante para a Europa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, considera a sabotagem aos gasodutos Nord Stream 1 e 2 como um ato terrorista internacional.

Durante uma ligação telefônica na quinta-feira com seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, o presidente russo destacou que a sabotagem sem precedentes que causou quatro vazamentos nos gasodutos Nord stream 1 e 2 é resultado de “um ato de terrorismo internacional”, segundo ao Kremlin disse em um comunicado.

Nesse sentido, solicitou que o assunto seja discutido em sessão urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). Na segunda-feira, funcionários do gasoduto alertaram para uma queda na pressão em seções do gasoduto nas águas dinamarquesas do Mar Báltico.

Nesse sentido, o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, em conferência de imprensa qualificou o caso de sabotagem nos gasodutos de “perigoso” e sublinhou que as indicações apontam para um “ataque terrorista”  com a participação de algum “Estado”.

Nord Stream é o gasoduto mais importante para a Europa. O Nord Stream 1 foi construído em 2011, enquanto a construção do Nord Stream 2, alvo de sanções e pressões dos Estados Unidos, terminou em novembro de 2021, mas nunca entrou em operação devido à pressão dos Estados Unidos, por um lado. , e as tensões entre Berlim e Moscou sobre o conflito em curso na Ucrânia, por outro lado.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais