O presidente russo disse que os Estados Unidos deixaram de ser um país exportador para uma economia importadora, o que causou uma crise econômica global com sua política financeira irresponsável
A Rússia proclamou novamente o fim do mundo unipolar e da hegemonia ocidental liderado pelos Estados Unidos na política e economia globais.
“[ O mundo unipolar] acabou, apesar de todas as tentativas de mantê-lo e preservá-lo por todos os meios. A mudança é um processo natural da história”, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin.
O presidente russo acusou os EUA de acreditarem ser “mensageiro de Deus” depois de reivindicar a vitória na Guerra Fria após a extinção da União Soviética em 1991. Em outra parte de seu discurso, Putin enfatizou o direito dos países de defender e garantir seus “interesses nacionais”.
O presidente russo também denunciou que os EUA parecem não perceber que o mundo mudou e que “a hegemonia do Ocidente na política e na economia mundiais” não é eterna.
Em seguida, Putin argumentou que os EUA deixaram de ser um país exportador para uma economia importadora, o que causou uma crise econômica global com sua política financeira irresponsável. Por outro lado, declarou que a União Européia (UE) também perdeu sua “soberania política” ao abrir mão de sua autonomia e independência em favor de Washington.
As declarações do presidente russo vieram depois que o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, reconheceu na quinta-feira que Moscou e Washington estão atualmente “à beira de um conflito apocalíptico”.