Putin e Kim Jong Un se reúnem por mais de cinco horas no cosmódromo russo

Leia mais

O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano Kim Jong Un encerraram suas conversas que duraram mais de cinco horas

Os líderes se encontraram às 7h09, horário de Moscou, no Cosmódromo de Vostochny. Putin chegou de avião vindo de Vladivostok, onde havia participado do Fórum Econômico Oriental. Kim chegou a bordo de seu trem, um dia após cruzar a fronteira para a Rússia. Em uma estação de trem russa na cidade de Khasan, perto da fronteira, ele foi recebido pelo ministro russo dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, Alexander Kozlov, que é co-presidente da comissão intergovernamental bilateral.

Putin e Kim se aproximaram, apertaram as mãos e trocaram algumas palavras. Em seguida, fizeram um tour pelo cosmódromo, observando a montagem de um foguete transportador Angara, visitando a plataforma de lançamento Soyuz e a plataforma de lançamento Angara, que ainda não estava concluída.

O presidente russo disse aos repórteres que o líder norte-coreano “demonstra grande interesse na tecnologia de foguetes”, já que a nação está tentando desenvolver sua indústria espacial. Ele afirmou que a Rússia já adquiriu “boa expertise” nessa área.

Pauta da reunião

Após o passeio pelo cosmódromo, Putin e Kim focaram em suas conversas. Eles realizaram negociações que envolveram delegações mais amplas dos dois países e também conversaram individualmente.

Na reunião que incluiu as delegações, o presidente russo expressou sua satisfação em receber o líder da RPDC e lembrou várias datas memoráveis para ambos os países, como o 70º aniversário do fim da Guerra da Coreia (1950-1953). Ele também convidou seu interlocutor para discutir interação econômica, questões humanitárias e a situação na região.

Kim Jong Un agradeceu a Putin pelo convite e disse que sua visita ocorre em um momento importante. Ele afirmou que a Rússia “se levantou para o sagrado desafio de defender sua soberania estatal e proteger sua segurança em oposição às forças hegemônicas”. O líder norte-coreano expressou apoio a todas as decisões da Federação Russa, chamou as relações com Moscou de “prioridade máxima” para Pyongyang e destacou o papel da Rússia como potência espacial.

Após o término das conversas, com e sem as delegações dos países, Putin realizou um jantar formal em homenagem ao hóspede estrangeiro. Ambos os líderes fizeram brindes durante o evento.

O líder norte-coreano deixou o cosmódromo por volta das 12h23, horário de Moscou, marcando o fim da cúpula entre os países. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à TASS que as conversas foram limitadas a um dia e encerraram-se na quarta-feira.

Comunicação prévia Kim já havia visitado a Rússia em abril de 2019. Ele e Putin realizaram conversas em Vladivostok naquela ocasião. Foi o primeiro encontro deles. Os líderes conversaram individualmente e envolveram membros de suas delegações. Putin realizou uma recepção formal em homenagem à visita do líder norte-coreano. No final das conversas, eles responderam a perguntas da mídia.

Os líderes também mantêm contato de outras formas. Por exemplo, Putin parabenizou Kim por sua eleição como líder da RPDC, e em julho deste ano, ele enviou um telegrama por ocasião do aniversário do fim da Guerra da Coreia de 1950-1953. O presidente russo tradicionalmente parabeniza o líder norte-coreano no Dia da Libertação da Coreia, celebrado em 15 de agosto. Kim Jong Un, de acordo com relatos de Pyongyang, também envia telegramas a Putin em homenagem a feriados e datas memoráveis, como o Dia da Rússia, ou em resposta a congratulações.

Cosmódromo de Vostochny Vostochny é o primeiro cosmódromo civil da Rússia. Ele está localizado na Região de Amur, perto da cidade de Tsiolkovsky.

O presidente russo assinou um decreto em 2007 para construir o cosmódromo, e a construção começou em 2012.

O primeiro lançamento de Vostochny ocorreu em 28 de abril de 2016, quando o foguete Soyuz-2.1a colocou em órbita os satélites de pesquisa e educação Lomonosov e Aist-2D, além do nanossatélite SamSat-218, feito por estudantes.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais