Putin parabeniza as equipes do Grupo Wagner pela libertação de Artyomovsk (vídeo)

Leia mais

Todos os que se destacaram na batalha serão recomendados para as condecorações de estado, informou a assessoria de imprensa do Kremlin em comunicado

MOSCOU, 21 de maio. /TASS/. O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou as equipes de combatentes da empresa militar privada Wagner e as tropas russas pela libertação da cidade de Bakhmut ou  Artyomovsk, informou a assessoria de imprensa do Kremlin em comunicado neste domingo.

“Vladimir Putin parabeniza as equipes de assalto de Wagner, bem como todas as tropas russas, que prestaram a assistência necessária e protegeram os flancos, com a conclusão da operação de libertação de Artyomovsk”, diz o comunicado.

“Todos os que se destacaram na batalha serão recomendados para as condecorações de estado”, acrescentou o comunicado.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou no início do dia que a cidade de Artyomovsk (chamada Bakhmut na Ucrânia) foi completamente libertada durante a operação militar especial na Ucrânia.

“Na direção tática de Artyomovsk, as equipes de combatentes da companhia militar privada Wagner, com o apoio da artilharia e da aviação do grupo de batalha do sul, concluíram a libertação da cidade de Artyomovsk”, afirmou o ministério.

Artyomovsk está localizada no norte da República Popular de Donetsk (DPR) e serviu como um importante centro de transporte para suprimentos do exército ucraniano no Donbass. A luta feroz para libertar a cidade começou em 1º de agosto de 2022.

A batalha por esta cidade é uma das maiores batalhas durante a libertação de Donbass desde 2014. Cerca de 72.000 pessoas viviam em Artyomovsk antes do início do conflito.

Operação militar especial da Rússia

Em 21 de fevereiro de 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que Moscou estava reconhecendo a soberania da República Popular de Donetsk (DPR) e da República Popular de Lugansk (LPR). A Rússia assinou acordos de amizade, cooperação e assistência mútua com os líderes do DPR e LPR. Moscou reconheceu as repúblicas de Donbass de acordo com as constituições do DPR e LPR dentro dos limites das regiões de Donetsk e Lugansk como existiam no início de 2014.

Putin anunciou em 24 de fevereiro de 2022 que, em resposta a um pedido de assistência dos chefes do DPR e do LPR, decidiu realizar uma operação militar especial na Ucrânia. O DPR e o LPR lançaram uma operação conjunta para libertar seus territórios que estavam sob o controle de Kiev.

De 23 a 27 de setembro de 2022, o DPR e o LPR, bem como as regiões de Kherson e Zaporozhye, realizaram referendos sobre a adesão à Rússia, nos quais a maioria dos eleitores optou por ingressar na Rússia.

Em 30 de setembro de 2022, Putin e os chefes do DPR e LPR e das regiões de Zaporozhye e Kherson assinaram tratados sobre sua adesão à Federação Russa. Mais tarde, a Duma Estatal (câmara baixa do parlamento da Rússia) e o Conselho da Federação (câmara alta) aprovaram legislação sobre a ratificação desses tratados, bem como leis constitucionais federais sobre a adesão das quatro regiões à Rússia.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais