O presidente também comentou o sucesso do lançamento do novo míssil balístico Sarmat
A Rússia continua a fortalecer seu exército com novos sistemas de armas para lidar com ameaças militares, diz Putin.
“Continuaremos a fortalecer nossas Forças Armadas, levando em consideração potenciais ameaças e riscos militares baseados em conflitos armados modernos”, disse o presidente russo, Vladimir Putin, durante um discurso no Kremlin com graduados de escolas e academias militares do país.
Para Putin, uma das tarefas importantes para se tornar mais forte é fornecer novos sistemas de armas para suas tropas, a fim de multiplicar a capacidade de combate do exército e da marinha nos próximos anos e décadas.
O presidente comentou o sucesso do lançamento do novo míssil balístico intercontinental Sarmat e destacou a importância do desenvolvimento de sistemas de armas baseados em novos princípios físicos, como armas a laser, eletromagnetismo e outros.
Além disso, elogiou o papel dos oficiais e soldados que, segundo ele, defendem Donbass dos neonazistas e tentam garantir a paz e a segurança do povo russo.
“Estamos orgulhosos de que no decorrer da operação militar especial (na Ucrânia) nossos soldados tenham agido profissionalmente, corajosamente, como verdadeiros heróis. Soldados russos de diferentes nacionalidades lutam ombro a ombro”, enfatizou.
O discurso de Putin foi proferido no momento em que a operação militar especial realizada pelas tropas russas já destruíram 207 aviões, 132 helicópteros, 1.249 veículos aéreos não tripulados, 344 sistemas de mísseis antiaéreos, 3.683 tanques e outros veículos blindados, 562 lançadores de foguetes múltiplos, 2.043 unidades de artilharia de campanha e morteiros, além de 3.715 unidades de veículos militares especiais.