Putin simplifica concessão de cidadania russa a ucranianos

Leia mais

O presidente da Rússia simplificou a concessão da nacionalidade russa aos ucranianos das regiões de Kherson e Zaporizhia, áreas conquistadas pelas forças russas

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nessa quarta-feira (25) um decreto que simplifica os procedimentos para obtenção da nacionalidade russa para moradores das regiões ucranianas de Kherson e Zaporizhia, tomadas pelo Exército russo no âmbito da operação militar divulgada em fevereiro 24.

O documento introduz mudanças no decreto aprovado em 29 de abril de 2019 que permitiu que os habitantes das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk solicitassem a cidadania russa por meio do procedimento simplificado, conforme relatado pela  agência de notícias russa Interfax.

Horas antes de Putin tomar tal decisão, o vice-presidente do Comitê da Duma Estatal para Assuntos da Comunidade de Estados Independentes (CEI), Viktor Vodolatski, assegurou que quase 70% dos habitantes das regiões ucranianas libertadas pelas forças russas, manifestaram  desejo de obter passaportes russos.

“Nossa lei é flexível, adaptável, independentemente da operação militar especial”, ressaltou. “Acredito que no marco da aplicação da lei federal não haverá problemas para que as pessoas desses territórios obtenham a cidadania”, acrescentou Vodolatski.

Desde o início da operação militar especial russa, o Kremlin deixou claro que o objetivo de sua missão é a “desmilitarização” e “desnazificação” de Kiev e que a Rússia não tem planos de ocupar o país vizinho, embora tenha assegurado que  não há ameaça para a população civil.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais