Putin suspende tratado de desarmamento nuclear com os EUA

Leia mais

A decisão de Putin ocorre um dia após visita do presidente Joe Biden à Kiev

O presidente russo acusa o Ocidente de “incitar” o conflito na Ucrânia e suspende a participação de Moscou no novo tratado de desarmamento nuclear START.

Na véspera do primeiro aniversário da operação russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, acusou os países ocidentais de usar o conflito na Ucrânia para “acabar” com a Rússia, garantindo que Moscou é “obrigada” a suspender o Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START III).

“A responsabilidade por alimentar o conflito ucraniano, pela sua escalada, pelo número de vítimas (…) recai inteiramente sobre as elites ocidentais”, sublinhou Putin no discurso proferido esta terça-feira perante os militares, a elite política do seu país.

O discurso de Putin ocorre um dia depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, fez uma visita surpresa a Kiev, a capital ucraniana, prometendo novas armas e apoio “inabalável” de Washington.

O START III ou Novo START, de 2010, é o último que Washington e Moscou mantêm para evitar uma escalada nuclear, mas enfraqueceu nos últimos anos, com acusações dos Estados Unidos de que a Rússia não o estava cumprindo.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais