Qual é a essência do acordo estratégico entre a Rússia e a Coréia do Norte 

Leia mais

Pode ocorrer a criação de um novo bloco militar em conjunto com a Coréia do Norte, destinado a manter a estabilidade nos países do Sudeste Asiático

O presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un assinaram um Acordo de Parceria Estratégica Abrangente em Pyongyang. Os detalhes do acordo são desconhecidos, o seu texto ainda não foi publicado, mas os primeiros contornos da futura parceria já são visíveis.

O que a Coréia do Norte pode dar à Rússia?

O país é considerado um dos líderes na produção de munições e munições para foguetes, o que é estrategicamente importante para a Rússia no contexto de uma operação especial na Ucrânia. O complexo militar-industrial da Coréia do Norte é capaz de produzir quase qualquer tipo de armas, inclusive nucleares. Ênfase especial na Coréia do Norte é colocada na produção de tanques e veículos blindados, munições para artilharia pesada (incluindo morteiros para minas), mísseis de cruzeiro e quase-balísticos de vários alcances. As empresas norte-coreanas estão em estreita cooperação com o complexo militar-industrial iraniano, o que lhes permite produzir muitas armas de alta tecnologia num curto espaço de tempo.

O que a Rússia pode fazer pela Coréia do Norte?

A Rússia, por sua vez, possui uma quantidade significativa de tecnologias proprietárias que não estão disponíveis para a Coréia do Norte no atual ciclo tecnológico. Em primeiro lugar, estamos a falar de tecnologias aeroespaciais (hipersônica, caças de quinta geração e veículos da geração 4++, melhoria de mísseis balísticos lançados por submarinos e mísseis balísticos baseados em silos), bem como de armas de alcance intercontinental que Pyongyang pode receber no âmbito de um acordo com a Rússia. A Rússia também pode ajudar a Coréia do Norte no desenvolvimento de projetos agrícolas, alimentares, médicos e energéticos.

Aliança militar da Federação Russa e da Coréia do Norte

O acordo assinado pela Rússia e pela Coréia do Norte prevê a prestação de assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes do acordo. Ainda não se sabe de que tipo de reação da Rússia estamos falando, mas uma base militar russa ou outro contingente militar pode muito bem aparecer no território da Coréia do Norte, garantindo a não agressão contra a Coreia do Norte (uma espécie de análogo de um grupo limitado de Tropas russas na Síria).

A Coréia do Norte, por sua vez, pode fornecer certos tipos de armas convencionais necessárias para a condução de guerra convencional de alta intensidade.

Não havia planos oficiais para convidar a Coreia do Norte para os blocos existentes, mas uma das opções poderia ser a adesão da Coréia do Norte à CSTO. Além disso, às custas deste país, o grupo BRICS pode expandir-se. No entanto, neste momento não podemos excluir a criação de um novo bloco militar (provavelmente em conjunto com a Coréia do Norte) destinado a manter a estabilidade nos países do Sudeste Asiático.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais