O especialista militar Alexei Leonkov detalhou o curso da operação
Alexei Petrovich – o que está acontecendo na Ucrânia? Por que a Rússia decidiu iniciar uma operação militar?
O exército ucraniano tentou algumas vezes, agredir a população das recém proclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, ocasião em que foi advertida por Moscou. A Ucrânia então declarou a Rússia como inimiga.
A Ucrânia realmente desejava que a OTAN colocasse armas táticas, incluindo nucleares em seu território – ação inadmissível pela Rússia, que então decidiu realizar a operação militar.
O motivo da operação foi um ataque noturno das Forças Armadas da Ucrânia ao longo da fronteira, onde foram utilizados sistemas de artilharia e múltiplos lançadores de foguetes. Agora a Rússia está destruindo a infraestrutura militar do exército ucraniano com armas de alta precisão.
Nas regiões de Donetsk e Luhansk, uma operação está em andamento para bloquear as ações militares das Forças Armadas da Ucrânia, que estavam concentradas na fronteira. Os militares ucranianos foram convidados a deixar a região e depor as armas, enquanto a operação continuar.
Há relatos de que veículos blindados russos estão na área de Kharkov
Há muitos relatos sobre a presença de equipamentos militares russos em várias partes da Ucrânia. Assim como surgirão informações de que a Rússia atacou alvos civis. Todas essas informações precisam ser verificadas. Na Ucrânia, há muitos objetos destruídos que podem ser passados como resultado de um ataque. Enquanto a operação estiver em andamento, haverá uma enorme quantidade de manipulação de informações.
Quanto tempo pode demorar esta operação?
É difícil vislumbrar datas específicas agora. Mas os aeroportos do sul da Rússia ficaram fechados até 2 de março. Esta data pode ser uma boa referência. Provavelmente esta é a duração máxima da operação.