Quase 20 países querem se juntar ao Brics, afirma diplomata russo

Leia mais

O crescente interesse em aderir ao Brics reflete seu papel influente no cenário internacional

Quase 20 países estão buscando aderir ao Brics e seu número continua a crescer, afirmou Sergey Ryabkov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, à agência de notícias TASS nesta quinta-feira (15). “A lista de candidatos para ingressar no grupo continua a aumentar. O número de países interessados em se juntar ao Brics está chegando perto de vinte. Isso reflete o papel crescente e já considerável do grupo no cenário internacional como uma associação de países com posições similares. Gostaria de enfatizar isso”, disse ele.

Segundo Ryabkov, o Brics é um grupo de países que não segue o princípio de líder-seguidor. Em vez disso, os parceiros “estabelecem uma agenda construtiva com base no consenso”, afirmou ele. “As discussões continuam sobre quais critérios podem ser estabelecidos para aderir ao BRICS, e a África do Sul intensificou esse trabalho”, disse o diplomata russo.

“Posso dizer que, na nossa opinião, o mundo árabe e a região Ásia-Pacífico estão claramente ‘implorando’ para se juntar ao BRICS, pois atualmente não possuem representação lá. Mas veremos exatamente o que podemos oferecer aos líderes em relação a isso e deixaremos essa decisão nas mãos dos líderes na cúpula em Johanesburgo”, concluiu ele.

#BRICS
#CooperaçãoInternacional
#RelaçõesExternas
#InfluênciaGlobal
#PaísesEmergentes
#CrescenteInteresse
#AderirAoBRICS
#GovernançaMundial
#CenárioInternacional
#AssociaçãoDePaíses

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais