QUEM É QUEM NA FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA DE DIRCEU QUE TEM A POSSIBILIDADE DE FAZER DOIS VEREADORES

Leia mais

Damião Santos
Damião Santoshttps://vozdopara.com.br
Graduação em Pedagogia, com especialização em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, Doutorando em Educação. Zap (94) 992729237

A Federação Brasil da Esperança é formada pelos partidos PT, PV e PC do B, tem para Prefeito Marabá o deputado Dirceu ten Caten Pies Coligação “Marabá pode Mais”. Em nível nacional o Partido dos/as Trabalhadores/as (PT) tem como maior o Presidente da República Lula.

Em Marabá o PT tem um vereador Marcelo Alves (PT). No Pará os deputados/as Dilvanda Faro e Airton Faleiro (federais), Elias Santiago, Maria do Carmo, Carlos Bordalo e Dirceu. Ainda tem o senador Beto Faro.

A Chapa da Federação Brasil da Esperança vem com 21 candidatos/as, sendo PT (14), PV (05) e PC do B (02), considerando que o PT tem o candidato a prefeito Dirceu, uma chapa de bons/boas candidatos/as, isso contribui para alcançar até duas vagas no legislativo (garantida é uma). Mas a disputa é grande entre o vereador eleito e novas lideranças políticas que estão surgindo nos movimentos sociais e sindicais de Marabá.

Vereador Marcelo Alves

Marcelo Alves dos Santos, 44 anos, marabaense, casado, advogado. Foi criado no bairro Laranjeira, com atuação no movimento de jovens da Igreja Católica.

Marcelo Alves sempre se envolveu em coordenação de campanha política (Sidney em 2004, Jandir no ano de 2008) e em 2012 fez sua primeira tentativa Vereador obtendo 841 apoios.

Em 2016 foi eleito com 941 votos. A partir do excelente trabalho como base do prefeito Tião Miranda foi reeleito com 1.454 votos.

Marcelo em campanha

Marcelo Alves tem Destinado de emendas impositivas: combate ao coronavírus, distribuição de cestas básicas, cursos profissionalizantes no Grupo de Mulheres Arco Íris da Justiça, ambulância para Vila Sororó, apoio a eventos culturais: aniversário da Laranjeiras e Liberdade, e com emendas de bancadas: APAE, Centro Bem Viver, Escolinha Studantil, Instituto Família de Marabá, Lar São  Vicente de Paulo, Liga Canavalesca, Liga Cultural, Associação Educacional São Francisco, Semel, Instituto Sorriso Legal, Grupo de Dança Yaguara e Assera.

Marcelo Alves atuou na luta pela regularização fundiária do bairro Liberdade, urbanização da Grota do Aeroporto, tem forte atuação nas áreas de educação e esportes. Tem trabalhado por todo município de Marabá vem forte para reeleição (terceiro mandato) “agora é mais trabalho”.

Joarez Oliveira

Joarez Oliveira Nascimento, 45 anos, casado com a professora Leidiane dos Santos Silva Nascimento, pai de três filhos, maranhense de Santa Luzia, foi criado no Brejo do Meio, onde mora há 34 anos, filho de família humilde de agricultor/a. Com Graduação em Ciências Naturais (Química) Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente está cursando Direito na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Especialização em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Joarez Oliveira começou a militância nas Pastorais Sociais e na Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Depois se integrou no Conselho Tutelar de Marabá começou no cargo assistente administrativo em 2004. Depois foi eleito para um mandato de 2007 a 2012. Já exerceu a função de professor de ciências biológicas em Nova Ipixuna (2021 – 2023).  No Movimento de Atingidos/as por Barragens (MAB) atuou na coordenação e além da luta implantou diversos projetos sociais (2017 – 2020). Também já atuou na função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Marabá (2013 – 2017).

Joarez lançamento

Tem uma atuação de educador social no Instituto Nós do Brejo demonstra foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É e conselheiro licenciado de saúde. Ao atuar em conselhos e instituições ligadas à saúde e à segurança alimentar, e aos Direitos da Criança e do adolescente Joarez Oliveira demonstra um forte compromisso com a defesa dos direitos humanos e com a garantia de acesso a políticas públicas para todos/as.

Joarez Oliveira se destaca como uma pessoa comprometida com a comunidade de Marabá, com um forte engajamento em diversos setores da sociedade. Os projetos que defende se concentra em áreas cruciais como defesa da educação, saúde e desenvolvimento social.

Joarez e Dirceu

Joarez Oliveira fez um lançamento na Folha da Nova Marabá com mais de 1.300 pessoas, conta com apoio de mais de 300 lideranças da cidade e do campo de Marabá, vem forte com um propósito de um mandato popular e comunitário “cuidando com nossa gente”

Eran e sua mãe Toinha

Eran Solon Rodrigues, 39 anos, foi criado em Marabá, paraense de Jacundá, filho da ex-veradora Toinha Albuquerque e  do professor Ernesto Rodrigues, casado e pai de três filhos. Desde 2021 Advogado teve atuação na Comissão de Direitos Humanos da OAB – PARÁ. Teve atuação de 2006 a 2017 profissional na administração de empresa de assistência técnica e extensão rural (Servtec).

Eran herdou o interesse político da mãe que foi vereadora por dois mandatos (1.306 votos em 2012), é ligado ao grupo interno do PT Articulação Socialista(AS) liderada pelo senador Beto Faro. Conta com apoio de várias lideranças rurais vinculadas STTR/FETAGRI. Zuca do mesmo grupo quando foi candidato a vereador chegou a 766 sufrágios.

Lançamento do Eran

Eran propõe um mandato “por uma Marabá mais justa e inclusiva” com prioridade à defesa da saúde com 2 UPAs, Equipe de Saúde da Família para o campo e periferias, casas de apoios para pacientes da zona rural, fim das filas, apoio ao tratamento e cuidado de pessoas com autismo.

Juliano Presença

Juliano Moraes da Silva, 39 anos, marabaense, desportista de escolinha de futebol, formado em administração com especialização em gestão empresarial com ênfase em pessoas, comerciante, filho de camelô desde de cedo trabalhou nas Feiras da Velha Marabá e Folha 28.

Juliano Presença tem desenvolvido  um trabalho de inclusão social com recursos próprios, e a partir de 2022 passou a contar com apoio do Deputado Estadual Dirceu.

Juliano e os deputados Fábio e Dirceu

Juliano Presença agora é do Partido Verde (PV), Em 2016 pelo PC do B teve 367 apoios. Na eleição de 2020 conseguiu 631 votos. Já foi coordenador de campanha dos deputados João Chamon Neto em 2014. Toni Cunha (2018).

Lançamento de Juliano

Agora vem forte e pretende dobrar a votação. Foi criado na Folha 33 (onde teve a primeira loja de roupas), que agora é na Folha 21, ampliou para o Núcleo São Felix onde seu pai tem uma loja de roupas. Tem apoios em todo o Marabá e tem como lema “agora a renovação chegou!”.

Irmão Jairo

Jairo Ferreira Chaves, 48 anos, marabaense, em 2020 chegou 457 votos. Irmão Jairo é evangélico, tem como base política principal o Distrito de Brejo do Meio.

Wanderley do Campo e Cidade

Wanderley Batista da Silva, 44 anos, tocantinense de Augustinópolis, casado com a professora Wátna, agricultor assentado no Assentamento 26 de Março, secretário escolar.

Wanderley em 2020 chegou 353 votos. Agora pretende quadriplicar a votação, para isso, conta com a participação de lideranças das zonas rural e urbana: João Padre – Vila Três Poderes; Pr. Mizael – Vila Capistrano de Abreu; Gessi – Folha 05; Bó – Vila Bandinha; Madalena – Vila São Pedro; Rosa Maria – Vila Santa Fé;  Fogoió  – Vila União; Borges – Lagedo; Chião – PA Bandeirantes; Raimundo PA Tartaruga. E a Rede de apoio continua se ampliando por todo o Marabá.

Chapa Coletiva do Campo e Cidade

Wanderley do Campo e da Cidade vem a partir de uma Chapa Coletiva Campo e Cidade “unidos por progresso e bem estar”  suas principais propostas são: 3 UPAs para Três Poderes, Vila Sororó e São Felix/Morada Nova; Defesa da Educação do Campo; Tarifa Zero, manutenção das estradas vicinais; patrulha mecanizada; energia solar em todos os órgãos públicos; federalização e asfaltamento da Estrada do Rio Preto e Programa de Produção de Alimentos.

Heidiane

Heidiany Katrine Santos Moreno,  40 anos, paraense de Rondon do Pará, professora, Diretora do Sindicato dos Bancários, Secretária de Mulheres da CUT/PA e Conselheira Estadual no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres. É a líder candidatura coletiva “Elas por Marabá”.

Elas por Elas

Heidiane do Elas por Marabá é composta por três mulheres tem os objetivos de fortalecer a participação das mulheres nos espaços de poder e promover políticas públicas que atendam às necessidades da diversificada sociedade marabaense, carente de investimentos em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.

As demais componentes da Chapa são: Polly Soares: Professora, Dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Coordenadora da Articulação de Evangélicos e Evangélicas Pr. Martin Luther King, Agricultora, Mestranda em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (UNIFESSPA) e Luciana Ferreira: Enfermeira, Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Marabá (Sindecomar).

Pré-lançamento da campanha

Elas por Marabá defendem uma Marabá com vida digna a toda população é a nossa Centralidade. Nós três engajadas na construção de uma sociedade melhor, desde a infância. Construímos coletivamente um projeto onde mulheres; homens; jovens; idosos; crianças; LGBT’s; negros e negras; camponesas e agricultores familiares; movimentos sociais; estudantes e pessoas com deficiência tenham acesso à uma Marabá de Oportunidades.

Jociel e Dirceu

Carlos Jociel Mendes do Amarante Sousa, 45 anos, casado, 21 anos na Empresa Correios marabaense, foi criado e morou na Folha 16, mora há mais de 30 anos na Nova Marabá (Folha 9, Folha 33, KM 7) e atualmente reside no Delta Park 1.

Jociel Amarante foi candidato em 2004 e obteve 269 votos. Agora pretende ampliar sua votação levando em conta sua trajetória histórica: feirante, ambulante, agente de saúde, estudante, karateca , escoteiro, comerciante, militante da Pastoral da Juventude (PJ), liderança na Igreja Católica e do Movimento Sem Teto (luta por moradia), treinador de futebol , produtor cultural , e atualmente cursando Artes Visuais na UNIFESSPA, e  mais de 20 anos de militância no Partido dos/as Trabalhadores/as (PT). Tem por “escrevendo uma nova história”.

Bebel do PT

Izabel de Souza, 50 anos, agricultora, formada em ciências políticas, paranaense de Grandes Rios. Bebel do PT em 2020 obteve 157 votos. Com o lema “força da mulher, força do campo e cidade”. Tem como prioridades a regularização fundiária e serviço sociais voluntários pelos menos favorecidos.

Victor Haor

Victor Elpídio Haor Correa Dias, 51 anos, paraense de Jacundá, chegou com cinco meses de nascido em Marabá, ou seja, maranhense de adoção e coração, formado em geografia, professor da rede estadual e municipal de ensino e trabalho no jornalismo regional há 20 anos. Filho de um professor e mãe costureira, logo cedo aprendi que somente a educação é capaz de mudar a história de vida das pessoas.

serviços e programas na rede de saúde de Marabá. Seu compromisso com a qualidade dos serviços de saúde tem beneficiado significativamente a comunidade. Reconhece a importância da educação como uma ferramenta fundamental para a transformação social.

Victor Haor atuou na função de presidente dos grupos de divino espirito santo de Marabá iniciamos a Caminhada do Divino que marca o início dos Festejos em todos os bairros da cidade.

Victor Haor é jornalista trabalhou durante 8 anos como repórter de uma emissora regional (TV LIBERAL) acompanhando todos os acontecimentos em Marabá e outros municípios. E ainda por 3 anos diretor de jornalismo de uma emissora local, chefiando uma equipe de repórteres, cinegrafistas e demais profissionais para colocar no ar a programação de jornalismo que permanece até hoje.

Victor e Dirceu

Victor Haor nos últimos 7 anos tem dedicado ao trabalho de repórter na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Marabá. Em 2012 conseguiu 148 votos pelo PSDB. A hora de mudar é agora tem por lema “falo pelos que não falam, Grito pelas bocas mudas”. Acredita nas forças que vem das ruas. Defende como propostas de projetos concurso público para saúde e implantação do hospital em São Felix. É um grande defensor da juventude, cultura, esporte e educação. Vem candidato pelo PC do B.

Eliete Souza e suas apoiadoras

Eliete da Conceição Souza, 41 anos, mãe de 4 meninas, graduação em Gestão Pública, funcionária pública concursada há 20 anos na saúde mental de Marabá, ativista social com trabalhos desenvolvidos em projetos sociais com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em São Félix e Morada Nova, Coordenadora do Grupo das Mulheres que Cuidam de Mulheres.

Eliete Souza têm como eixos de atuação: saúde, educação e políticas públicas para as mulheres. reorganização do processo de trabalho para o funcionalismo público, fiscalização e reorganização da educação, implantação de creches de tempo integral, coleta seletiva do lixo entre outros.

Eliete Souza em 2020 teve 97 votos, agora mais experiente, acredita em um projeto de transformação de políticas com base em pessoas “do povo, para o povo”.

Vilma do Guerreiras por Marabá

Maria Vilma de Oliveira Araújo, 55 anos, maranhense de Santa Inês, casada, doméstica. Em 2012 veio  “Vilmania” chegou 100 votos. Em 2016 “Mãezona” obteve 85 “filhos/as”. Agora é Vilma do Guerreiras por Marabá e quer ampliar sua votação. (no momento inapta).

Dr Mecenas

Mecenas Magno da Cruz Sales Júnior, 76 anos, carioca, médico, já foi candidato a vereador em Itaituba – Pará em 2004, é militante de esquerda desde das décadas de 1970 e 1980 no Rio de Janeiro. Dr. Mecenas em Marabá é um grande defensor da Saúde Pública.

Geraldo Tarifa Zero

Geraldo Dean Silva, 58 anos, rodoviário, marabaense. Geraldo Tarifa Zero atuou muitos como cobrador do transporte coletivo urbano de Marabá, virou sindicalista dos/as rodoviários, tem conhecimento sobre o transporte coletivo de passageiros/as e incorporou como projeto principal a “Tarifa zero no ônibus é possível em Marabá!”. Vale ressaltar que a categoria dos/as rodoviários/as em 2012 elegeu o Sidney a vereador com 1.526 votos.

Pedro Doido

 Pedro Barbosa da Silva Filho,  45 anos, marabaense, criado na Folha 34 – Nova Marabá, é servidor público municipal lotado na função de Fiscal no Departamento de Postura. Com nome de Pedro Doido vai fazer sua primeira tentativa na política.

Professora Oneide

Maria Oneide Saraiva Costa, 52 anos, marabaense, educadora, militante histórica. Professora Oneide esposa do Raimundinho Pintor que teve 76 votos em 2020. Vai tentar a força da mulher.

Os candidatos do Partido Verde (PV)

Analú

Ana Lúcia Farias Gomes, 39 anos, goiana de Firminópolis, formada em serviço social, com especialização em saúde coletiva, como servidora pública, atualmente como agente de saúde, Ana Lúcia destaca-se como Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Sua incansável luta pela melhoria das condições de trabalho e salário dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias tem sido inspiradora.

Analú Farias aos três anos de idade, Ana Lúcia estabeleceu raízes na Zona Rural de Marabá. Aos 12 anos veio à Cidade onde estudou e se tornou uma figura fundamental na defesa dos direitos das mulheres. Como assistente social e membro ativo do Grupo Justiceira, ela demonstrou um compromisso inabalável com a justiça e a igualdade, oferecendo apoio às vítimas de violência doméstica.

Analú Farias também se destaca como uma defensora incansável da ampliação, implementação e melhoria dos serviços e programas na rede de saúde de Marabá. Seu compromisso com a qualidade dos serviços de saúde tem beneficiado significativamente a comunidade. Reconhece a importância da educação como uma ferramenta fundamental para a transformação social.

Analú e Dirceu

Analú Farias é uma líder exemplar, cujo trabalho incansável e dedicação têm deixado um impacto positivo duradouro em Marabá. Suas principais propostas e projetos são em defesa da Saúde, Educação Desenvolvimento Urbano e Direitos Sociais. tem por lema “a força que Marabá precisa”.

Dra Eliane

Eliane Oliveira dos Santos. Dra. Eliane Oliveira Advogada (consta na página da justiça eleitoral como INAPTO. https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/NORTE/PA/2045202024 .

Eltin

Welington da Silva Sousa, 39 anos, tocantinense de Colinas. Eltin Marabá foi assessor do vereador Tiago Koch. Vem com o lema “junto com o povo marabaense”.

Felipe Rocha

Felipe Paiva Rocha, 30 anos, marabaense, analista ambiental do INDEVA. Felipe Rocha pretende usar sua juventude em defesa “por uma Marabá melhor” acredita que juntos vamos construir um futuro melhor para a nossa cidade!” com foco no meio ambiente.

Rosinalva da Associação

Rosinalva Pereira dos Santos, 60 anos, paraense de São João Araguaia, servidora pública municipal, mora na Folha 28. Rosinalva da Associação pelo PC do B é candidata pela primeira vez é Associação dos/as Moradores/as da Nova Marabá.

Elaboração: Damião Santos (94) 992729237

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais