Por Damião Santos – (94) 99272 9237
O partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é atualmente presidido por João Chamon Neto, ex-vereador de Marabá na década de 1980, ex-prefeito de Curionópolis, ex-deputado estadual e pai de Chamonzinho. O MDB é um grande partido em nível nacional, com diversos ministérios no governo Lula, incluindo o paraense Jader Filho no Ministério das Cidades. No Pará, tem o governador Helder e a vice Hana, além de 9 deputados federais, 13 deputados estaduais e mais de trezentos vereadores.
Na Câmara Municipal de Marabá (CMM), o MDB conta com 4 vereadores, embora tenha eleito apenas 3 na eleição de 2020. A possibilidade de eleger um quarto vereador aumenta devido à candidatura de Chamonzinho a prefeito. A disputa é bastante acirrada entre os eleitos, ex-vereadores e novas lideranças que estão surgindo na política marabaense.
Maria Cristina Coimbra Mutran, médica há 32 anos, tem 68 anos de idade. Iniciou sua vida pública em 1989, na condição de primeira-dama do prefeito Nagib Mutran Neto, atuando na Ação Social da Prefeitura de Marabá (ASP). Deputada estadual eleita em 1998, sucedeu o marido na Câmara. Dra. Cristina Mutran tem sido uma mulher destacada na política. Em 2004, foi candidata a vice-prefeita de Elza Miranda; em 2016, elegeu-se vereadora com 1.846 votos; e, em 2020, foi reeleita com 2.740 votos. A família Mutran tem tradição na política de Marabá, sempre mantendo uma ou duas vagas na CMM. Dra. Cristina Mutran vem forte para a reeleição, com o lema “a médica do povo”.
Ivanildo Bandeira Athie, conhecido como Ray, tem 57 anos de idade e vem de uma família de pescadores: Michel Athie e Edna Bandeira Athie (in memoriam). Casado com Glauteisa Silva, tem 3 filhos (Gledston, Thannuse e Thaynna). Iniciou suas atividades aos nove anos de idade, comercializando produtos de pesca e vendendo bolos. Aos 15 anos, especializou-se em mecânica através de um curso do SENAI, com o objetivo de ingressar na empresa Vale do Rio Doce, obtendo êxito como mecânico industrial. Em Marabá, Ray foi o primeiro despachante a montar um escritório, em parceria com seu amigo Roque, interligado ao sistema do DETRAN. Em 2000, pelo PMN, foi candidato. Em 2008, pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), obteve 904 votos. Já em 2012, pelo PMDB, teve 715 votos, uma votação inferior à anterior, mas isso não o impediu de continuar lutando por seu grande objetivo: defender e lutar pelo povo de sua terra natal. Em 2016, pelo PC do B, foi eleito com 1.314 votos, ingressando no tão sonhado cargo de vereador na Câmara Municipal de Marabá. Na última eleição, obteve 1.895 votos, uma excelente votação pelo Partido da Social Democracia (PSD), ficando como suplente do vereador Tiago Koch, que, após falecer de Covid, teve sua vaga assumida por Ray Athie a partir de meados de 2021. Ray Athie vem forte, buscando a reeleição com o lema “sempre pensando em você”, com apoio em todo o município, especialmente na Marabá Pioneira e Nova Marabá, com concentração na Folha 16, onde mora.
Antonio Ferreira Araújo, começou a carreira com atuação na Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia, com posterior formação em Magistério (UFPa) em Economia (UNAMA). Cumpriu 30 anos na Polícia Militar alcançando o posto máximo da corporação, Coronel PM. Entre diversas funções destacamos a com atuação na região: comandante do CPR II/4°BPM. Diretor do DMTU (gestão Tião Miranda) e Secretário de Segurança Institucional (governo Maurino Magalhães), e Diretor de Casas Penais em Marabá por 4 anos. Também é advogado formado na Faculdade Carajás em Marabá. Eleito em 2012 com 1.565 votos pelo Partido da República (PR). Tem atuação pautada na segurança e transporte, defesa dos mototaxistas cadastrados, além de outras áreas. Tem trânsito nas casernas atuou nos níveis superiores da Polícia Militar, como Comandante da Capital e Chefe do Estado Maior PM. Em 2016 já no MDB obteve 1685 sufrágios, mas não se reelegeu, e 2020 reeleito para segundo mandato com 1882 votos. O vereador Coronel Araújo vem a reeleição buscando renovar “com compromisso Marabá”.
Ilker Moraes Ferreira – Marabaense, 43 anos de idade, casado com Cíntia Silva e pai de dois filhos, tem formação nas áreas de Agropecuária e Administração de Empresas. Iniciou sua vida profissional na Cooperativa de Prestação de Serviços (COPSERVIÇOS), realizando assistência técnica e extensão rural. Essa experiência permitiu que, em 2007, ele montasse sua própria empresa, a Agroatins Carajás, especializada em serviços de agronomia e consultoria para atividades agropecuárias e sociais. A empresa firmou convênios com o INCRA e o MDA para atendimento de agricultores familiares da região, elaborando e acompanhando projetos sociais e ambientais.
Com 12 anos de vida pública, candidatou-se pela primeira vez em 2012, quando obteve 846 votos. Devido à cassação de um vereador de seu partido e à recontagem de votos, causada pelas cassações de Júlia Rosa e Nagib Mutran, assumiu a cadeira como titular, realizando um trabalho destacado no Legislativo. Atuante na área do esporte, é grande defensor da saúde, da educação, do servidor público e das causas relacionadas às pessoas autistas. O vereador Ilker Moraes foi reeleito em 2016 pelo PHS com 1.523 votos, e em 2020, já pelo MDB, foi reeleito para o terceiro mandato com 1.571 votos. Desde 2014, tem se candidatado a deputado estadual; em 2022, pelo Podemos, obteve 8.208 votos, sendo 6.227 deles em Marabá, o que o mantém em evidência. Ele tem base eleitoral nas zonas urbana e rural, e conta com o apoio de importantes lideranças. Vem para a reeleição com disposição, com o lema “Bora trabalhar mais”.
Fabiano dos Santos Alves, 43 anos, estudou na Escola Professora Dezuita Melo de Albuquerque, no bairro Laranjeiras. Tem atuado como comerciante, com estabelecimento no bairro Liberdade. Tentou ingressar na política em 2016, pelo Partido Verde (PV), alcançando 386 votos. Com um excelente trabalho comunitário e o apoio do prefeito Tião Miranda, em 2020, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), conseguiu 1.253 votos, ficando na primeira suplência. Participou da eleição do deputado Chamonzinho em 2022 e vem forte, com o lema “compromisso e transparência”.
Ubirajara Nazareno Sompré, marabaense, 43 anos, pai de 3 filhos e avô de 2 netos, é indígena da comunidade Gavião Parkatejé. Formado em Engenharia Ambiental, com especialização em Gestão Pública, atuou na saúde indígena e está licenciado do cargo de secretário adjunto de estado de Política Indigenista. Foi eleito em 2012 pelo Partido Popular Socialista (PPS), com 1.153 votos, e participou da gestão do prefeito João Salame. Em 2016, obteve apenas 828 votos e não foi eleito. Em 2020, pelo Solidariedade, alcançou 1.121 votos, ficando na primeira suplência. Vem com o apoio do governador Helder e o lema “fechado com o guerreiro”.
José Silva Leite, marabaense, 55 anos de idade, Nasceu no bairro francisco coelho, mora no bairro Laranjeiras desde 1982 tem o dom da oratória Pastor da Assembleia de Deus a 19 anos. incansável na busca de uma Marabá melhor. na gestão de João Salame atuou na Secretaria de Urbanismo. Foi candidato em 2016 pelo MDB e obteve 813 votos. A partir de 2019 no Governo do Estado foi responsável pela Regional da Secretaria de Estado de Transporte (SETRAN). Pastor Leite pretende dobrar sua votação acreditando no “trabalho, fé e transparência”.
Adenilson Freitas Godinho, Com uma linda história contata pelo trabalho por Marabá, o prodigioso jornalista, pedagogo e atualmente estudante de Direito, atuou como servidor público estadual na Secretaria Regional de Governo, como Coordenador Regional de Educação, colaborando com o secretário João Chamon Neto. Na comunicação, exerceu a função de cerimonialista do Círio de Nazaré e dos Festejos Juninos. A coordenação de sua campanha está a cargo do experiente professor Ronildo Sales. É um dos homens de confiança do governador Helder Barbalho e é descrito como competente e preparado para servir. Seu lema de campanha é “Bora mudar Marabá”.
Thiago Rocha Vidal é marabaense nato, com quase 28 anos de idade, filho de Keyla Jeanne Rocha e Marcos Vidal Gonçalves. Cristão, sempre se manteve firme nos caminhos do Senhor. Membro da Assembleia de Deus Missão em Marabá, presidida pelo Pr. Sales Batista, de quem conta com apoio. Thiago Rocha iniciou sua trajetória ministerial com apenas 14 anos de idade, quando já cantava na igreja, e logo deu os primeiros passos na música, onde aprendeu a tocar diversos instrumentos. Thiago é bacharel em Ciências Contábeis, bancário por profissão, e passou por algumas instituições financeiras, entre bancos e cooperativas de crédito, onde estreitou o relacionamento com diversas pessoas da cidade, contribuindo também para o desenvolvimento econômico de Marabá. Aos 25 anos, casou-se com Lanusia dos Santos de Sousa Rocha, com quem, juntos, lideram a Missão Jovem (Juventude da Assembleia de Deus Missão em Marabá), que conta com aproximadamente 3 mil jovens e adolescentes. É com essa força que espera chegar ao parlamento municipal.
Claudia Cilene Alves Araújo, paraense, 43 anos de idade, professora, casada com Raimundo da Refrigeração (agora do Forró). Candidata, em 2020, a vice-prefeita ao lado de Dr. Veloso. Foi candidata a deputada estadual em 2014 e 2018 para ajudar a eleger a deputada federal Elcione Barbalho. Desde 2008, via Partido Social Cristão (PSC), tenta um mandato. Em 2012, pelo MDB, chegou a 402 sufrágios; em 2016, atingiu 683 votos, resultado de um trabalho de ação social na gestão de João Salame. Coordenou vários programas e projetos como Pronatec e Acessuas Trabalho, em conjunto com os parceiros do Sistema S, qualificando pessoas e encaminhando-as ao mercado de trabalho. Atualmente, tem um trabalho comunitário com a Associação e Centro de Moradores da Liberdade, que promove, todos os domingos, a Festa dos Velhos. Participou de vários conselhos de direitos dos idosos e da assistência. Por fim, foi presidente do Conselho dos Direitos das Mulheres em seu mandato, conseguindo fazer leis que protejam as mulheres e ampliar o atendimento na rede de proteção. Também criou o primeiro Plano de Políticas Públicas para as Mulheres, que norteia os órgãos públicos na busca por uma boa qualidade de vida para as mulheres marabaenses. Claudinha defende que o empoderamento feminino é fundamental. Em defesa da mulher, ela luta por saúde ginecológica especializada, segurança e bem-estar para todas. Pretende, também, promover a educação continuada, o desenvolvimento profissional e a igualdade por meio de iniciativas comunitárias. “Juntas, podemos fazer a diferença!”
Luciron Gomes de Almeida, 48 anos de idade, tocantinense de Goianorte, é comerciante e tem como base maior o núcleo São Félix. Foi candidato em 2016, pelo PC do B, e alcançou 612 sufrágios; em 2020, pelo MDB, chegou a 550 votos. Luciron Guaxinim vem com disposição para ampliar sua votação.
Rubia Bandeira Miranda, 39 anos, paraense. Em 2020, pelo PDT, atingiu 495 votos. Em defesa dos residenciais populares, Rubia Magalhães pretende dobrar a votação, e sua prioridade é a defesa “em prol das mulheres”.
Anderson Conceição dos Santos, agricultor, maranhense de Imperatriz, 42 anos de idade. Em 2020, pelo Partido Liberal (PL), obteve 468 votos. Agora, Anderson Tucum espera ampliar sua votação.
Tadeu Pereira de Araújo, 56 anos de idade, casado, criado na juventude na Folha 28, servidor público municipal, atuando na Secretaria de Gestão Fazendária (SEGFAZ). Também é agricultor familiar no Assentamento Boa Esperança, no Burgo, com atuação comunitária na Região do Km 21. Em 2016, pelo PV, chegou a 452 sufrágios; em 2020, pelo PDT, alcançou 344 votos. Agora, busca triplicar a votação com apoio na roça e na cidade. Tadeu Araújo, com o objetivo de conquistar o seu e o meu voto – já são dois –, segue a campanha “juntando força por você”.
Gilmara das Neves Alves, 55 anos de idade, capixaba de Linhares, chegou ao Pará ainda criança, com os pais. Desde 1997 mora em Marabá. Trabalhou no Grupo Leolar, do saudoso Leonildo Rocha. É professora e administradora. Desde os 13 anos, atua em projetos sociais, tem dado consultoria a diversas entidades (institutos), coordena o Projeto de Costura Chita Chic Inspire e é atuante no Fórum de Mulheres em todos os níveis. Gilmara das Neves se propõe a ser “uma voz feminina, por todos!”. Defende os direitos à saúde, com atendimento de qualidade, educação, transporte (mobilidade urbana e rural), turismo e lazer, defesa e proteção da mulher, defesa e proteção do idoso, da criança, do adolescente e do jovem.
Rafaela Aguiar Costa Botelho, casada com Dr Gabriel Botelho, cristã, mãe de três filhos, advogada e concluindo o curso de medicina, mulher aguerrida na luta, sempre com coração solidário, na disputa eleitoral do ano de 2022 trouxe o nome da Secretaria da mulher Paula Gomes levando a quantidade expressiva de 818 votos para deputada estadual e Federal Paulo Henrique Gomes com 1.214. Dra Rafaella Botelho sua luta é pela saúde, trazendo mais qualidade de vida para população e valorizando a classe dos servidores públicos, lutando pelo direitos dos servidores da saúde e mais qualidade na prestação dos serviços públicos.
Vanelia Conceição da Silva, 53 anos, baiana de Medeiros Neto, faz sua primeira tentativa na política.