O Partido Liberal (PL – 22) em Marabá atualmente é presidido por Toni Cunha, em nível estadual tem os deputados federais Delegado Eder Mauro, Delegado Caveira e Joaquim Passarinho. O deputado estadual Rogério Barra. No âmbito nacional a grande liderança tida como “mito” é o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na Câmara Municipal de Marabá (CMM) têm quatro (4) vereadores, sendo que na eleição de 2020 elegeu apenas um (1) Raimundinho do Comércio. Considerando que o PL tem o candidato a prefeito Toni Cunha, uma chapa de bons candidatos/as, ao todo 20 pessoas, isso contribui para alcançar de três a quatro vagas no legislativo. Mas a disputa é grande entre os eleitos, ex-vereadores/as e novas lideranças que estão surgindo no meio político de Marabá.
Fernando Henrique Pereira da Silva, 36 anos, cristão, de família humilde, marabaense, casado com Sônia Silva. Concorreu sua primeira eleição em 2016 pelo PSC obteve 1.050 sufrágios ficando na primeira suplência de dois vereadores. Trabalhou intensamente com a força evangélica e foi eleito em 2020 pelo 2.140 eleitores/as dobrando a votação.
Para fortalecer o projeto político foi candidato a deputado estadual em 2018 e alcançou 7.082 votos. Já em 2022 foi bem sucedido obtendo 26.569 (só em Marabá 14.502 o mais votado), uma grande e linda campanha. Ficou na segunda suplência aproximando do eleito Toni Cunha que teve 33.388 votos. Conta com apoio do senador Zequinha Marinho e ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fernando Henrique Tem feito um mandato que se destaca pela solicitação de melhoria da cidade (destaque asfalto da Folha 34), vicinais rurais, reforma da Feira da Laranjeiras ente outros trabalhos. Pretende continuar com a dedicação e compromisso por marabá. Vem forte para reeleição na crença “Deus, Pátria e Família”.
Rodrigo Lima da Silva 46 anos, maranhense de Estreito no Maranhão, há cerca de 28 anos na cidade de Marabá. Pai da jovem Ranna Rochele. Trabalhou na Obra Kolping, e depois prestou o concurso público da Policia Militar (PM), foi aprovado e admitido para compor as fileiras da Briosa de Fontoura na data de 01 de março de 1998 quando tinha 19 anos de idade, iniciando como Soldado, foi promovido a Cabo em 21 de abril de 2008. em 2009 fez parte do grupo de elite da polícia conhecido como Grupamento Tático Operacional (GTO).
Sempre preocupado com o bem-estar dos policiais resolveu concorrer a sua primeira eleição em 18 de maio de 2012, para presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM e BM de Marabá (ACS-PM/BM), ganhou a eleição. Fez uma excelente gestão voltada para o trabalho social e jurídico para 580 associados em Marabá. Também um trabalho comunitário para o bairro São Félix.
Policial operacional que sempre protegeu o cidadão de bem, com conduta ilibada mesmo diante de muitos obstáculos nunca desistiu de defender os interesses da sua classe. Um grande homem de família, líder na sua igreja, conquistou muita gente com sua sinceridade, carisma, humildade, inteligência, e que junto com a ACS-PM/BM, com o advogado da Associação Dr. Odilon e seu escritório, e com o então Deputado Estadual Soldado Tércio, em 2014, lutaram arduamente por uma justiça salarial digna, pelos direitos adquiridos e por qualidade de serviço para todo o efetivo da PM e BM que totalizavam cerca de 18000 agentes de segurança pública em todo Estado do Pará.
Assim, mediante ao seu histórico marcado por lutas sociais, pelo clamor da tropa, dos amigos ( sobretudo do amigo que descansa em paz Sargento Rak que sonhava em ver sua categoria representada politicamente em Marabá, era um projeto dele em renovar e melhorar essa cidade maravilhosa) e conhecidos que viam nele a solução para a emergência da cidade, que sentiam nele confiança, segurança e almejavam que ele fizesse por Marabá o que fez pelos policiais e bombeiros do Pará, candidatou-se ao cargo de vereador de Marabá na eleição de 2016 pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), com muito esforço, trabalho e abençoado por Deus obteve 1.410 votos sendo eleito pelo povo em prol do povo para exercer o seu primeiro mandato como um legislador municipal.
Cabo Rodrigo foi eleito em 2020 com 1.865 pelo Republicanos. Em função do seu trabalho com foco na Segurança, sobretudo a defesa dos praças. É dedicado a educação, com destaque para reforma de escolas, criação e apoio ao Colégio Militar. Destinação de emendas impositivas para a saúde e para Cavalgada da Vila Itainópolis, ultimamente tem ampliado seu trabalho para zona rural, vem forte visando aumentar sua votação “o vereador de sua segurança”.
Ronisteu da Silva Araujo, tem 49 anos, tocantinense de Araguaína, mais conhecido como pastor Ronisteu, é casado com a administradora e pastora, Rosilene Alcântara de Sá Araújo, matrimônio este celebrado em 9 de fevereiro de 2002. Pedagogo, atuou na área de educação por 12 anos, lecionando como professor de História e demais disciplinas das Ciências Humanas, tanto na rede pública e particular. É autor de seis livros “Deus numa caixa de sapatos”; “Os primeiros passos na fé”; “Titanic ou Arca de Noé – com quem você vai?”, “Liderança que faz a diferença!”, “Fé que pensa”, e “Cuidados para não terminar como Judas”.
Pastor Ronisteu ingressou no serviço público municipal em 2011, concursado como orientador pedagógico, atuando na coordenação da educação dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Pastor Ronisteu Araújo é superintendente da Região 337 da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), em Marabá (PA), cujo prédio sede é situado no Bairro Independência (núcleo Cidade Nova), onde exerce o pastoreio desde 1998, dedicando esse tempo ao trabalho missionário e resgate de famílias na periferia da cidade. Com o ensino dos princípios da palavra de Deus, vocacionou jovens e adultos, treinou lideranças e preparou casais para o ministério apostólico.
Pastor Ronisteu Araújo filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) desde o ano 2000, foi eleito em 2016 com 1.819 sufrágios. Reeleito em 2020 com 1.519 votos. Tem realizado os mandatos com muita seriedade em favor da educação, saúde e da comunidade evangélica. Pastor Ronisteu vem forte para reeleição na crença “compromisso e fé”
Jimmyson Mesquita Pacheco, 37 anos, marabaense de coração a mais de 25 anos. Foi Candidato a deputado estadual pelo PSC em 2018, obteve 4.520, votos, sendo 2.842 sulfragios em Marabá. Concorreu a uma vaga para vereador de Marabá em 2020, pelo partido Republicanos, tendo recebido 1.289 votos, ficando suplente.
Pacheco vem forte em 2024, em busca de uma vaga para o legislativo, liderando um grande movimento que representa o clamor popular por renovação e mudança do cenário político de Marabá.
Raimundo da Silva Souza, 51 anos, marabaense filho nativo do São Félix, neto da parteira Maria Bico Doce, casado, comerciante, popularmente conhecido com Raimundinho do Comércio. Foi vice-presidente da Associação do São Félix II.
Raimundinho do Comércio foi candidato em 2016 pelo PR teve 854 sufrágios, e em 2020 foi eleito pelo PL com 1.191 votos. Fez um mandato com uma agenda selada com Complexo São Félix: sistema de água para os bairros Norte, Francolândia e revitalização das escolas. Emendas impositivas para o esporte, cultura e assistência social e entidades. Tem buscado ampliar o seu trabalho em todo Marabá, sobretudo na zona rural na Região do Sororó.
Edivaldo Santos tem 51 anos, maranhense de Imperatriz, origem de família humilde, sempre gostou de trabalhar e lutar por seus objetivos. Casado com Nilvam Macena da Costa com que tem 4 filhos/as. Há 37 anos mora em Marabá, aqui estudou em escolas públicas (atuou nos grêmios estudantis) e trabalhou de vendedor e mecânico de bicicletas. É evangélico, membro batizado e congrega na Igreja Batista da Nova Marabá. Graduado em Administração de Empresas e Teologia com especialização em gestão pública.
Em 1997 casou-se e para construir a família, iniciou a sua trajetória como mototaxista em uma moto alugada, profissão que exerceu por 18 anos, tendo sido líder sindical por três mandatos do Sindicato dos Mototaxistas e Associação dos Motoboys, categoria que contribuiu decisivamente para chegar ao legislativo por dois mandatos. Sendo que sua primeira disputa teve 658 sufrágios não tendo sido eleito. Mas, em 2008 pelo PPS foi eleito com 1.208 votos. Em 2012 pelo PROS atingiu 1.059. Os principais projetos de lei foram: Escola de Enfermagem, climatização das escolas públicas, passe livre estudantil e legalização do transporte em mototáxi.
Em 2016 conseguiu 830 eleitores/as, em 2020 atingiu 832 votos não se elegendo. Nestes últimos anos tem atuação destacada na função de Conselheiro Tutelar, tendo sido eleito em 2019 com 492 votos, e reeleito em 2023 com 792 sufrágios. Tem uma votação em todo o município, com uma concentração na Nova Marabá, sobretudo na Folha 28, onde mora. Tem dado assistência as pessoas carentes, em especial com distribuição de cadeiras de rodas. Atualmente é o vice-presidente do Partido Liberal (PL). Edivaldo Santos pretende dobrar sua votação na fé “Deus, Pátria, Família e Liberdade”.
Gilvanete Nunes Carneiro dos Santos, Fanfa, 45 anos. Maranhense, nasceu no Maranhão em 1978, um ano depois veio para Marabá. Casada, mãe de 3 filhos ,1 menino e 2 meninas , e avó de 2 netos .servidora pública concursada há 20 anos na função de (agente administrativo),tem forte atuação na defesa da saúde. Gil Fanfa foi candidata pela primeira vez pelo MDB em 2020, onde obteve 787 votos.
Agora pelo partido Liberal (PL), Gil Fanfa pretende dobrar a votação, e sua prioridade é lutar por uma saúde melhor pro município de Marabá. Cobrar o que exige a Constituição Federal no Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Lucimar Rocha Ataídes, 56 anos, capixaba de Pinheiros, mora em Marabá há 23 anos, é apaixonado pela cidade, casado, pecuarista, candidato a primeira vez pelo PSDB em 2016 obteve 268 apoios. Em 2020 pelo PSL chegou 679 votos. Silmar Rocha. Se considera um patriota até o tutano, vem forte para dobrar a votação com lema Coragem para fazer diferente “desistir jamais” e compromisso por Marabá.
Maria de Nazaré Ribeiro Alencar, 63 anos, maranhense de Carolina, viveu a infância no Tocantins na zona rural. Mora em Marabá há 47 anos, começou a trabalhar com hortaliças, com lanches e depois zeladora e merendeira da Escola Deuzuita Melo de Alburquerque no bairro Laranjeiras.
Sua formação evangélica lhe rendeu o apelido carinhoso de Irmã Nazaré, exatamente em função dos serviços voluntários que prestou e continua desenvolvendo aos mais necessitados.
Foi candidata em 2004 obteve 585 apoios, em 2008 foi impugnada, 2012 foi eleita com 1.083 votos. Não reelegeu em 2016 conseguiu 936 pessoas, em 2020 chegou a 620 votos pelo PDT.
Como não cumpriu o mandato integral por questões judiciais em dois anos realizou uma série de trabalho em especial pelo bairro Laranjeiras: pavimentação asfáltica das ruas e outros serviços.
Vem forte pretendendo dobrar a última votação na fé que “com a ajuda de Deus e seu voto, nós chegaremos lá”.
Nedimar Mendes de Sousa, 46 anos, casada, maranhense de Lago da Pedra, cristã, assistente social. Em 2016 pelo PROS 704 apoio. Em 2020 pelo PDT 560 votos. Nedimar Mendes 16 anos de atuação positiva na política e vem com força com votação em todo o município.
Dorivan Alves Pereira, 57 anos, maranhense de João Lisboa. Comerciante tem expandindo seus empreendimentos na periferia e com o viés de mais barato, proporcionando renda e emprego. Dorivan do Baratão se candidatou a primeira vez em 2020 pelo PP obtendo 407 votos. Tem intensificado seu trabalho social, sobretudo com produção de vídeos com denúncias (com antes e depois). A sua principal base eleitoral é Núcleo Coca Cola (Bairro Nossa Senhora Aparecida), mas tem se ampliado para todo município de Marabá.
Elileusa Pereira da Silva Lara, 48 anos, casada, foi primeira dama na gestão de Maurino Magalhães, maranhense de Porto Franco. Com nome de Edileusa Teixeira pelo Solidariedade obteve 261 votos. Agora Edileusa Ex-Primeira Dama, uma mulher linda pretende quadriplicar sua votação. Junto com povo e acreditando “quem ama cuida”
Berenice Ferreira Ribas Rego, 52 anos, paulista de São Paulo, dona de casa, casada, em 2016 pelo DEM 28 apoio. Em 2020 pelo Solidariedade 49 votos. Berenice Ribas é persistente “por uma cidade melhor”. Acredita que é tempo de mudança, é tempo de transformação.
Fábio Rafael de Oliveira Mendes, 42 anos, casado, dentista, paraense de Belém, professor universitário da UNINORTE. Tem feito um trabalho comunitário de atendimento odontológicos com procedimentos gratuitos, menos implante e ortodontia Fábio Mendes está se lançando na política pela primeira vez e vem forte.
Francisco Alves de Sousa, 53 anos, maranhense de São Domingos, com mais de 30 anos em Marabá, policial militar reformado, casado e evangélico. Foi presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM e BM de Marabá (ACS-PM/BM). Sargento F. Alves já foi candidato vereador em Xinguara em 2004 e 2008 pelo Partido dos Trabalhadores/as (PT). É um bravo lutador pela sua categoria e o pessoal da segurança, inclusive a já recebeu perseguições pelas suas lutas. Sargento F. Alves Vem forte com apoio do Núcleo São Félix, por empresários, comerciantes e a população em geral.
Luana Patrícia da Silva Lima, 40 anos, paraense de Belém, mora no bairro Cidade Jardim, evangélica, é militar do Exército Brasileiro. Sgt Luana Lima está se lançando na política pela primeira vez. com muita vontade de fazer tem por lema“Endireitando Marabá”.
.
Gustavo Henrique de Sousa e Silva, jovem de 31 anos, marabaense, Gustavo Henrique está se lançando na política pela primeira vez acreditando no bolsonarismo.
Elizeu Fernandes Soares, 52 anos, marabaense, casado, militar reformado do exército, evangélico. Pastor Elizeu Soares está se lançando na política pela primeira vez. Trabalho sério é disso que o povo precisa. Com o lema “nada vence o trabalho”.
Valdemi Pereira Silva, 36 anos, marabaense, casado, candidato em 2020 em Brejo Grande do Araguaia. Valdemi Silva agora vai tentar na política na sua cidade natal com lema, é feirante há mais de 15 anos na Feira da Folha 28 e da Laranjeiras “trabalhando juntos para um futuro melhor de todos”. Tem proposta para o turismo e uma Ceasa.
Waishington Luís de Oliveira, 53 anos, maranhense de Bacabal, casado, e pai de quatro filhos. fotógrafo profissional há 35 anos, estudante de jornalismo. Morando há 25 anos em Marabá, acompanho de perto o seu desenvolvimento social, econômico e político. Sabemos do nosso potencial e o quanto podemos crescer enquanto cidade, como também dos obstáculos que entravam o nosso dia a dia. Waishington Oliveira foi candidatoa a deputado federal em 2022 e obteve 1.265 votos.
Elaboração: Damião Santos (94) 992729237