O Partido Podemos (PODE – 20) em Marabá atualmente é presidido por João Tatagiba candidato a vice-prefeito. Está com a Coligação Todos pela Cidade que tem para Prefeito Toni Cunha (PL/22).
No âmbito nacional é liderado pela presidente Renata Abreu deputada federal por São Paulo. No Pará a maior liderança é o Senador Zequinha Marinho. Nas eleições de 2022 elegeu os deputados estaduais Igor Normando e Renato Oliveira, ambos migraram para o MDB. Nas eleições municipais de 2020 o PSC fez um vereador, e o Podemos e PHS não tiveram candidatura. O PTN em 2016 elegeu um vereador.
OPodemos na Câmara Municipal de Marabá (CMM) atualmente não tem nenhum vereado/a. O trabalho atualmente é de reorganização partidária, vem com uma chapa de bons e boas candidatos/as, ao todo 19 (dezenove) pessoas, com possibilidade de conquistar uma vaga no legislativo marabaense.
Cristino Carreiro de Castro, 48 anos, marabaense, casado, assessor parlamentar do deputado Toni Cunha. Tem como base eleitoral principal os Núcleos Morada Nova e São Félix. Já foi comerciante e atualmente evangélico.
Cristino Carreiro foi candidato pelo PP em 2008 chegando a 48 apoios. Em 2012 pelo PSDB aumentou para 402 sufrágios. Já em 2016 pelo PTB teve a sua melhor votação 799 votos. Nas eleições de 2020 pelo PTB chegou 665 eleitores/as.
Cristino Carreiro vem mais experiente, já na sua quinta eleição, é um dos homens da confiança do deputado estadual Toni Cunha (candidato a Prefeito) na crença “Deus, Pátria, Família e Liberdade”.
Ellen Máxima Nunes do Nascimento da Costa, 36 anos, casada, servidora pública municipal. Ellen Máxima é candidata pela primeira vez. Em 2023 foi eleita para Conselheira Tutelar com 1.051 votos (segundo lugar).
Luivan Matos Carvalho, 44 anos, marabaense, casado com formação superior, já foi vendedor e atualmente é comerciante.
Luivan Matos pelo PSC em 2008 chegou 88 sufrágios. Em 2020 conseguiu 638 votos vem forte e pretende dobrar a votação.
Luivan Matos é dos homens de confiança do senador Zequinha Marinho e com trânsito na comunidade evangélica.
Joseane Almeida Santos Borges, 36 anos, paraense de Novo Repartimento, casada e evangélica.
Pastora Joseane Borges foi candidata pelo PSC em 2020 conseguiu 580 votos. Vem forte visando dobrar a sua votação.
Artevaldo da Silva Meneses, 40 anos, paraense de Xinguara, há 16 anos mora em Marabá, atua na função de motoboy.
Artevaldo Motouber é a primeira vez na condição candidato quer defender sua categoria por melhores condições de trabalho e a melhoria do transporte público.
Artevaldo Motouber tem o projeto principal regulamentar os moto-uber, visando a geração de emprego e renda, em Marabá são mais de 2.000 (dois mil) pessoas atuando neste segmentos.
Artevaldo Motouber liderou a luta pela causa do moto-uber pois em 2022 éramos perseguido mais lutei e consegui uma liminar judicial ao qual nos deu o direito de poder trabalhar sem sofrer perseguição
Artevaldo Motouber apresentará emendas para investir na saúde e educação, áreas estratégicas para o desenvolvimento humano.
João Felipe Fernandes Olivi, marabaense, com 31 anos, casado com a arquiteta Caroline de Andrade de Mello, filho de trabalhador/a empresário/a que construíram a vida em Marabá. Formado em bacharel e Direito e atua na condição de empresário.
João Olivi defende a melhoria na estrutura do município. A educação com implementação de sistema educacional avançado e extracurricular, com uso de tecnologia da informação e comunicação. A agricultura e pecuária com mais recursos e equipamentos. Na saúde um Pronto Socorro aberto 24 horas em marabá para garantir a atendimento emergencial e melhorar de forma estrutural o hospital municipal, dando capacidade para que os/as profissionais da área da saúde possam ter ferramentas adequadas para cuidar das pessoas. No Transporte público, adequar a real necessidade do cidadão marabaense através de fiscalização e adequação no formato de contratação da frota. Utilização áreas públicas com urbanização através da reestruturação das praças para melhor atender as necessidades socias e conservação (áreas verdes).
Thalisson Ribeiro Martins, 36 anos, goiano de Porangatu. Thalisson Ribeiro em 2020 pelo Republicanos obteve 359 votos. Vem forte e pretende triplicar a votação.
Gilvan Pereira de Lima Sousa, 39 anos, casado, maranhense de Barra do Corda. Gilvan Belo foi candidato pela PSD em 2020 conseguiu 359 votos, pretende triplicar a votação.
Gilson dos Santos Serra Vieira, 38 anos, maranhense de Pinheiros, empresário.
Joca do Gás foi candidato em 2020 pelo Solidariedade obteve 320 votos, pretende triplicar esta votação.
Maria Betânia Carvalho da Silva, 37 anos, marabaense, manicure. Betânia, foi candidata pelo Republicanos em 2020 e obteve 78 votos.
Maria Betânia carvalho da Silva sai candidata vereadora em dois mil vinte com 78 votos e pretendo nessa eleição alcançar mas votos e quero mas igualdade para toda a população que sofre com as cheias dos rios e também traze para Marabá Orta comunitária onde todos poderão ter comida saudável na mesa e ter também renda e emprego e melhorar a saúde tira as pessoas da fila de cirurgia.
Lays Maniva Vera, 34 anos, solteira, marabaense. Empreendedora teve há cinco anos um bar/restaurante no bairro Liberdade, atualmente tem uma loja de moda branca (hospitalar).
Lays Copacabana tem como principais projetos/propostas para defender no legislativo a cultura e o turismo.
Lays Copacabana defende a realização dos aniversários dos bairros da Liberdade, Jardim União e Da Paz. O Réveillon na Liberdade.
Lays Copacabana vai propor cursos de músicas e dança para a juventude, e capacitação profissional visando a acesso a emprego e renda.
Jó Silva de Almeida, 50 anos, marabaense, tem atuação na cidade e na zona rural.
Jó Almeida em 2004 pelo PSC teve uma excelente votação 638 votos, como apoio da Vila Capistrano de Abreu e Região do Rio Preto. Em 2008 começou a diminuir pelo PMDB chegou 224 apoios. Não saiu em 2012 e 2016 ficou inapto para a justiça eleitoral e pelo PP em 2020 obteve 15 sufrágios.
Jó Almeida vem forte para recuperar sua força política de 20 anos atrás, mais experiente, cabeludo e com a força bolsonarista.
Evilton Batista da Silva, 49 anos, paraense de Itupiranga, motoboy. Batista é candidato pela primeira vez.
Vanessa França Evangelista Silva, 36 anos, casada. Cantora Vanessa França é candidata pela primeira vez.
Marlison Silva Rocha, 39 anos, marabaense, servidor público municipal.
Marlison também conhecido com “Filho da Baiana” é candidato pela primeira vez.
Raimundo Alves da Costa Neto, 60 anos, marabaense, casado, empresário do ramo do comércio é candidato pela primeira vez.
Netão é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom) e atuante na coordenação do bloco carnavalesco “Gaiola das Loucas”
Raimundo Pereira dos Santos Filho, 62 anos, casado, piauiense de Buriti dos Lopes, atua na área da construção.
Raimundo Construtor é candidato pela primeira vez.
José Roberto de Souza, 52 anos, casado, cearense de Ipaumirim. Tio Roberto é candidato pela primeira vez.
Vitória de Sousa da Silva, 22 anos, marabaense. Vitória Silva é jovem e candidata pela primeira vez.
ELABORADO POR DAMIÃO SANTOS (94) 99272 – 9237 ZAP