QUEM É QUEM NO PRD PARTIDO QUE APOIA CHAMONZINHO E TEM POSSIBILIDADE DE FAZER DOIS VEREADOR/A

Leia mais

Damião Santos
Damião Santoshttps://vozdopara.com.br
Graduação em Pedagogia, com especialização em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, Doutorando em Educação. Zap (94) 992729237

O Partido Renovação Democrática (PRD – 25) está na Coligação Para Marabá Avançar que tem para Prefeito Chamonzinho – 15. É presidido em Marabá pelo vereador Pedrinho Corrêa.  No Pará tem o deputado estadual Bob Flay.

O PRD é um partido político brasileiro constituído em 26 de outubro de 2022, a partir da fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).Homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro de 2023. Portanto, é uma organização partidária nova.

Na Câmara Municipal de Marabá (CMM) o PRD tem um (01) vereador Pedrinho Corrêa, que na eleição de 2020 elegeu pelo Democratas – DEM. Vale ressaltar que o PTB elegeu Elza e Ronisteu.

O Partido Renovação Democrática (PRD) por ter uma excelente chapa de candidatos/as a vereadores/as, totalizando 18 (dezoito) pessoas, tem possibilidade de duas vagas. Mas, a disputa é bem acirrada com o eleito, ex-vereador/a, candidatos que já tiveram significativa votação nas últimas eleições, ficando na suplência e importantes lideranças políticas que estão surgindo ou que há anos vem trabalhando em diversas áreas, e que ver agora como o momento da oportunidade de um mandato no legislativo municipal.

Vereador Pedrinho

 Pedro Corrêa Lima, 60 anos, paraense de Abaetetuba, quando criança morou em Santa Izabel, e adulto morou em Castanhal, onde começou trabalhar em 1985 na função de bancário no Banco Itaú.

Pedrinho, Fábio e Chamonzinho

Pedrinho Corrêa chegou a Marabá em 1989 (já são 35 anos) e atuou como gerente do Itaú até 1991. Entre 1992 e 1995 trabalhou como assessor na Secretaria Municipal de Obras de Marabá. A partir de 1993 foi assessor especial de Tião Miranda, que a partir de 1997 se tornou vice-prefeito e secretário de Obras do prefeito Dr. Veloso.

Pedrinho Corrêa partir destes trabalhos desperta a vocação pela política. Em 2004 com o nome Pedrinho da Cristal foi candidato a primeira vez a vereador pelo PL obteve 1.275 votos, mesmo com significativa votação ficou na primeira suplência.

Pedrinho Corrêa assumiu diversos cargos na administração pública: 2002 – 2003 secretário de administração; 2004 a 2008 secretário de saúde; 2011 e 2012 diretor da 11ª Centro Regional da SESPA.

Pedrinho Corrêa foi 2008 candidato a vice-prefeito de João Salame indicação do prefeito Tião Miranda. Em 2012 foi vitorioso pelo PTB com 1.980 votos (o quarto mais votado). Reeleito em 2016 com 2.062 votos (segundo na colocação geral). Em 2020 no Democratas alcançou 2.427 (quinto mais votado).

Pedrinho Corrêa na Câmara Municipal de Marabá (CMM) fez excelentes mandatos, foi presidente da Casa por vários mandatos e colaborou com a administração do prefeito Tião Miranda de quem foi fiel até 2022.

Pedrinho Corrêa a partir de 2022 participou ativamente da eleição do deputado Chamonzinho. Nos últimos anos na vice presidência do Águia Futebol Clube tem estabelecido uma parceria com ex-vereador Ferreirinha, Tarcísio da Tratorpeças e outras pessoas. Sempre conta com o apoio dos/as funcionários/as públicos, em especial da limpeza pública, saneamento ambiental, saúde e obras. Vem forte para seu quarto mandato trabalhando para ser o mais votado de Marabá.

Pedrinho em campanha
Ex-vereadora Júlia Rosa

Julia Maria Ferreira Rosa Veloso, 73 anos marabaense, filha de Raimundo Olívio Cardoso Rosa (ex-vereador) e Affife Rosa. Uma família tradicional, humilde e trabalhadora, casada com o professor Walteir Veloso,  mãe e avó.

 Júlia Rosa teve seis mandatos de vereadora marcado por um trabalho na área social em favor dos menos favorecidos. Com espírito conciliador e de liderança fez com seus pares de parlamento a escolhessem para presidir o Poder Legislativo por quatro vezes, sendo a única mulher a na história da CMM a alcançar esta marca.

Júlia Rosa tem uma trajetória política marcada pelo enfretamento e abertura de novas possibilidades às mulheres. Em uma sociedade machista, levantou a bandeira e foi umas vozes mais fortes que ecoaram na sociedade marabaense por oportunidades e direitos iguais ao sexo feminino. Atuou na Coordenadoria da Municipal da Mulher na gestão do Tião Miranda.

Júlia Rosa teve uma vida dedicada Associação da Mulher de Marabá (AMMA) instituição que atua na inserção e valorização da mulher na sociedade, a organização atua nos quatro núcleos com um trabalho de educação infantil (creches) onde são atendidas mais de 600 (seiscentas) crianças)

Júlia Rosa defende a emancipação do estado de Carajás e verticalização mineral. Na sua presidência tem destaque para construção do atual prédio da CMM e das sessões itinerantes na zona rural e do Memorial Político de Marabá (Museu).

Júlia Rosa iniciou sua caminhada política nos anos 1980 na função de secretária municipal de educação na gestão de Hamilton Bezerra, em 1988 foi candidata pela primeira vez fazendo parte de um grupo político liderada pelo então ex-vereadora e vice-prefeita Adelina Braglia (que está de volta a Marabá e em campanha pela companheira).

Júlia Rosa em 1992 foi eleita vereadora Partido da Social Democracia Brasileira  (PSDB). Em 1996 não foi reeleita com 671 eleitores/as. Já em 2000 no PPS chegou a 1.210 votos para o terceiro mandato. Em 2004 no PDT foi reeleita com 2.305 votos (a mais votada – campeã na votação). Tentou o legislativo estadual em 2006. Em 2008 o quinto mandato com 1.663 votos. Em 2012 ainda no PDT sempre com o slogan “prá valer seu voto” alcançou 2.183 votos (terceira mais votada).

Júlia Rosa foi prejudicada na sua carreira política teve um problema com a justiça eleitoral na prestação de contas, ficando inelegível por oito anos.  Para eleição de 2016 O filho Tony Rosa foi candidato pelo PC do B obteve 464 sufrágios.

Júlia Rosa vem forte para seu sétimo mandato para defesa de políticas públicas para as mulheres, pelo desenvolvimento social, econômico, ambiental da sociedade em geral. Tem trabalhos de quarenta anos de vida pública e apoios na cidade e na zona rural de Marabá. Com o lema “fé e coragem”.

Mauro Magalhães

Mauro Sergio da Cruz Lima, 46 anos, casado, paraense de São João Araguaia (Vila Abel Figueiredo na época), há muitos anos morando em Murumuru e Morada Nova, trabalha de leiloeiro de gado, estudou na Unopar Gestão Pública.

Mauro Magalhães é filho do ex-prefeito Maurino Magalhães, este tem uma história política de sucesso, chegou em Murumuru e Morada Nova em 1978, com o Mauro recém-nascido, iniciou sua atuação na Associação de Moradores/as. Em 1992 foi eleito vereador pelo PMDB. Reeleito em 1996 com 889 votos. Em 2000 pelo PSDB conseguiu 1.052 eleitores. Chegou ao quarto mandato em 2004 com 1.648, assumiu a função de prefeito por cinco meses. Em 2008 elegeu com 45.963 votos. Finalizou o Governo com uma grande crise, tentou a reeleição em 2012 e teve problema com a justiça eleitoral (a sua votação aparece zerada), ficando inelegível (recentemente teve prestação de contas reprovada na CMM).

Mauro Magalhães tem tentado herdar o legado político do pai e construir a sua própria história política. Em 2016 no PR chegou a 907 sufrágios e perdeu por 93 votos. Na eleição de 2020 no PL conseguiu 1.145 faltou 47 votos para ser eleito. Agora vem forte e mais experiente, com atuação concentrada nas Regiões de Morada Nova, Murumuru e São Félix. Maurino indica sem medo de errar acreditando prá fazer a diferença, renovar Marabá, p povo aprova e sonha chegou nossa vez, com lema “por você e por você”.

Rogério do Lotação

Rogerio dos Santos Soares, 49 anos, taxista, paraense de Altamira, chegou em Marabá na enchente de 1980, com 05 anos de idade, mora no bairro Liberdade. Na adolescência trabalhou vendendo peixe na bicicleta, também no Supermercado Soraya. Por muito anos vende lanche em um cachorro quente (hot-dog) na Velha Marabá.

Rogério do Lotação e Chamonzinho

Rogério do Lotação é presidente da Associação do Taxi-Lotação de Marabá. Depois de oito anos de luta em dezembro de 2009 na gestão de Maurino Magalhães foi legalizado Taxi-Lotação, pretende defender melhoria no sistema de transporte coletivo público de passageiros/as de Marabá.

Rogério do Lotação e seus companheiros com Chamonzinho

Rogério do Lotação tem como principal projeto: transformar Taxi-Lotação em utilizar o micro-ônibus, de seis da manhã a meia noite, para todas as linhas, com meia passagem, ar-condicionado, wifi grátis e aplicativo

Rogério do Lotação têm outros  projetos: sistema de água potável para os bairros Independência, Jardim União e Bela Vista; sistema de tratamento do esgoto para proteger nossos rios e diminuir as doenças; casa de apoio para pessoas em tratamento de saúde; defender os taxistas individuais com a implantação de um aplicativo municipal (local), convênios, contratos e fretes; e legalização dos freteiros (caminhão, caminhonetes e outros veículos) que trabalham com fretes, mudanças e aluguel; e lutar e defender os ambulantes que trabalha de dia e na noite, uma maioria estão sem espaços e fora das praças, sobrevivendo nas calçadas.

Rogério do Lotação em campanha

Rogério do Lotação em 2016 pelo PP chegou a 621 eleitores/as. Em 2020 no PDT alcançou 921 votos. Agora vem forte pretende dobrar a votação com apoio da a categoria taxista e seus familiares e amigos/as, e ampliou seu trabalho no Núcleo Cidade Nova. Com o lema “Força e União”.

Jocenilson

Jocenilson Silva Souza, 43 anos, tocantinense de Araguatins (só nasceu fora, sua vida inteira foi aqui Marabá) servidor público municipal na função de agente de trânsito, foi diretor do DMTU na gestão de Tião Miranda.

Jocenilson é um cidadão comprometido com o bem-estar de sua comunidade e há muitos anos vem se dedicando a causas que promovem melhorias na vida das pessoas. conhece de perto os desafios enfrentados pelos moradores e tem se destacado por sua atuação ativa em projetos sociais e comunitários. Com uma trajetória marcada pela luta por mais oportunidades para os jovens, a defesa dos direitos dos trabalhadores e o fortalecimento das políticas públicas de educação e saúde.

Jocenilson, Fábio e Chamonzinho

Jocenilson decidiu se candidatar a vereador para continuar e ampliar seu trabalho em prol da população. Entre suas principais propostas estão, transporte coletivo de qualidade o incentivo à geração de emprego e renda, a melhoria da infraestrutura urbana, o apoio a programas de educação de qualidade e a criação de iniciativas voltadas à saúde preventiva e ao bem-estar social. Ele acredita que, com uma gestão participativa e transparente, é possível construir uma cidade mais justa e próspera para todos.

Jocenilson é um candidato que se compromete a ser a voz ativa da comunidade na Câmara Municipal, ouvindo os anseios dos moradores e buscando soluções que atendam às necessidades reais de cada bairro. Ele está pronto para representar a todos com responsabilidade e dedicação.

Jocenilson já tentou duas vezes chegar ao legislativo, em 2020 alcançou 895 votos. A partir de 2022 participou da campanha de reeleição do deputado estadual Chamonzinho. Agora com mais experiência vem forte pretende dobrar a votação.

Davi do Vale

Davi Rabi Maciel de Souza, 30 anos, marabaense, morador do Bairro Belo Horizonte desde 199, 7filho de Aurélio do Vale, fundador do bairro Vale do Itacaiunas, bairro no qual ele dedicou a vida dele em trabalho para está comunidade, meu pai era filho do Pastor Mano Ferreira e irmão do ex-vereador Ferreirinha.

Davi do Vale, Fábio e Chamonzinho

Davi do Vale nessa campanha de 2024 será sua segunda campanha, hoje possuindo mais apoio, experiência, e mais amigos/as me ajudando e pessoas que acreditam em nosso trabalho, principalmente ex-alunos e alguns professores das Escolas Geraldo Veloso e Artur Guerra.  E pretendo trabalhar bastante e em especial pelos bairros: Belo Horizonte, , Vale do Itacaiunas, São Miguel da Conquista, Filadélfia, Vila Poupex e Novo Horizonte. Também  por todo o município de Marabá.

Davi do Vale e sua reunião

Davi do Vale têm como principais projetos:  mais um posto de saúde no núcleo Belo Horizonte, lutar para Marabá ter UPAs, sendo a primeira feita no núcleo São Félix,  projetos de arborização para a cidade, buscar incentivar fábricas que trabalham com couro a investirem em Marabá, e muitos outros projetos.

Davi do Vale e Chamonzinho parceria desde 2022

Davi do Vale em 2020 pelo Solidariedade conseguiu 871 votos., com uma campanha tímida e sem ter muito apoio, mas com bastante amigos/as ajudando. Apoiei o Chamonzinho para deputado estadual e se fortaleceu mais ainda.  Agora vem forte pretende dobrar a votação, na crença de que a persistência é o caminho do êxito, com o lema “Fé e Determinação“.

Davi do Vale e sua eleitoral
Ex-vereador Frank da 28

Francisco Carreiro Varão, 52 anos, maranhense de Mirador, em Marabá há 30 anos e 28 na Folha 28 onde mora, foi vendedor de livros por 9 anos, e se tornou comerciante do ramo de papelaria e informática. Foi candidato pela primeira vez em 2012 pelo PSB conseguiu 1.526 votos, a sua maior votação mesmo não tendo sido eleito ficando na primeira suplência.

Frank da 28 com Fábio, Chamonzinho e Luciano

Frank da 28 foi eleito em 2016 pelo PSB obteve 1.387 eleitores/as. Fez um excelente mandato com emendas impositivas para Feira do Artesanato, APAE inclusive para aquisição de um ônibus, aparelho de ultrassonografia no hospital municipal materno infantil. Requerimento para serviços de obras (manilhas, drenagem, pontes e pavimentação asfáltica) nas Folhas 28, 20, 21,12, 13 e 14. Apoio aos extratores de areia nos rios de Marabá. Entre outros trabalhos.

Frank da 28 têm como principais propostas/projetos para um próximo mandato: construção da Feira da Folha 11; apoio a pessoa com deficiência; reativar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACI); macas e poltronas nos hospitais; implantação de 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para os Núcleos Cidade Nova, Nova Marabá e São Felix.

Frank da 28 em 2020 pelo Republicanos conseguiu 818 votos, mas não foi suficiente para sua reeleição. Agora mais experiente vem forte visando dobrar a sua última votação com o lema “juntos somos mais fortes”.

Ex-vereador Amarildo Cavalini

Amarildo Cavalini da Silva, 58 anos, capixaba de Boa Esperança, mora desde criança em Morada Nova atualmente atua na função de professor.

Amarildo Cavalini foi candidato pela primeira vez em 1996 pelo PDT obtendo o apoio de 557 eleitores/as. Foi eleito em 2000 pelo PSD com 911 votos. Não foi reeleito em 2004 pelo PTB com 372 sufrágios. Também foi candidato em 2008. Propõe “trabalho sério é disso que o povo precisa!”.

Sandro Campos

José Sandro Bezerra Campos, 47 anos, marabaense, casado com Luana Regina da Silva Nascimento Campos e pai de Camila, Bruno, José Miguel e Daniel Campo. Sua trajetória profissional iniciou no ano de 1998, sendo locutor na extinta Rádio Comunitária Alternativa FM, quando comandou o programa romântico Love Time.

Sandro Campos atuou na pastoral da juventude da Igreja Católica, movimento estudantil na UNEMAR e Grêmios das Escolas Acy Barros, Salomé Carvalho e Martinho Motta.

Sandro Campos seguiu carreira no Sistema Norte de Comunicação, Grupo de Comunicação RBA, em 2002, onde apresentou o programa Love Songs, permanecendo por 15 anos na emissora.

Sandro Campos em 2017 seguiu para Grupo Correio de Comunicação, onde comandou o programa Correio do Amor. Atualmente, Sandro Campos é radialista na Rádio Correio FM 92,1 e diretor de Programação da emissora. Também atua como apresentador do programa jornalístico de meio dia, o Fala Cidade na TV Correio, afiliada ao SBT onde além da notícia da voz ao povo.

Sandro Campos no início de junho de 2022, como prova da relevante atuação na comunicação local, o profissional foi homenageado com a Comenda de Honra ao Mérito Jornalístico na Câmara Municipal de Marabá, título concedido pela unanimidade dos/as vereadores/as e entregue durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Imprensa.

Sandro Campos têm como principais projetos voltados para áreas: cultura e lazer, educação, segurança e transparência e participação na gestão pública.

Sandro Campos tem a crença de que a mudança não depende de mim e sim de nós. Juntos somos fortes e fazemos a diferença. Devemos ouvir, agir e mudar. A política é uma possibilidade coletiva para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Seu slogan “aqui o povo tem voz!”.

Bruno Gelo Quente

Bruno Martins dos Santos, 35 anos, filho de Marabá, produtor cultural e há mais de 16 anos, empresário, neto/filho  de barraqueiros da Praia do tucunaré.

Bruno Gelo Quente e Chamonzinho em campanha

Bruno Gelo Quente é gente da gente, se interessou pela política quando trabalhou na campanha para vereador do nosso grande amigo Jose Sidney. No ano foi candidato em 2020 pelo PSDB conseguiu 347 votos. Vem experiente e forte com a ajuda dos familiares e amigos/as. “Queremos o melhor para Marabá”.

Claúdia do Açaí

Claudia Rodrigues da Silva, 47 anos, solteira, maranhense de Açailândia, chegou com um ano de idade e adotou Marabá sua terra do coração, sua infância se deu no bairro Laranjeiras, há 21 é moradora no bairro São Félix Pioneiro, há 15 anos é servidora pública municipal com atuação na saúde na área de epidemiologia.

Claúdia do Açaí pretende lutar por direito à moradia, melhores condições de saúde, educação, transporte público e inclusão do cargo de sanitarista em concurso público.

Claúdia do Açaí tem um trabalho social com Grupo de Mulheres Guerreira no Bairro São Félix e com a Associação dos/as Açaizeiros/as de Marabá da qual foi presidente por 21 anos. Foi candidat4a 2016 pelo PRP obteve 179 eleitores/as. Em 2020 pelo DEM chegou a 219 sufrágios. Vem forte com lema “força feminina que a cidade precisa”.

Dina da Folha 12

Luzineide Arrais Primo da Silva, 44 anos, maranhense de Governador Acher, há 42 anos em Marabá a sua cidade do coração, onde chegou recém-nascida, casada, comerciante.

Dina da Folha 12 e Chamonzinho

Dina da Folha Doze foi candidata em 2020 pelo Republicanos em 2020 conseguiu 98 votos. Agora vem mais experiente com o lema “juntos vamos construir uma cidade mais forte e unida”.

Keila Sousa

Keila de Sousa Silva Dourado, 39 anos, tocantinense de Taguatins, morou em Itupiranga, e há 16 anos está Marabá, casada, dona de casa, evangélica da Igreja Adventista do Sétimo Dia, moradora no bairro Carajás II/São Miguel da Conquista, no Núcleo Cidade Nova. Protetora de animais, crianças e defensora do meio ambiente.

Keila Sousa com o nome “Carajás Dois” no PSL em 2020 conseguiu 61 apoios. Vem mais experiente com slogan Inovar para fazer acontecer!

Kesya do Novo Tok

Kesya Pereira da Silva, 44 anos, solteira, marabaense, comerciária (vendedora). Há  4 anos tem um trabalho de Ação Solidaria no Bairro São Félix em datas comemorativas voltadas para as crianças.

Kesya do Novo Tok e Chamonzinho

Kesya do Novo Tok se propõe na luta, na defesa e na esperança de um futuro melhor. Criar uma ONG para atender e acolher as crianças autistas. Seu slogan “ouvir, agir e mudar!”.

Lídia da 34

Lidiana Borges de Araújo, 47 anos, maranhense de Santa Inês, chegou com 4 anos ainda criança na Folha 34 onde mora até hoje. De família humilde e trabalhadora.

Lídia da Trinta e Quatro suas propostas são: melhoria no abastecimento regular de água, mais ações e projetos sociais, postos de saúde, melhoria na saúde e educação. Com o lema: “Inovar é Preciso, Renovação com Compromisso”.

Professor Karlo Saçço

Karlo José Saçço Lima, 56 anos, mineiro de Juiz de Fora, professor de educação física e treinador, casada com Áurea, pai de Anna, Vinicius, Vanessa e Karlo Victor e avô do Bento.

Professor Karlo Saçço mora e trabalha há mais de 30 anos em Marabá, respeitado pela classe do magistério. Tem como principais propostas e projetos: proibir a pesca predatória do tucunaré; realização de torneios de pesca esportiva; regularização da pesca esportiva e amadora; educação ambiental com pesquisas e turismo.

Professor Karlo Saçço é marabaense de coração, acredita no esporte como fator de educação e saúde. Sempre trabalhou na formação e valorização das pessoas. Trabalho na Secretaria de Esportes onde coordenou o Projeto de Ginástica para as Mulheres e outros projetos.Seu lema “juntos pela Marabá que amamos”.

Zé do Esporte

Erisvaldo Santos Silva, 45 anos, marabanese, casado, tem três filhosmora na Folha 28. Se propõe a atuar no que for melhor para nossa cidade.

Zé do Esporte e família

Zé do Esporte é candidato pela primeira vez com atuação no futebol amador. Defende a educação, o lazer e o esporte.

Zé do Esporte em campanha
Zé Leonso Amigo do Povo

Laecio Gomes da Silva, 48 anos, marabaense e pai de dois filhos. É candidato pela primeira vez, defensor da comunidade e comprometido com um futuro melhor para a nossa cidade.

Zé Leonso Amigo do Povo  é um homem simples e humilde, que sempre esteve ao lado do povo de Marabá. Com ampla experiência na área de segurança pública e um forte compromisso com o setor social, ele tem dedicado sua vida a proteger e melhorar a comunidade. Busca levar essa mesma dedicação para a Câmara Municipal de Marabá , trabalhando incansavelmente para garantir mais segurança e melhores condições de vida para todos/as.

ELABORADO POR DAMIÃO SANTOS (94) 99272 9237

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais