O Partido Socialista Brasileiro (PSB – 40) está na Coligação Para Marabá Avançar que tem para Prefeito Chamonzinho 15. Em Marabá é presidido pelo ex-vereador Ademar de Alencar um dos fiéis ao ex-prefeito João Salame.
O PSB em nível nacional é presidido por Carlos Siqueira. As maiores lideranças nacionais são: o vice-presidente da República Geraldo Alckmin ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Márcio França ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. É base do Governo Presidente Lula.
No Pará o PSB não elegeu o ex-deputado federal Cássio Andrade (filho do ex-senador Ademir Andrade, ex-secretário de estado de esportes e lazer e atualmente candidato a vice-prefeito de Igor Normando – MDB), tem um deputado estadual Fábio Figueiras. O PSB é base do governo de Helder Barbalho. Está filiado o prefeito de Ananindeua Dr. Daniel Santos, que é esposo da deputada federal Dra. Alessandra Haber que continua filiada no MDB.
Na Câmara Municipal de Marabá (CMM) o PSB não tem vereador, em 2020 não teve candidaturas. Em 2016 elegeu Alecio da Palmiteira e Frank da 28. O PSB foi por muito anos o partido da vereadora Vanda Américo e abrigou o ex-vereador Elton Mamoré.
O PSB tem nos seus quadros o ex-prefeito de Marabá (eleito com 56.392 votos no PPS) e ex-deputado estadual João Salame Neto, que em 2022 em Marabá conseguiu 2.962 eleitores/as e ao todo 20.674 votos para deputado estadual.
O PSB em Marabá vive um momento de reorganização partidária, tem uma excelente chapa de candidatos/as a vereadores/as totalizando 21 (vinte e uma) pessoas, pode conseguir uma (1) vaga. Mas, a disputa é bem acirrada entre ex-vereadores e com importantes lideranças que estão surgindo na política ou que há anos vem trabalhando em diversas áreas, e que ver agora como o momento da oportunidade.
Ademar de Alencar Santos, 52 anos, maranhense de Vitorino Freire, há mais de 30 anos em Marabá, filho de Elias Pereira dos Santos e Vilanir de Alencar Santos, casado, com formação superior, mora no bairro Laranjeiras.
Ademar de Alencar já foi candidato seis vezes, ganhou uma, é um homem perseverante. O PSB foi seu primeiro partido em 2000 atingiu 604 pessoas. Em 2004 no PMDB foi eleito com 1.597 votos. Em 2008 não foi eleito com 1.879 votos, mesmo com uma grande votação. Na de 2012 chegou a 1.050 eleitores/as ficando na primeira suplência. Em 2016 conseguiu 1.123 (segunda suplência). Em 2018 no PP foi candidato a deputado estadual. Nas eleições de 2020 no MDB teve uma excelente votação 1.090 votos, ficando na segunda suplência.
Ademar de Alencar está com uma campanha excelente e com apoios em todos os núcleos, bairros e vilas de Marabá. Com experiência política e humildade, acredita na sua volta para o legislativo.
Uma de suas propostas é um projeto comunitário onde todos/as tenham oportunidade de expor suas necessidades. E partir de um diálogo resolver os problemas nas áreas da saúde, educação e saneamento básico. É pessoa muito solidária com as pessoas em momentos difíceis. Seu lema “um amigo sempre presente!”.
Gilson Dias Cardoso, 62 anos, marabaense, professor, de família humilde e trabalhadora. Com a turma do Chapeuzinho de Couro, com apoios em todo município de Marabá, vem forte com o lema “a luta continua”.
Gilson Dias já foi candidato seis vezes para vereador, ganhou uma, é um homem perseverante. Em 1996 pelo PMN conseguiu 188 apoios. Já em 2000 no PST atingiu 433 pessoas. Em 2004 no PPS atingiu 564 eleitores/as. Em 2008. Na eleição de 2012 não foi candidato, coordenou a eleição vitoriosa de João Salame. Em 2016 depois de um excelente trabalho à frente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano SDU foi eleito no PC do B com 1.103. Em 2018 no PC do B foi candidato a deputado estadual. Nas eleições de 2020 no PT (Federação Brasil da Esperança em fase de fusão) teve uma excelente votação 1.043 votos, ficando na primeira suplência.
Gilson Dias fez um excelente mandato de dedicação a Marabá e ao Povo, apresentou dezenas de proposições que vão desde serviços de infraestrutura, drenagem, asfaltamento de ruas, recuperação e ampliação de escolas, construção de espaços públicos de esportes e lazer. Projetos de lei de utilidade pública de diversas organizações e o Dia do Livro e da Leitura, Dia da Cultura.
Gilson Dias foi incansável na defesa dos Movimentos Sociais apoiou através de emendas impositivas: Instituto Viva Feliz, Instituto Sorriso Legal, APAE, Instituto Florescer, Cooperativa de Produção (COARA), SEMEL, Escolas Carlos Marighella, Pequeno Príncipe, Josineide Tavares e Tancredo Neves, AMESP, Lar Fabiano de Cristo, IBOP Esporte Clube, Casa da Juventude, Instituto Nós do Brejo, Associação de Moradores/as da Folhas 06, 12 e 13, e para área da saúde.
Gilson Dias conseguiu aumentar orçamento municipal da agricultura. Defesa dos/as servidores/as públicos. Melhoria do transporte público. Apresentação do projeto de transporte com van e micro-ônibus. Apresentou a proposta do Pronto-Socorro e uma UPA para Vila Três Poderes Região do Rio Preto.
Orlando da Silva Elias, 50 anos, maranhense de Coroatá, chegou em marabá há 37 anos ainda adolescente com 13 anos de idade. De origem familiar humilde morou no bairro km 7- Nova Marabá. Formado em Direito atualmente trabalha na função de advogado.
Orlando Elias foi eleito em 2012 pelo PMDB conseguindo 1.164 com apoio do seu bairro km 7 e dos bairros vizinhos Nossa Senhora Aparecida (Coca-Cola) e Araguaia. Fez um excelente mandato, mas, não foi reeleito em 2020 conseguindo apenas 926 sufrágios no Partido Progressistas (PP).
Orlando Elias atualmente mora no bairro Da Paz e ampliou sua base eleitoral para todos bairros e vilas rurais de Marabá, tem uma campanha intensa nas redes sociais. Slogan “juntos somos fortes”.
Francisco Xavier Ribeiro da Silva, 62 anos, tocnatinense de Axixá do Tocantins, em Marabá há 40 anos, mora na Vila Santa Fé. Agricultor familiar, foi sindicalista do Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais.
Xavier do Povo é um homem perseverante, já foi candidato seis vezes. Em 1996 no Partido dos/as Trabalhadores/as (PT) conseguiu 59 apoios. Em 2004 Xavier do Sindicato atingiu 694 eleitores/as. Em 2008 obteve 851. Na eleição de 2012 Xavier do PT chegou a 321. Em 2016 conseguiu 115 sufrágios. Nas eleições de 2020 Xavier do Povo teve uma excelente votação 729 votos, ficando na segunda suplência.
Xavier do Povo tem como propostas principais: fortalecimento da agricultura familiar, criar um Escritório do Mandato na Vila Santa Fé com uma Equipe Técnica e apoio ao Movimentos Sociais (associativos, cooperativos e organizações informais).
Xavier do Povo tem trabalhos prestados na luta pela terra, aposentadoria, crédito rural e assistência social na Vila Santa Fé, e ampliou para vários assentamentos e vilas rurais. E tem adesões na zona urbana, inclusive conta com o apoio em um pacto de mandato coletivo com o líder político Zé Luiz (da Folha 23).
Fleury Lourenço Borges, 56 anos, goiano de Fazenda Nova, há mais de 40 anos em Marabá, sua cidade do coração de quem é apaixonado, reside no bairro Belo Horizonte, pai de 3 filhas, casado a 35 anos, comerciante (proprietário de um bar no balneário taboquinha Rio Itacaiúnas). Homem humilde e trabalhador.
Fleury Borges é um homem perseverante, já foi candidato quatro vezes. Em 2004 com o nome Fleury da Cerpa pelo PMN atingiu 218 eleitores/as. Em 2008 ainda no PMN obteve 431. Em 2016 já no PC do B conseguiu 742 sufrágios ficou segundo suplente. Nas eleições de 2020 no MDB teve uma excelente votação 709 votos.
Fleury Borges têm como principais propostas: uma creche para o bairro Belo Horizonte (já tem o terreno na avenida São Paulo), Revitalização dos balneários do Rio Itacaiúnas, defesa dos/as ribeirinhos/as e apoio a cultura, sobretudo com incentivo financeiro para os artistas locais.
Evanildo Rodrigues de Sousa, 60 anos, maranhense de Paraibano, mora em Marabá há 25 anos, na Folha 11, casado empresário (Auto Elétrica). Sempre atuou no esportes, tem time de futebol e participa de quatro associações de futebol.
Evanildo Cadilac é um homem perseverante, já foi candidato três vezes. Em 2012 no PRP conseguiu 295 eleitores/as. Em 2016 já no PMN conseguiu 685 sufrágios. Nas eleições de 2020 no MDB teve uma excelente votação 674 votos, primeiro suplente do Pedrinho).
Evanildo Cadilac defenderá apoio total para a área de Esportes, criará uma Escolinha de Futebol para as crianças carentes. vem forte pretende dobrar a votação, seu lema “A mudança que Marabá precisa!”.
José Oliveira de Carvalho, 51 anos, marabaense, morador no KM 07 – Nova Marabá. É um homem batalhador de família humilde e trabalhadora.
Jhosy é um homem perseverante, já foi candidato quatro vezes. Em 2008 no PSB conseguiu 502 apoios. Em 2012 no PPS conseguiu 881 eleitores/as. Ficando na segunda suplência, ainda assumiu parte do mandato, foi coordenador da limpeza pública na gestão do Salame. Em 2016 Jhosy do Km 07 já no PTN conseguiu 885 sufrágios ficando na primeira suplência. Nas eleições de 2020 Jhosy das Galerias no Solidariedade teve uma excelente votação 573 votos.
Jhosy tem como propostas principais: acabar com as farras das multas, e as perseguições do DMTU ao nosso povo marabaense, irei fiscalizar o hospital municipal com rigor, construir tratamento de esgoto sanitário em todos os bairros de Marabá. Vem forte com votação na zona rural e todos os bairros de Marabá, pretende dobrar sua última votação. Com o slogan “vamos colocar o DMTU em seu devido lugar”. Vem forte com votação na zona rural e todos os bairros de Marabá, pretende dobrar sua última votação.
Joel de Sousa Sena, 37 anos, marabaense, construtor. Defende “uma cidade com saúde, emprego e renda para todos/as”.
Joel Sena foi candidato em 2012 obteve 479 votos. Em 2020 pelo PDT em Curionópolis tentou ser prefeito obteve 102 sufrágios. Vem forte e pretende dobrar a votação que teve há 12 anos. Com slogan “Chegou a hora da mudança”.
José Idvânio Mendes Marques, 43 anos, marabanse, humlide e trabalhador. Trabalha com crediário venda diversas à prazo.
Idvânio Crediário foi candidato pelo Solidariedade em 2020 312 votos. Agora vem mais experiente e pretende triplicar a votação. Com slogan “amigo do povo”.
Bruno Cezar Alves Souza, 35 anos, marabense, nascido e criado no bairro Laranjeiras, comerciante, casado. Morador no bairro Da Paz. Com slogan: “É hora de mudar Marabá”. Defende postos de saúde com médicos e medicamentos (funcionando dia e noite) e ampliação do Hospital Municipal (estrutura e leitos).
Irmão Bruno é gestor, empresário de jogador de futebol, pastor, vendedor e supervisor de vendas. Um gestor na política.
Deyse Araújo Mendes, 54 anos, pernambucana, casada. Em 2020 pelo PP conseguiu 299 votos. Já tentou ser deputada federal (2018/PHS) e estadual (2022/União, teve 298 eleitores/as).
Deyse Mendes Defensora e Protetora dos animais com muito orgulho, com objetivo é ampliar a proteção e a defesa dos direitos dos animais. Tem como projeto criação do hospital veterinário, fim da tração animal!
Evilene Almeida dos Santos, 46 anos, goiana de Goiânia, mora em Marabá desde um ano de idade, reside no bairro Liberdade, mãe de quatro filhos e avó de três netos, escritora uma mulher politizada.
Eva Santos se propõe ao compromisso de transformar os sonhos em realidade, com coragem, dedicação e certeza que juntos podemos construir uma cidade mais justa e próspera para todos/as, tem por lema: “uma voz justa e corajosa”.
Erivan Bentes de Sousa, 35 casado, professor, cristão e apaixonado por Marabá. Vamos juntos construir um futuro diferente.
Erivan Bentes foi candidato em 2004 pelo PV chegou a 101. Em 2008 saiu pelo PR. Vem com o lema: “juventude, seriedade e competência”.
Gilmara da Silva Brito, 46 anos, marabaense, solteira. Gilmara Rabello foi candidata em 2020 pelo MDB conseguiu 22 eleitores/as.
Claudiane Silva Teixeira, 39 anos, marabaense, solteira, Claudiane Silva foi candidata em 2016 pelo PSB, teve 01 sufrágio (só teve o voto dela).
Eliene da Silva Sousa, 42 anos, paraense de Palestina do Pará, casada, com formação superior, vendedora, Ely da Liberdade é candidata a primeira vez.
Gabriel Filipe Santana Pereira, 28 anos, marabaense, solteiro. Gabriel Felipe candidata a primeira vez.
Jhennyfer Serra Sampaio, 25 anos, marabaense, solteira, vendedora. Jhennifer Sampaio uma jovem candidata pela primeira vez.
Lucas Alexandre Santana Botelho, 33 anos, marabaense, mora no bairro Laranjeras, casado, professor, de família tradicional. Lucas Botelho tem por lema: “trabalhando em unidade!”.
Valdomiro da Silva, 44 anos, marabaense, casado, comerciante. Miro do Belo Vista é candidato a primeira vez
ELABORADO POR DAMIÃO SANTOS (94) 99272 9237