O Partido Republicanos – 10 está na Coligação Para Marabá Avançar que tem para Prefeito Chamonzinho – 15. É presidido em Marabá pelo vereador Eloi Ribeiro.
No Pará o Republicanos tem os deputados estaduais Fábio Freitas e Josué Paiva. A presidência está a cargo Evandro Garla (oriundo de Brasília) que também exerce a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos no Governo de Helder Barbalho.
Com 19 anos, o Republicanos ocupa a posição de sétimo maior partido do país, com uma bancada de 41 deputados federais, 4 senadores, 76 deputados estaduais e distritais, 212 prefeitos, 2.551 vereadores e mais de 493 mil filiados.
O Partido Republicanos tem por bases os princípios cristãos, tendo a família como alicerce da sociedade. Defende também a soberania nacional, a livre iniciativa, a liberdade econômica e o avanço tecnológico. É conservador nos costumes e liberal na economia.
Na Câmara Municipal de Marabá (CMM) o Republicanos tem um (01) vereador Eloi Ribeiro, que na eleição de 2020 elegeu dois (Eloi e Cabo Rodrigo).
O Republicanos por ter uma excelente chapa de candidatos/as a vereadores/as, totalizando vinte (20) pessoas, tem possibilidade de uma vaga. Mas, a disputa é bem acirrada com o eleito, candidatos que já tiveram significativa votação nas últimas eleições, ficando na suplência e importantes lideranças políticas que estão surgindo ou que há anos vem trabalhando em diversas áreas, e que ver agora como o momento da oportunidade de um mandato no legislativo municipal.
Eloi Silva Ribeiro, 56 anos, paraense de Belém, em Marabá quase vinte anos, casado com Priscila Caldas, uma militante dedicada à causa animal, que trabalha incansavelmente na proteção e cuidado dos animais em Marabá. Juntos, formam uma família dedicada tanto às questões sociais quanto ao bem-estar animal, e têm uma filha que compartilha dos mesmos valores. Além de sua atuação política, é membro ativo da Igreja Universal, o que reflete seu forte vínculo com causas sociais e espirituais.
O vereador Eloi Ribeiro tem uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento social de Marabá e pelo trabalho em prol das comunidades. Filiado ao partido Republicanos, foi eleito vereador por duas vezes, consolidando-se como uma liderança de destaque no cenário político local. Além de seu trabalho na Câmara Municipal, Eloi também ocupou o cargo de Secretário de Esporte durante a gestão do prefeito Tião Miranda, onde contribuiu para o fortalecimento das políticas esportivas na cidade.
Eloi Ribeiro foi um dos responsáveis por implementar a emenda impositiva em Marabá, um marco que trouxe importantes avanços para o município. Graças a essa iniciativa, ele conseguiu revitalizar diversas associações, ONGs e institutos que atuam no campo social, proporcionando novos recursos e oportunidades para quem trabalha diretamente com o bem-estar das comunidades mais vulneráveis.
Eloi Ribeiro em 2008 foi candidato a vereador pelo Democratas (DEM), mas não chegou a ser eleito apesar de ter sido bem votado. Em 2012 foi eleito pelo PRB com 819 votos. Em 2016 ainda no PRB obteve 1.033 eleitores/as, mas não foi eleito. Em 2020 no Republicanos foi eleito para seu segundo mandato com 1.341 votos. Na eleição de 2022 no Republicanos foi candidato a deputado estadual e conseguiu em Marabá 2.236 votos, ao todo chegou a 4.202 eleitores.
Eloi Ribeiro com uma trajetória pautada pelo compromisso com a justiça social e o bem-estar da população, segue sua jornada política buscando sempre a melhoria das condições de vida das pessoas em Marabá, sendo uma voz ativa nas pautas de inclusão, esporte e proteção social. Vem forte para sua reeleição com slogan “Trabalho e Compromisso”.
Miterran Lopes Feitosa, 43 anos, marabaense, apaixonado por Marabá, mora no Bairro da Da Paz, filho de professora e caminhoneiro, casado. e pai de três filhos. Cristão, empresário, bacharel em Direito e líder social atuante na coordenação da área social da Positivo Eventos e entusiasta da área da saúde, é um homem Povo.
Miterran Feitosa foi candidato pelo PR em 2016 conseguiu 746 votos ficando na segunda suplência. Em 2018 filiou-se no PPL Partido Pátria Livre onde recebeu 5.064 votos. Em 2020 PTB chegou a 900 votos ficando como (primeiro suplente). Amigo do povo vem forte com apoios em toa a Marabá, devendo dobrar a sua votação. Com o lema: “por um futuro de oportunidades”.
Quessio Alves de Oliveira, 40 anos, paraense de São João do Araguaia, criado em Marabá até seus 12 anos de idade. Sua adolescência viveu no estado de São Paulo na região do ABC Paulista onde conclui seu ensino médio. Em São Paulo conheceu sua esposa, Viviane Mendes de Oliveira, com quem se casou e frutos desse casamento teve três filhos Maria Clara, Handerson Richard e João Vitor. Está cursando administração na faculdade Uniaselvi.
Quéssio em 2006 retornou para Marabá, se fixando no bairro Coca Cola. Em Marabá trabalhou como repositor, foi gari, trabalhou como auxiliar de serviços gerais, representante no frigorifico Bertim e atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Marabá. Em 2016 foi convidado pela comunidade do bairro Coca Cola para assumir o papel como presidente da Associação do bairro, onde desenvolveu diversos trabalhos em prol da melhoria do bairro Nossa Senhora Aparecida (popular Coca Cola). Conseguiu abrir ruas intrafegáveis, serviços de terraplanagem, colocação de bueiros, pavimentação asfáltica, caminhão pipa para abastecer com água os moradores nos locais mais altos do bairro.
Quéssio luta pela água encanada da Cosanpa nos bairros Nossa Senhora Aparecida (Coca Cola) e Araguaia (Fanta) desde 2019 junto ao Governo do Estado através de abaixo- assinados e que agora está em fase de estudos através dos técnicos da Cosanpa.
Quéssio no seu segundo mandato transformou a Associação do bairro em uma instituição (IPESC) para expandir o campo de atuação e levar as ações para outros bairros de Marabá. Através do IPESC – Instituto Plantando Esperança e Colhendo Dignidade atuou incansávelmente para atender as crianças, adolescentes, jovens e adultos através de oficinas, cursos profissionalizantes, palestras, ações sociais e atendimentos de fisioterapia e psicologico totalmente de graça. Através dos ótimos resultados colhidos na comunidade, surgiu a necessidade de poder atuar em outros bairros carentes de Marabá com a ajuda de parceiros e amigos. Hoje o IPESC através de parcerias vem atendendo e levando dignidade para muitas pessoas no núcleo da Cidade Nova e São Félix. A nova força política do bairro Coca Cola.
Elaine de França Gonçalves, 42 anos, goiana de Goiânia, moradora na Folha 7, filha do Martinho da Folha 8, é casada com o Pastor Paulo, com quem compartilha sua caminhada espiritual. Pastora dedica-se ao ministério pastoral há 15 anos, liderando com amor e dedicação sua Igreja. Com forte atuação na Nova Marabá.
Pastora Elaine é assistente social e desempenhou papel fundamental no SINE de Marabá e serviu como assessora parlamentar, trazendo sua experiência para o serviço público. Seus principais projetos são: Criação de uma Casa de Apoio no Núcleo Nova Marabá; Criação de Creches em Tempo Integral e Projeto de Atendimento Integral aos Animais.
Pastora Elaine em 2023 foi eleita para atuar como membro do Conselho Tutelar de Marabá com 861 votos, juntos pelo direito da criança e adolescente. Vem com uma campanha vencedora com slogan: “mulheres transformando a política”.
Mayc Luis Silveira Rios, 30 anos, marabaense, filho da Dona Nelma e do Seu Luís, casado, papai da princesa Luísa, empresário do ramo de farmácia.
Mayc da Farmácia é morador no Bela Vista com uma base eleitoral no seu e nos bairros Jardim União, Infraero, Liberdade, Independência, Filadélfia, Folhas 13, 11, 16 e 27 da Nova Marabá , São Félix, São José (KM 8), Vila Santa Fé e Brejo do Meio.
Jader Wilson Amador Cardoso, 49 anos, paraense de Belém, há 26 em Marabá (a cidade do seu coração), casado e pai de duas filhas. Com atuação na saúde pública no Hospital Municipal de Marabá, onde é técnico administrativo.
Jader Wilson foi candidato em 2016 pelo PSB obteve 426 eleitores/as. Em 2020 pelo Solidariedade conseguiu 820 votos. Agora vem forte e vai dobrar a votação “o nosso lema é a sua saúde!”.
Francisco Arles Lorenzoni, 64 anos, capixaba de Colatina, há 28 anos em Marabá (amo esta cidade) casado com Dania Cabral Lorenzoni, pai de três filhos Arlindo, Tassio e Caroline, empresário do ramo de posto de combustíveis. Tem coragem para trabalhar.
Bolinha pretende exercer um mandato para as pessoas que mais precisam, fundamentado nos princípios: trabalho, experiência, compromisso e inclusão. Os seus principais projetos serão voltados para educação, saúde e segurança.
Bolinha a Saúde em primeiro lugar, buscará recursos junto com ao Ministério em Brasília para aumentar o Pronto Socorro, aumentar o números de leitos, oferecer um tratamento digno para as pessoas, retornando impostos dos contribuintes.
Bolinha tem experiência política foi vereador em Uruará de 1993 a 1996, em 2014 pelo DEM Deputado Federal. Em 2020 foi candidato a vereador pelo PSL conseguiu 473 votos. Agora pretende triplicar a votação, está nas ruas em intensa campanha.
Marcelo Silva Santos, 46 anos, paraense de Tucuruí, mora em Marabá desde criança, casado, empresário do ramo de farmácia (Farmácia Cristo Rei na Folha 28), filho do renomado farmacêutico Seu Hildebrando Tavares.
Marcelo da Cristo Rei em 2020 foi candidato a vereador pelo PDT conseguiu 434 votos agora mais experiente, se propondo a ouvir, agir e mudar, transformando votos em mudança, por uma Marabá melhor, vem pesado e quer triplicar a votação.
Robson Mariano Faria 58 anos, mineiro de Uberlândia, empresário, morador na Folha 25, chegou na região sul e sudeste desde 2002 representando de cinco (5) fábricas de moda íntima.
Seu Robson trabalha com revenda de água mineral e fabricante de gelo em cubo. Atualmente fornece juntamente com o Odelivan Quero Gelo, de água e gelo para a maior obra do sudeste do Pará (Consórcio Ponte Rio Tocantins – CPRT).
Seu Robson têm como principais projetos: causa animal, concretagem das ruas, construção de sedes de organizações cooperativas e associativas, regularização fundiária e outros.
Seu Robson 2020 foi candidato a vereador pelo PSD conseguiu 237 votos agora mais experiente, quer quadriplicar a votação seu slogan “bora trabalhar que o povo tem pressa.
Dona Danny
Daniele da Silva Brito, 32 anos, marabaense, solteira, mãe de três, Rainha Expoama 2023, técnica em enfermagem, protetora das famílias, defensora da igualdade e comprometida com a inclusão.
Dona Danny é uma jovem mulher que encontra na política o amor e o desejo de transformar vidas. Entende a força que as mulheres têm. Como mãe, reconhece a importância de dar voz, segurança e respeito aos/as nossos/a filhos/as. É guerreira na luta pelos direitos de igualdade social para o povo de Marabá e como cidadã da cidade, compreende a necessidade de sermos ouvidos/as e atendidos/as. https://danielesilvabrito.com.br/
Waldemir de Souza Da Silva, 43 anos, marabaense, casado, cantor, locutor, compositor e empresário no Restaurante Só Peixe no Geladinho – São Félix.
Waldemir Só Peixe têm como principais projetos: restaurante popular, Escola Integral, Saúde, Projetos Sociais, Esporte, Infraestrutura e 3 UPAs.
Waldemir Só Peixe em 2016 foi candidato a vereador pelo PRP teve 161 eleitores/as. Em 2020 pelo PSD chegou a 215. Agora com mais experiência vem forte com slogan “o seu amigo de sempre”.
Elaine Nunes da Silva, 47 anos, paraense de Belém, mãe, profissional de educação física, esposa, atuante na vida social defensora dos animais.
Elaine Nunes tentou ser candidata em 2016 pelo PRB mas ficou inapta. Em 2020 no Republicanos conseguiu 105 votos. Agora com mais experiência vem com o slogan “Força da Mulher pra mudar”.
Sandoval Correa Brito, 45 anos, paraense de Belém. Sandoval Brito foi candidato três vezes em 2012 pelo PRB atingiu 14 eleitores/as, em 2016 ainda no PRB teve 17 apoios, em 2020 no Republicanos conseguiu 14 sufrágios. Seu lema é “vamos trabalhar mais”.
Andressa Lopes Andrade, 27 anos, marabaense. A jovem Andressa do Sororó é candidata pela primeira vez.
Francileide Lopes da Silva, 44 anos, piauiense de Oeiras, É candidata pela primeira vez.
Eunice de Souza Silva, 52 anos, cearense de Acaraú, moradora no bairro São José (KM 8 – sentido Itupiranga), uma mulher humilde e trabalhadora. Irmã Eunice quer defender os mais necessitados/as.
Jairo Ribeiro de Souza, 50 anos, marabaense, professor do ensino fundamental. Jairo Ribeiro é candidato pela primeira vez.
José de Deus Pereira Lopes, 42 anos, marabaense. Pereirão do RT nas eleições de 2020 ficou inapto. Agora mais experiente vai tentar entrar na política.
Samantha Pimentel Oeiras, Belém, 34 anos. Trabalha em transformar olhares e lábios através da micropigmentação. Samantha Oeiras é candidata pela primeira vez.
Edvaney Dias da Silva, 48 anos, marabaense, casado, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Pastor Dias é candidato pela primeira vez com slogan “a renovação por Marabá”.
ELABORADO POR DAMIÃO SANTOS (94) 99272 9237 zap