O Partido União Brasil está na Coligação Para Marabá Avançar que tem para Prefeito Chamonzinho 15. O União Brasil é resultado da fusão do Democratas (DEM) e do Partido Social Liberal (PSL) foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral No dia 8 de fevereiro de 2022 criando.
O Partido União Brasil em nível nacional tem Ministério do Turismo no Governo Lula, ministro Celso Sabino (deputado federal pelo Pará. No Pará o deputado federal Hélio Leite e deputado estadual Eliel Faustino.
O União Brasil em Marabá é presidido pelo jovem Júnior Ferreira Neves. Na Câmara Municipal de Marabá (CMM) têm 4 vereadores: Aerton Grande, Frank do Jardim União, Vanda Américo e Dato do Ônibus. Na eleição de 2020 o Democratas – DEM elegeu 01 (um) e o PSL também um.
O União Brasil por ter uma excelente chapa de candidatos/as a vereadores/as totalizando 17 (dezessete) pessoas, podendo chegar de 3 a 4 vagas. Mas, a disputa é bem acirrada com os/a eleitos/a, ex-vereador e importantes lideranças políticas que estão surgindo ou que há anos vem trabalhando em diversas áreas, e que ver agora como o momento da oportunidade política.
Aerton Lima da Cruz, 45 anos, marabaense, casado, formado em Pedagogia, mora em Morada Nova. Já trabalhou como representante comercial e comerciante.
Aerton Grande em 2020 conseguiu seu primeiro mandato depois de várias tentativas com 2.744 votos pelo Solidariedade, ficando em segundo lugar na votação geral, com uma diferença de 70 votos do primeiro colocado. Foi candidato a primeira vez em 2008 pelo PRP. Em 2016 teve significativa votação 1.286 votos pelo Partido Progressista (PP).
Aerton Grande na função de vereador representa o Complexo Morada Nova que já estava há quase vinte anos sem vereador (os últimos foram Maurino Magalhães e Juvenal Guimarães).
Aerton Grande reivindicou uma série de benefícios: drenagem e pavimentação de ruas, inauguração do mercado municipal, revitalização dos estádios, pista de caminhada, recuperação da Vicinal Medalhão, construção de pontes em concreto, aquisição de uma ambulância, diversas ações extra muro, reforma da Escola Pedro Peres Fontenelle e inauguração de dois Núcleos de Educação, construção da Praça Sandra Teixeira Infantil, para Morada Nova, Jardim do Éden, Tiradentes, KM 11, Murumuru, Vila Sarandi, Vila Pau Seco, Matrinchã, Recanto dos Pássaros, Geladinho e outras comunidades.
Aerton Grande é um dos homens de confiança do deputado federal Celso Sabino (atualmente Ministro do Turismo) e tem recebido apoios através de emendas e outros atendimentos. Vem forte para sua primeira reeleição.
Morivaldo Marçal e Silva, 42 anos, casado, tocantinense de Palmas, já atuou na condição de comerciante.
Irmão Morivaldo Marçal foi eleito na sua primeira candidatura pelo Partido Social Cristão (PSC) em 2020 com 1.132 votos. Não conseguiu a reeleição mesmo tendo aumentado sua votação para 1.815 eleitores/as fruto de um excelente trabalho na função de vereador. Vem forte em busca de voltar para Câmara. Teve o apoio do Prefeito Tião Miranda, de quem foi assessor nestes últimos anos.
Irmão Morivaldo Marçal defende a federalização da estrada do Rio Preto neste sentido apresentou projeto via Senador Zequinha Marinho.
Irmão Morivaldo Marçal tem conseguido a maioria do votos do Brejo Meio (a sua base principal), ampliou com a comunidade evangélica de todo o município contando com o apoio de várias líderes e membros de diversas igrejas e tem várias pessoas da zona urbana (cidade) aderidas ao projeto.
Franklandes Sousa Matos, 49 anos, maranhense de Mata Roma, é servidor público no cargo agente de portaria, tendo atuado em várias escolas, filho de família humilde. Morador no bairro Jardim União onde em 2012 iniciou como líder comunitário.
Frank do Jardim União foi candidato em 2012 pelo PC do B. Em 2016 obteve 931 eleitores/as ficando na primeira suplência. Em 2020 pelo Solidariedade conseguiu seu primeiro mandato com 1.665 votos.
Frank do Jardim União um trabalho de destaque é “Rota de Fiscalização do Executivo” que percorre obras, hospitais, postos de saúde e escolas para avaliar e exigir melhor atendimento à população.
Frank do Jardim União tem atuação forte nas redes sociais onde divulga seus trabalhos e interagem com os/as cidadãos/ã. Tem disponibilizados emendas impositivas para organizações que atendem os mais necessitados.
Frank do Jardim União trabalhou em favor da melhoria da pavimentação de ruas, limpeza e iluminação pública, educação e saúde. Também recuperação das vicinais da zona rural nos PAs 3 Ilhas, Brejo do Meio, Alto Bonito, São João, Vila Sororó.
Frank do Jardim União conseguiu através da gestão do prefeito Tião Miranda pavimentação em concreto para o Jardim União e drenagem e pavimentação para o bairro Bela Vista e Infraero. Vem forte em busca da reeleição com o lema “trabalho em ação”
Vanda Régia Américo Gomes, 66 anos, marabaense, filha de família humilde, solteira, preta com formação superior, metade da sua vida dedicada à política para defender o povo e lutar pelo desenvolvimento de sua cidade.
Vanda Américo e Miguelito são os edis com mais mandatos na Câmara Municipal de Marabá, é a vereadora com o maior número de mandatos consecutivos do município, tendo participado de tantas lutas, logo no início de sua trajetória política foi apelidada carinhosamente de “Mulher Coragem”. Marca de bravura de uma mulher guerreira, polêmica e de um temperamento forte, que já mais se curvou à opressão dos poderosos e fez de seus mandatos sempre um instrumento do povo contra as grandes oligarquias de Marabá.
Vanda Américo ingressou na vida pública através de concurso da FUNASA em agosto de 1984 desenvolvendo seu trabalho no bairro São Félix Pioneiro, onde deu seus primeiros passos na política incentivada por sua mãe, dona Mariquinha, ,a decisão de entrar para a política, foi tomada devida a tamanha impunidade que reinava no município na época. Elegeu 1988 pelo partido Democrata Cristã (PDC)
Vanda Américo se reelegeu 1992 pelo PSB. Depois em 1996 com 748 eleitores/as. Já em 2000 atingiu 894 apoios. Em 2004 conseguiu 2.193 votos ficando em segundo lugar na votação geral. 2008 obteve 1.362 votos pelo Partido Verde (PV). Na eleição de 2012 foi eleita 1.178 apoios pelo Partido da Social Democrático (PSD)
Vanda Américo perdeu sua primeira eleição para vereadora em 2016 conseguiu uma significativa votação 1.158 sufrágios pelo PSDB ficou na primeira suplência. Em 2020 foi eleita com 1.377 votos pelo Cidadania.
Vanda Américo defendeu a criação do Estado de Carajás, verticalização do Projeto Salobo, instalação dos cursos de engenharias no Campus II da Universidade (atual Unifesspa), Carnaval (Escola Somos Nós), baile Maraluar, construção do estádio Piçarrão na Nova Marabá.
Vanda Américo nos últimos oito anos se dedicou a Cultura presidindo a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) que têm importantes projetos sociais e científicos. Tem apoio e boas relações com prefeito Tião Miranda.
Vanda Américo passados mais de 35 anos de atuação parlamentar com 8 mandatos continua combativa, atenta as necessidades das comunidades carentes e da sociedade em geral e é uma das vereadoras mais influentes na Câmara.
Militando em todas as áreas do município, com projetos importantes na segurança, saúde, educação, cultura e pelos direitos das mulheres e da juventude. E vem forte para reeleição.
Manoel Messias Paulino, 49 anos, maranhense de Vitorino Freire, comerciante. Mora na Folha 33 Nova Marabá onde desenlvove um trabalho voluntário social de atender as pessoas carentes e servir os amigos/as.
Manel da Trinta e Três foi candidato pelo Partido Progressita (PP) em 2020 e conseguiu 826 votos, sendo o mais votado do partido que não fez o coeficiente eleitoral.
Manel da 33 vem forte para alcançar o mandato de vereador, é possível que dobre a sua votação pelos apoios que tem recebido na cidade e no campo por todo o município de Marabá defende “por uma cidade melhor”.
Ivaldo Alves dos Santos, 54 anos, casado, paraense de São Domingos do Capim, aposentado, morador no Bairro São José (KM 08), onde tem a sua maior base eleitoral.
Ivaldo Alves foi candidato a primeira vez em 2020 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e conseguiu 770 votos, agora pretende dobrar sua votação com apoio em vários bairros e vilas de Marabá.
Deodato do Espírito Santo Filho, 54 anos, casado, pai de três filhos, baiano de Caravelas, mas se considera marabaense apaixonado por morar aqui desde 1980 com 11 anos de idade. Trabalhou como motorista de transporte coletivo e se tornou empresário do mesmo ramo, recebeu até o apelido de Dato do Ônibus.
Dato do Ônibus já morou nas Folhas 27, 28 e 29, Morada Nova e atualmente reside no Bairro Araguaia.
Dato do Ônibus foi candidato em 2016 pelo PT do B foi o mais votado com 482 sufrágios, mas o partido não fez o coeficiente eleitoral. Em 2020 pelo PSL partido de Dr. Veloso candidato a prefeito foi eleito para vereador 763 votos.
Dato do Ônibus trabalhou em busca da melhoria para o transporte público, saneamento básico e sistema de água, implantação do ensino médio na Escola José Flávio Lima e pavimentação nos bairros Coca-Cola e Araguaia, incluindo trevo de acesso na BR 230.
Dato do Ônibus tem atuado na zona rural com solicitação de recuperação de bueiros, vicinais e pontes nos PAs Jatobá, Gameleira e Piranheira. Tem contado com apoio do prefeito Tião Miranda para atender suas solicitações. Vem forte para reeleição pretendendo dobrar a sua última votação um “mandato a serviço do povo”.
Irizan Silva, 48 anos, maranhense de Santa Inês. Mora em Marabá há muitos anos. Com formação superior e atuação na área da saúde. filho adotivo de Maria Raimunda Silva e filho biológico de Iracy Rodrigues de Lima. É pai de Irizan Silva Filho, Vinicius Silva e Silva, Maria Eduarda Silva Sousa.
Irizan Silva foi professor por 9 (nove) anos na rede municipal e estadual de ensino, incluindo, ensino em área indígena, no sistema modular de ensino, com passagem pela 4° URE. Concursado, na Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, desde o ano de 2020, atuou por 2 vezes como Chefe da Divisão de Controle, Avaliação, Auditória e Regulação da SESPA 11° Centro Marabá.
Irizan Silva é especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, pela ENSP-Escola Nacional de Saúde Pública e Fiocruz- Fundação Oswaldo Cruz, prestou consultoria técnica ao Ministério da Saúde, através OPAS/OMS- Organização Pan- Americana de Saúde e pela
Fiotec- Fundação para o Desenvolvimento Científico Tecnológico em Saúde/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Irizan Silva atualmente, é Gestor Técnico na Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, atuando em assunto de articulação Inter federativa e Inter setoriais, ligados as Políticas Públicas da Saúde nas Redes de Atenção Saúde no SUS, nas Diretorias da SMS, na Comissão Inter gestores regional (CIR), na câmara técnica do COSEMS, e nos assuntos ligados aos setores do Ministério da Saúde e da SESPA.
Irizan Silva Dentre os principais trabalhos desenvolvidos, destaca-se, no ano de 2013, o apoiotécnico a SESPA, na implementação e informatização do Sistema de Regulação (SISREG III), para os 23 municípios da região, incluindo Marabá, Parauapebas e Tucuruí. Apoio técnico para a Informatização no ano de 20021, de todos os Centros de Saúde de Marabá, que se encontra funcionando o sistema E-SUS do Ministério da Saúde, apoio na implantação dos serviços de Telemedicina com 13 especialidades médicas de altíssima complexidade no Centro de Especialidades Médicas, além destas, presta apoio técnico operacional na construção, avaliação e monitoramento do PPA da Saúde Municipal e no Plano Municipal de Saúde, vigência 2022-2025.
Irizan Silva tem como principais propostas: apoio na modernização da gestão da saúde, para acesso humanizado a população nos postos de saúde e nos hospitais; valorização das classes de profissionais, alterações no Regime Jurídico Único municipal para correções das distorções na isonomia salarial, defesa na melhoria dos plantões e sobre aviso dos funcionário da saúde, acompanhamento da demanda já conquistada, do posto de saúde do complexo Infraero, Bela Vista e Jardim União, luta para construção de uma praça no Bela Vista, reestruturação da sala de informática e da quadra da escola Maria das Graças. Defender a criação do PCCS aos funcionalismos municipal, valorização do esporte amador com estreitamento com as universidades, valorizando os campeonatos periódicos, apoio nas demandas das igrejas junto ao poder público municipal em eventos e ações religiosas nos territórios, defesa da implantação de sistemas de água e esgoto nas comunidades e pavimentação em concreto, principalmente, na área periféricas, criação do cinturão verde visando a sustentabilidade alimentar, fortalecendo o produtor urbano e rural de Marabá. Vem forte com o lema “Competência e Seriedade”
Sidney Cley da Conceição Silva, 48 anos, casado, quatro filhos e dois netos, maranhense de Vargem Grande. Mora em Marabá há muitos anos. De família muito sofrida, chegou em marabá em 1994, já são 30 anos. Trabalhou 6 anos de braçal, enchendo caçamba na pá, ajudante de pedreiro e estudando a noite até me tornar um vencedor, conquistou uma profissão que se orgulha, criou família e tudo que tem foi conquistado com vendas, defende o social, de ajudar pessoas, e por isso decidiu criar um projeto que possa ajudar o povo logo de imediato, no meu primeiro ano de mandato.
Sid da Vinte Oito tem vários projetos, como por exemplo: melhorias no transporte público, criação de um posto de saúde aqui na Folha 28, uma creche de tempo integral, melhorias na Feira da 28, começando pelo estacionamento em frente as farmácias, manutenção nas galerias, pois é uma das coisas que judia muito as pessoas que vivem na baixada entre outras propostas de trabalho.
Sid da Vinte Oito vai criar um Instituto (organização social) na Folha 28 pra que eu possa destinar parte das minhas emendas pra melhorar a vida aqueles que mais precisam. Sid da Vinte Oito é candidato pela primeira vez e vem forte pretendendo ser o mais votado nas Folhas 20 e 28. Está com apoios por toda a Marabá.
Sezostrys Alves da Costa, 40 anos, paraense de Palestina do Pará (na época São João do Araguaia), filho de agricultor/a, pedagogo.
Atualmente casado com Lorena Silva, pai da Lis Ravena, mora no bairro da Da Paz zona e tem uma propriedade rural na Vila Santa Fé.
Com o apoio do sogro Leonidas Vicente da Silva que mora na região do Rio Preto há mais de 40 anos e de seus familiares tem tido boas adesões nas Vilas: Santa Fé, União, Capistrano de Abreu, São Pedro e Embaúba.
Sezostrys atuou por muito anos na defesa dos/as camponeses e outras pessoas torturadas na Guerrilha do Araguaia. Depois ganhou experiência na área da saúde, tendo passado por vários municípios da região Araguaia. Trabalhou no ministério da saúde.
Sezostrys na política foi candidato pelo PC do B em Palestina do Pará em 2008 e 2016, na última obteve 191 votos ficando na primeira suplência e ainda assumiu o cargo por um período. Em 2020 pelo PSD teve a candidatura inapta (indeferida) mas conseguiu parte do mandato. Vem forte com apoios na cidade e na zona rural.
Eva de Araújo Abreu, 58 anos, marabaense, casada com advogado Ronaldo Giusti, mãe de do Rômulo e Maiara, administradora formada pela UFPA.
Católica praticante, atualmente na Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Folha 28), já atuou em outras pastorais e movimentos.
Moradora da Folha 30, Nova Marabá, Eva Abreu é profissional experiente com mais de 23 anos de atuação na Administração Pública: diretora administrativa do INCRA em Marabá, coordenadora regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (PAC orla e residencial do bairro Francisco Coelho), Ouvidora Geral da Prefeitura Municipal de Marabá, Coordenadora da Estação Cidadania (emissão de documentos).
Nos últimos anos, especializou-se em gestão pública, consultoria e mentoria de cidades inteligentes e em empreendedorismo para mulheres.
Eva Abreu preside União Brasil Mulher em Marabá, é uma das mulheres de confiança do deputado Federal Celso Sabino (atualmente Ministro do Turismo).
Eva Abreu foi candidata em 2016 (479 votos) e na eleição de 2020, em que obteve 649 votos.
Ela vem forte para dobrar a votação com apoio de diversos movimentos sociais e religiosos, com adesões em todo o município, pois, como diz o seu slogan de campanha, “É hora de mudar”
Airton da Conceição, 42 anos, maranhense do Codó, trabalha como humorista com personagem Véi Gozoba. Morador no núcleo São Félix.
Véi Gozoba concorreu pela primeira vez em 2020 pelo Solidariedade obtendo 648 votos. Com forte atuação na cultura e tendo atuado a frente de reivindicações do poder público para o núcleo São Félix. Conta com o apoio do Prefeito Tião Miranda e vai tentar dobrar a votação.
Celene Lima dos Santos Barros, 40 anos, marabaense, casada com Gilberto Barros são empresários e moradores do bairro KM 7, nasceu em berço cristão/evangélico da Assembleia de Deus Missão em Marabá da qual é oficialmente membra, Teóloga, Psicopedagoga Institucional, MBA em Gestão Pública e acadêmica no Curso de Direito (UNAMA), filha do Pr. Manoel Bernardo e da Profª. Elizabeth Lima, irmã da professora Jeânia Santos, de família humilde.
Celene Lima tem anos de liderança eclesiástica testada com êxito nos mais diversos departamentos e faixa etária. Como líder contribuiu mais recentemente como coordenadora geral do departamento Missão Jovem por quase 04 anos. Cantora, preletora, palestrante para o público jovem, mulheres e líderes.
Celene Lima é uma das fundadoras e voluntária do Instituto Reviver atua em coordenação de projetos sociais. Participou do Conselho Municipal de Direito da Mulher como conselheira e vice-presidente e hoje está no Conselho Estadual da Mulher onde a instituição na qual representa é vice-presidente.
Celene Lima foi candidata em 2016 a Vice-Prefeita pelo Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) na chapa do Dr. Jorge Bichara. Em 2020 para vereadora pelo PSDB chegou 468 votos, ficando na primeira suplência. Agora pretende triplicar a votação “faça acontecer”.
Marcos Sena José Farias de Sena, 45 anos, marabaense, casado, vigilante. Marcos Sena já foi candidato a vereador no vizinho município de Nova Ipixuna em 2012 pelo PMDB. Em Marabá pelo PC do B em 2016 obteve 273 sufrágios.
Laureni Pereira Vitorino Dias, 53 anos, marabaense, casada, moradora no bairro Araguaia, onde participou da ocupação “uma luta por moradia”.
Laureni do Araguaia é uma importante líder comunitária que tem conseguido uma série de benefícios para os bairros Coca-Cola, Fanta, Tuchau e Araguaia. Conta com apoio do prefeito Tião Miranda.
Laureni do Araguaia foi candidata a vereadora em 2020 pelo Solidariedade (indeferida). Em 2016 pelo PT do B obteve 259 apoios, vem forte visando quadriplicar a votação “vamos com fé”.
Edilza Gomes
Maria Edilza Gomes Silva, 51 anos, marabaense, solteira e com formação superior. Edilza Gomes é candidata pela primeira vez.
ELABORADO POR DAMIÃO SANTOS (94) 99272 9237
Falta a geração do PSDB