Frases inacabadas e confusão ao falar do “líder do mundo livre” levantaram preocupações sobre seu estado mental e sua capacidade de governar
O presidente dos Estados Unidos errou ao mostrar um cartão de instruções com um passo a passo que lhe dizia o que fazer em todos os momentos durante uma reunião na Casa Branca.
Biden, que na quinta-feira realizava uma reunião sobre energia eólica com governadores, dirigentes sindicais e representantes de empresas privadas, acidentalmente mostrou um pedaço de papel que tinha escrito, ponto por ponto, instruções sobre o que fazer em discursos e conferências públicas.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram uma lista, na qual a palavra “você” estava em letras maiúsculas para enfatizar o que exatamente o presidente tinha que fazer; comentários tão detalhados e específicos como “VOCÊ entra na Sala Roosevelt e diz olá aos participantes” ou “VOCÊ senta no SEU lugar”.
A lista, considerada nas redes como uma ‘cola’, também incluiu outras indicações: “Venha à sala de imprensa”, “VOCÊ faz um breve comentário (2 minutos)”, VOCÊ faz uma pergunta a Liz Shuler, presidente da AFL- CIO. Nota: Liz participa no modo virtual”, “VOCÊ agradece aos participantes” e “VOCÊ sai”.
Em reação, os internautas atacaram Biden, duvidando que ele seja capaz de liderar o país, perguntando quem realmente governa os Estados Unidos ou zombando dele.
Mas esta não é a primeira vez que Biden é visto usando colas durante discursos oficiais.Em março passado, ele usou notas em uma coletiva de imprensa que continham pontos de discussão importantes, inclusive sobre as relações com a Rússia, e informações sobre os representantes da mídia presentes.
O incidente desta quinta-feira se soma a outros eventos que abandonaram as especulações sobre o estado de saúde do presidente dos EUA. Biden, que completa 80 anos este ano, também sofreu uma queda de bicicleta no último sábado durante uma caminhada na praia de Delaware. O vídeo de sua queda se tornou viral e gerou reações que o taxaram de ridículo nas redes sociais.
Embora a Casa Branca tente minimizar esses incidentes, os lentos movimentos físicos de Biden, o presidente mais velho dos Estados Unidos, suas frases inacabadas e sua confusão ao falar em alguns eventos levantaram preocupações sobre seu estado mental e sua capacidade de governar.