Recado aos Estados Unidos? Irã, Rússia e China fazem exercício militar em conjunto

Leia mais

Irã, Rússia e China iniciaram um exercício naval conjunto no norte do Oceano Índico na sexta-feira com o objetivo de aumentar a segurança marítima

Durante o exercício denominado ‘Marine Security Belt 2022‘, navios iranianos, chineses e russos, liderados pelo destróier iraniano ‘Yamaran’, dispararam contra alvos previamente estabelecidos no mar, utilizando armas de calibre 20 mm, segundo informou o porta-voz das manobras, o contra-almirante iraniano Mostafa Tayedini.

Além disso, as unidades navais e aerotransportadas concluíram com sucesso a operação para libertar dois navios comerciais em águas internacionais que haviam sido capturados por piratas, explicou.

“De acordo com o plano, várias manobras táticas serão realizadas, incluindo ações para resgatar um navio em chamas, libertar um navio seqüestrado e atacar alvos navais durante o dia e a noite”, informou o porta-voz dos exercícios sobre o evento.

Tayedini deixou claro que na segunda fase das manobras foi realizado um exercício Photoex (Photo Exercise), incluindo a formulação e disposição ofensiva das unidades participantes do simulado de acordo com as ameaças na área.

Marinha iraniana vai combater qualquer ameaça no mar

O contra-almirante iraniano indicou que a presença do Irã em alianças internacionais demonstra a alta posição da República Islâmica no mundo. “Estabelecer a segurança regional e internacional é muito importante para a República Islâmica do Irã e, portanto, as Forças Navais da República Islâmica do Irã não permitirão nenhuma ameaça em seu mar territorial” , ressaltou.

Na quinta-feira, Tayedini afirmou que o exercício naval conjunto está sendo realizado com o objetivo de fortalecer a segurança na região, melhorar a segurança marítima, combater a pirataria marítima e o terrorismo e trocar informações.

Os exercícios cobririam cerca de 17.000 quilômetros quadrados no norte do Oceano Índico e incluiriam combates noturnos, operações de resgate e exercícios de combate a incêndios.

Participam desses exercícios de três dias 11 navios da Marinha iraniana, três navios russos, incluindo um destróier, e dois navios chineses. A Marinha do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã também participará com barcos e helicópteros menores.

Este é o terceiro exercício naval conjunto entre os países desde 2019 e coincidiu com uma recente visita do presidente iraniano Seyed Ebrahim Raisi à Rússia que terminou na quinta-feira com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais.

Em um discurso proferido na Duma Estatal Russa (Câmara Baixa do Parlamento russo), o líder persa garantiu na quinta-feira que os laços entre Irã e Rússia fortalecerá a segurança regional.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais