Rede estadual: Seduc inicia ano letivo de 2022 em 14 de março

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O retorno 100% presencial dos alunos da rede pública estadual será no dia 14 de março

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai iniciar o calendário letivo de 2022 na terça-feira (8) com a jornada pedagógica unificada, ação que contemplará gestores, professores e equipe técnico-pedagógica de toda rede estadual de ensino, em preparação ao retorno 100% presencial dos estudantes que ocorrerá no dia 14 de março, em todo o Pará.

“O governo do Estado continua investindo no melhoramento da educação do Pará, pois é um dos grandes pilares da gestão. Esse ano nós vamos ter ainda mais o aumento do reforço escolar. Reforço esse que vai ser relevante por meio da ampliação do programa “Todos em casa pela educação”, do horário educacional na TV Cultura do Pará e de outras formas de reforço de aprendizagem”, disse a secretária de Estado de educação, Elieth de Fátima Braga. 

A titular enfatizou, ainda, que o ano será de retomada intensa, objetivando o trabalho em prol de toda a perda que tivemos no ano pandêmico. “Aproveito a oportunidade para dar boas-vindas a todos os professores, técnicos, gestores e aos alunos dos 144 municípios, em especial aos alunos da terceira série do ensino médio, que terão os estudos intensificados na preparação para o Enem”, pontuou a titular da Seduc.

A jornada pedagógica tem a finalidade de acolher os profissionais da educação, além de planejar e refletir sobre todo o contexto pedagógico das mudanças no cenário educacional brasileiro, seja a implementação do Novo Ensino Médio e as diretrizes que a rede estadual estabeleceu no documento curricular do Estado do Pará (DCE-PA).

A iniciativa unificada ocorrerá entre os dias 08 e 10 de março, totalmente de maneira não presencial, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvaCefor). A programação será de forma simultânea pela parte da manhã e durante outros momentos, de forma individualizada. Os participantes terão a oportunidade de interagir em fóruns, ter acesso a documentos, vídeos, infográficos e realizar atividades avaliativas para obter a certificação nos cursos, após o aproveitamento mínimo, que deve ser de 70%.

Durante toda a programação também serão abordadas outras questões relacionadas ao atual contexto educacional, considerando a necessidade de atenção especial para a elaboração de propostas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos, procurando ir além da dimensão cognitiva, com ações e propostas inovadoras, que coloquem os estudantes no centro do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o exercício crítico e reflexivo, a autonomia, o fomento à pesquisa e o fortalecimento de redes de colaborativas de aprendizagem entre os professores.

Formação – De acordo com a secretária adjunta de Ensino (em exercício), Regina Celli Alves, “nossa educação vive um momento de transição e daí a necessidade de mudanças. É essencial que nas escolas ocorra o processo contínuo de reflexão sobre os diferentes aspectos que envolvem a realidade e o cotidiano escolar, seja no âmbito da gestão em suas diferentes vertentes ou nos princípios que norteiam hábitos educacionais, haja vista que no contexto atual, se faz necessária a promoção e o desenvolvimento de novas estratégias e metodologias de ensino, que consigam atribuir novos sentidos ao fazer pedagógico”, frisou.

INSCRIÇÕES – Os profissionais da educação da rede pública estadual devem se inscrever nesta segunda-feira (7), por meio do site: www.seduc.pa.gov.br/avacefor. Caso ainda não estejam cadastrados na plataforma AvaCefor, será necessário seguir as orientações apresentadas no vídeo tutorial (https://www.youtube.com/watch?v=zBtRGTgiAs8) e escolher a formação que irá participar. 

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