Redução de tributo sobre etanol tem impacto de reduzir R$ 0,20 na gasolina nas bombas, diz Ferraz

Leia mais

Evandro Oliveira
Evandro Oliveira
PÓS GRADUADO EM GESTÃO E DIREÇÃO ESCOLAR; ESPECIALISTA EM "POLÍTICAS DA IGUALDADE RACIAL NA ESCOLA", SABERES AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA AMAZÕNIA - PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA); GRADUADO CIÊNCIAS SOCIAIS COM ÊNFASE EM SOCIOLOGIA - UFPA; ATUA COMO PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA E COMO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR E CURSOS PRÉ-VESTIBULARES.
Ele ressaltou que houve alta de 37% no preço do etanol nos últimos 12 meses, que acaba acompanhando o movimento de subida da gasolina

O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, disse que a redução a zero do imposto de importação sobre etanol, hoje em 18%, terá impacto de reduzir em R$ 0,20 o litro de gasolina. Esse efeito se dá porque o produto é adicionado à gasolina, além de ser um concorrente direto do combustível. Ele ressaltou que houve alta de 37% no preço do etanol nos últimos 12 meses, que acaba acompanhando o movimento de subida da gasolina. “Intenção é que, com redução de tributo sobre importação de etanol, haja choque de oferta”, afirmou Ferraz.

Também foi reduzida a zero a tarifa de importação do café (que era de 9%), margarina (era 10,8%), queijo (era 29%), macarrão (9%) e açúcar (16%). O corte nesses impostos não precisa ser compensado, uma vez que se trata de um tributo regulatório.

A secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior, Ana Paula Repezza, disse que as medidas devem ser publicadas na quarta-feira e, com isso, o corte de tributos sobre alimentos e etanol tem vigência a partir da publicação. Já a redução sobre BIT/BK passa a valer a partir de abril.

VOZ DO PARÁ: ESSENCIAL TODO DIA!

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais