Rússia adverte: entrada da Ucrânia na OTAN será um erro histórico

Leia mais

A Ucrânia tenta ingressar na OTAN desde 2008, mas Moscou se opõe fortemente a essa adesão

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia alertou os Estados Unidos que o envio de forças da OTAN na Ucrânia seria um erro histórico.

O estabelecimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Ucrânia será um grande erro histórico, e alertamos os Estados Unidos, já que a Aliança está sob o controle deste país”, alertou a manchete russa na quinta-feira .

A esse respeito, Ryabkov recomendou que os Estados Unidos não cometam “erros com conseqüências perigosas”.

As observações do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia ocorreram no mesmo dia em que o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, disse que toda a OTAN apoia a entrada acelerada da Ucrânia no bloco militar.

Ele argumentou que as forças ucranianas “demonstraram seu compromisso com a reforma militar necessária para a adesão à OTAN, por meio de suas ações no campo de batalha, e acho que todos os aliados da OTAN reconhecem isso”.

Desde o início da operação especial russa em território ucraniano, os países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, usaram todas as estratégias para impedir que a Rússia vencesse a guerra e enviaram dezenas de bilhões de dólares em armas para a Ucrânia.

Moscou adverte que Kiev, governada por neonazistas, é apenas uma ferramenta nas mãos dos países ocidentais para minar a soberania da Rússia, por isso considera seu direito legítimo de defender sua população e território.

A Rússia também acusa a Aliança Atlântica de atiçar o conflito ucraniano com o envio de armas letais ao país eslavo, e avisa que considerará como alvo legítimo os carregamentos militares dos Estados Unidos e o bloco militar em território ucraniano.

A Ucrânia anunciou seu desejo de ingressar na OTAN em 2008, mas Moscou se opôs fortemente a essa adesão. O presidente russo, Vladimir Putin, alertou que esta é uma “linha vermelha” para o país da Eurásia. A Rússia enfatiza que a expansão da área da OTAN nos antigos territórios soviéticos é uma ameaça à sua segurança nacional. 

#OTANnaUcrânia
#AlertadaRússia
#ErroHistórico
#ConflitoUcrâniaRússia
#SoberaniaRussa
#ExpansãoOTAN
#SegurançaNacional
#Geopolítica
#UcrâniaeOTAN
#TensõesInternacionais

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais