Rússia ameaça Estados Unidos com consequências ‘imprevisíveis’ por armar Ucrânia

Leia mais

A Rússia ameaça “consequências imprevisíveis” se os Estados Unidos e seus aliados continuarem a enviar armas e equipamentos militares para a Ucrânia, dia a mídia do país.

Em uma carta oficial enviada esta semana ao Departamento de Estado dos estados Unidos, a Rússia alertou que a ajuda armamentista dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está “adicionando combustível” ao conflito.

“Pedimos aos Estados Unidos e seus aliados que parem com a militarização irresponsável da Ucrânia cujas consequências serão imprevisíveis para a segurança regional e internacional”, diz a nota publicada esta sexta-feira no  The Washington Post.

O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu na quarta-feira mais US$ 800 milhões em ajuda militar à Ucrânia , após uma conversa telefônica com seu colega ucraniano Volodimir Zelensky.

De acordo com a lista divulgada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentagon), a nova assistência militar inclui 18 canhões Howitzers de 155 milímetros com 40.000 munições, além de 10 radares antiartilharia AN/TPQ-36 e dois radares de vigilância. AN/MPQ-54.

O pacote também contém 300 drones Switchblade (com ogivas antiblindagem), 500 mísseis antitanque Javelin, 200 veículos blindados, 100 veículos blindados leves Humvees, 11 helicópteros Mi-17, 30.000 capacetes e uniformes blindados, além de 2.000 lasers e binóculos ópticos.

Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, Biden aprovou vários pacotes de ajuda militar à Ucrânia, com base em sua prerrogativa executiva de transferir bens e serviços das reservas dos EUA, sem apoio do Congresso, em resposta a uma emergência. Até agora, os EUA destinaram mais de US$ 2,5 bilhões à Ucrânia, incluindo ajuda anunciada na quarta-feira.

Os Estados Unidos continuam enviando e oferecendo armas à Ucrânia, enquanto Zelensky admitiu que seu país está se endividando pelo apoio que recebe do Ocidente para enfrentar a operação militar russa.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais