A Rússia anunciou nesta segunda-feira um cessar-fogo unilateral que abre um corredor humanitário para a saída de civis da fábrica de Azovstal em Mariupol.
Em um comunicado divulgado na segunda-feira, o chefe do Centro de Controle de Defesa Nacional, coronel general Mikhail Mizintsev, explicou que tanto as tropas russas quanto as forças da milícia da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR) decidiram cessar unilateralmente qualquer tipo de hostilidades para garantir a saída de civis da zona industrial de Azovstal, na cidade de Mariúpol, no sudeste da Ucrânia.
“A partir das 14h00 [hora de Moscou] de 25 de abril de 2022 (…), as unidades se retiram para uma distância segura e garantem a saída dos cidadãos para qualquer direção que escolherem”, diz o documento.
A referida declaração, conforme especificado no texto, será continuamente comunicada aos militares ucranianos em Azovstal por meio de canais de rádio em intervalos de 30 minutos, e será compartilhada com o lado ucraniano imediatamente por meio da vice-primeira-ministra ucraniana, Irina Vereschuk, por meio do canais de comunicação.