O obus autopropulsado Malva é similar ao sistema de fabricação francesa usado por Kiev
O primeiro obus autopropulsado com rodas da Rússia, o 2S43 Malva, completou com sucesso os testes e entrará em serviço, disse o diretor da Uralvagonzavod Aleksandr Potapov na quarta-feira.
A arma foi descrita pela mídia como a resposta de Moscou aos obuses Caesar de fabricação francesa, alguns dos quais foram entregues à Ucrânia no ano passado.
“Sim, o Malva deve em breve se juntar [às tropas]. Está tudo certo”, disse Potapov à agência de notícias TASS nos bastidores da exposição de armas MILEX-2023 em Minsk, Bielo-Rússia.
Equipado com um canhão de 152 mm, o Malva (Mallow) foi projetado para disparar contra uma ampla gama de alvos, incluindo baterias de artilharia inimiga e comboios blindados. É mais móvel e mais barato de produzir do que os sistemas rastreados.
As autoridades russas ordenaram o aumento da produção de defesa na sequência da operação militar de Moscou na Ucrânia, lançada há mais de um ano. No mês passado, o mais novo tanque pesado da Rússia, o T-14 Armata, foi implantado pela primeira vez na linha de frente.
Kiev está atualmente se preparando para uma contra-ofensiva muito elogiada que as autoridades ucranianas dizem que começará em um futuro próximo. A Ucrânia enfatizou muitas vezes que o sucesso da operação dependerá fortemente das entregas de armas do Ocidente.