O governo russo assinou lei de cooperação com a Venezuela no uso e exploração do espaço sideral para fins pacíficos.
“Foi sancionado o projeto de lei federal que formaliza o acordo de cooperação na exploração e uso do espaço sideral para fins pacíficos entre Rússia e Venezuela”, informou o governo russo neste sábado em comunicado.
De acordo com a nota oficial, a proposta legislativa será submetida à Duma Estatal (Câmara Baixa do Parlamento) da Rússia para análise e publicação.
Nesse sentido, o texto especificou que o referido acordo responde à tendência de ampliar a cooperação bilateral entre Moscou e Caracas no campo espacial.
Em 2021, Venezuela e Rússia assinaram nove acordos nas áreas de energia, indústria, finanças, ciência e tecnologia, cultura, esportes, saúde e turismo, sob os princípios de respeito mútuo e desenvolvimento compartilhado, sendo a Rússia um parceiro comercial estratégico do nosso vizinho sul-americano.
Anteriormente, a Venezuela expressou seu apoio à operação militar da Rússia na Ucrânia e denunciou as atividades desestabilizadoras dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que causaram o atual conflito militar.
Durante uma conversa telefônica com seu colega russo Vladimir Putin em 1º de março, o presidente venezuelano Nicolás Maduro expressou forte apoio às ações decisivas da Rússia na Ucrânia.
A Rússia é um dos maiores aliados do governo de Maduro, e enfrentou as medidas intervencionistas, planos de golpe e sanções econômicas dos EUA contra o país bolivariano.