Não se sabe se o governo ucraniano será capaz de quebrar o cerco russo
A capital da Ucrânia, Kiev, cairá nas mãos das forças russas nos próximos dias, dissolvendo assim o governo ucraniano, prevêem autoridades americanas.
Em declarações à revista norte-americana Newsweek, três funcionários norte-americanos previram que Kiev cairá nas mãos das forças russas dentro de dias e que, uma vez o país ocupado, a resistência da Ucrânia será definitivamente neutralizada.
Da mesma forma, considerando que o objetivo do governo russo, segundo as palavras do próprio presidente Vladimir Putin, de realizar esta operação militar especial é desmilitarizar a Ucrânia e, portanto, cercar as forças ucranianas e forçá-las a se render, sob pena de destruí-las, oficiais americanos preveem que Kiev cairá nas próximas 96 horas e, em seguida, o governo ucraniano será dissolvido nas próximas semanas.
“Depois que os ataques aéreos e de artilharia terminarem e a guerra terrestre realmente começar, acho que Kiev cairá em poucos dias. Isso não vai durar muito ”, disse um dos funcionários ao jornal.
Para funcionários, a situação na Ucrânia depende em grande parte de quanto o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, estaria disposto a arriscar para apoiar Kiev e a resistência do país.
Enquanto isso, uma fonte próxima ao governo do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, concordou com a avaliação dos EUA de que Kiev será cercada nas próximas 96 horas, embora tenha descartado o colapso do governo Zelensky.
Quanto a saber se o governo ucraniano será capaz de quebrar o cerco russo ou não, a fonte disse que é muito cedo para dizer. “Eles dizem que a Ucrânia está respondendo melhor do que o esperado”, diz ele.
Após algumas semanas tensas entre a Rússia, a Ucrânia e os países ocidentais, o presidente Putin anunciou neste mesmo dia uma “operação militar especial” para defender a região de Donbas , localizada no leste da Ucrânia.
As forças russas conseguiram penetrar na região de Kiev, confirmaram os guardas de fronteira ucranianos. Segundo o relatório, tropas russas cruzaram o posto de controle de Vilcha, localizado a cerca de 150 quilômetros ao norte de Kiev, para entrar na área. Forças ucranianas dizem que podem enfrentar ataques com mísseis russos Grad.
A mídia e os usuários nas redes sociais relataram nesta quinta-feira explosões nas cidades ucranianas de Kiev, Kharkiv (leste), Dnipropetrovsk (centro), Odessa (sul) e na cidade portuária de Mariupol (sudeste).