Rússia conquista a estratégica cidade de Severodonetsk

Leia mais

Severodonetsk, com uma população de cerca de 100.000 habitantes, era foco do conflito nas últimas semanas

Após semanas de combates, as tropas russas assumiram completamente o controle da cidade de Severodonetsk, localizada no leste da Ucrânia.

O chefe da administração militar de Severodonetsk, Oleksandr Striuk, confirmou neste sábado a tomada da cidade, localizada na região de Donbas, cuja conquista tem sido um objetivo fundamental da Rússia na tentativa de assumir o controle do leste da Ucrânia.

Pouco antes, Andréi Marochko, oficial da Milícia Popular da República Popular de Lugansk, havia afirmado que a zona industrial da fábrica de produtos químicos Azot, na cidade de Severodonetsk, estava sob o controle das forças pró-independência, apoiadas pela Rússia.

O representante da Milícia Popular da República Popular de Lugansk, Ivan Filiponenko, anunciou que as forças populares, juntamente com unidades da República Russa da Chechênia, conseguiram evacuar mais de 800 civis residentes da fábrica.

Na sexta-feira, o governador regional indicou que as forças ucranianas devem se retirar de Severodonetsk, após semanas de intensos combates com tropas russas nesta cidade estratégica no leste do país.

As forças ucranianas receberam ordens de se retirar da cidade, enquanto a Rússia anunciou que suas Forças Armadas cercaram cerca de 2.000 combatentes ucranianos perto de Severodonetsk.

Moscou lançou sua “operação militar especial” na Ucrânia em 24 de fevereiro, com o objetivo de “desmilitarizar” e “desnazificar” Kiev, e reiterou repetidamente que sua operação não representa nenhuma ameaça à população civil da Ucrânia.

Severodonetsk, com uma população de cerca de 100.000 habitantes, tem sido um dos focos do conflito nas últimas semanas.  

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais