Rússia criará tribunal internacional para julgar crimes da Ucrânia

Leia mais

A Câmara Baixa do Parlamento russo vê a necessidade de criar um tribunal internacional para julgar as autoridades ucranianas por crimes contra a humanidade

O vice-presidente do Conselho da Federação Russa (Câmara Baixa do Parlamento), Konstantin Kosachev, falou sobre a iniciativa, alertando que um grupo de senadores está preparando uma série de projetos nesse sentido.

“Sou um defensor convicto da necessidade de criar nosso próprio tribunal internacional sobre o que está acontecendo na Ucrânia. Enfatizo que não é russo, mas internacional “, disse o senador, informou a agência de notícias local Interfax na quinta-feira.

Anteriormente, da Rússia, eles haviam manifestado a vontade de estabelecer um tribunal encarregado de processar o presidente ucraniano, Volodímir Zelenski, e outros altos funcionários e acusações de crimes contra a humanidade no conflito entre os dois países.

Como a Ucrânia e os mecanismos internacionais reagiram?

Zelensky pediu no início de maio a criação de um tribunal especial “para punir os crimes de agressão russa”, a partir da sede do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia (Holanda). Este tribunal emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, em meados de março.

Por sua vez, o Parlamento Europeu (PE) pediu ao bloco no dia 19 de janeiro que apoie a criação de um tribunal que trabalhe “em estreita cooperação com a Ucrânia e a comunidade internacional para promover a criação de um tribunal internacional especial para processar os líderes políticos e forças militares da Rússia e seus aliados”, de acordo com um comunicado do PE.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais