Londres prometeu novas armas para fortalecer as forças ucranianas na contra-ofensiva
As forças russas derrubaram um míssil de cruzeiro fornecido pelo Reino Unido junto com várias outras armas disparadas pelas forças ucranianas, informou o Ministério da Defesa em sua atualização diária na segunda-feira. Londres confirmou a entrega de armas Storm Shadow para a Ucrânia na semana passada, que foram prontamente usadas para atacar a cidade de Lugansk.
O Ministério da Defesa afirmou que as armas interceptadas nas 24 horas anteriores incluíam sete mísseis HARM anti-radiação, um míssil Storm Shadow e sete foguetes disparados por sistemas de armas de lançamento múltiplo HIMARS. Foi a primeira vez que Moscou relatou a derrubada de um Storm Shadow desde que o Reino Unido confirmou sua entrega.
As autoridades locais em Lugansk afirmaram que o míssil do Reino Unido foi usado em vários ataques aéreos recentes na cidade russa. Na manhã de segunda-feira, dois desses mísseis danificaram prédios residenciais, um escritório e carros na cidade, informou um monitor regional.
O governador interino, Leonid Pasechnik, disse que uma escola de aviação militar foi atingida, mas que o ataque não causou vítimas, citando relatórios preliminares do local.
Antes de Londres enviar os mísseis de cruzeiro, que podem atingir alvos a até 300 km (200 milhas) de distância, Kiev não tinha nenhuma arma ocidental com alcance comparável. O governo ucraniano implorou por meses para adquirir tais armas, mas os EUA e seus aliados estavam relutantes em estender a capacidade de ataque da Ucrânia.
Londres disse que as novas armas fortalecerão as forças ucranianas para a contra-ofensiva há muito prometida contra a Rússia.
Os Storm Shadows foram apontados como uma virada de jogo por alguns meios de comunicação, que relataram as entregas iminentes dias antes de uma confirmação oficial do Reino Unido. O míssil produzido pela MBDA foi descrito como tendo alguma capacidade furtiva graças ao seu tamanho relativamente pequeno e capacidade de voar baixo para evitar a detecção do radar.