Rússia destrói tanques da OTAN em ofensiva fracassada na Ucrânia (vídeo)

Leia mais

A OTAN perdeu oito Leopards alemães e três AMX-10s franceses

As forças russas repeliram um novo ataque em larga escala das tropas ucranianas em várias partes das regiões de Donetsk e Zaporozhye, disse o Ministério da Defesa da Rússia na madrugada desta terça-feira, alegando que as formações armadas e unidades militares de Kiev sofreram “perdas significativas” .

“Tendo sofrido pesadas perdas no dia anterior, o regime de Kiev reorganizou os remanescentes das 23ª e 31ª brigadas mecanizadas em unidades combinadas separadas, que continuaram as operações ofensivas perto de Novodarovka e Levadnoye”, disse o porta-voz do ministério, tenente-general Igor  Konashenkov

A nova ofensiva concentrou-se principalmente na vila de Vremevka, na região de Donetsk, mas foi interrompida por ataques de mísseis, artilharia e lança-chamas pesados, de acordo com Konashenkov.

“As perdas totais das Forças Armadas ucranianas na direção sul de Donetsk foram de mais de 1.500 militares, 28 tanques, incluindo oito tanques Leopard de fabricação alemã e três tanques de rodas AMX-10 de fabricação francesa, bem como 109 outros veículos blindados de combate”, disse o russo disse o porta-voz militar.

Não ficou claro se a contagem incluiu as perdas do ataque fracassado de domingo, que foi descrito como “em grande escala”, mas “malsucedido” pelos militares russos. Somente nessa tentativa, Kiev perdeu mais de 250 militares, 16 tanques, três veículos de infantaria e 21 veículos blindados, segundo o ministério.

Alguns vídeos divulgados por blogueiros militares no Telegram mostraram o que parecem ser vários tanques leves franceses AMX-10 abandonados, mas não incluíram a confirmação visual dos Leopards de fabricação alemã perdidos em batalha.

O Ministério da Defesa da Rússia ainda não divulgou imagens dos últimos ataques a veículos militares ucranianos. Na segunda-feira, publicou um vídeo de equipamento pesado ucraniano, fornecido pelas nações ocidentais, sendo destruído por ataques russos no dia anterior.

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Anna Maliar, confirmou que as forças de Kiev estavam se movendo para “ações ofensivas” em algumas áreas, mas não fez comentários sobre os ataques fracassados ​​e afirmou que a conversa de Moscou sobre os erros “contra-ofensivos” de Kiev foi uma tentativa de “desviar a atenção” de suas próprias supostas falhas.

- Publicidade -spot_img

More articles

- Publicidade -spot_img

Últimas notíciais